• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

[RESOLVIDO] Como: fazer backup?

21 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

tenho actualmente o XP, e vou instalar de novo o meu Vista.

Quero guardar algumas cenas que tenho, e que por sinal algumas são um pouco grandes (~2Gb), e não tenho Pen, nem gravador de cd's/dvd's, o que me aconselham? :confused:

Cumps

RESOLVIDO: Utilizo o MP4 LOL  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens espaço livre em disco aconselho-te a fazer uma partição e guardares lá esse material. Quando instalares o novo Windows terás apenas o cuidado de não alterar ou formatar essa partição.

A outra hipótese é simplesmente instalares o Windows Vista como um upgrade ao XP o que te permite manter os ficheiros. Mas esta é uma instalação do Vista um tanto ou quanto "suja" que não aconselho. Entre outros, ficarás com ficheiros que não precisas, programas que podem ou não correr no novo OS e que precisarão de ser reinstalados, e também provavelmente muita fragmentação em disco.

Se precisares de ajuda com a criação de uma partição, chuta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

err... mas utilizas o player ou a partição? Não percebi. Dizes no topo que vais utilizar o teu player...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

err... mas utilizas o player ou a partição? Não percebi. Dizes no topo que vais utilizar o teu player...

Sendo assim gostava de utilizar a partição :confused:

E outra coisa, por exemplo, queria ter assim:

C:/ - Ficheiros dos Windows (exclusivamente)

D:/ - Outros ficheiros

Concluindo, queria que os ficheiros do backup ficassem no D:/.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Dá-me então um tempinho enquanto faço o download do software que te vou indicar e preparo um post com um passo-a-passo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Vamos lá então. Isto não tem nada que saber:

Software: EASEUS Partition Manager. Faz download da free version. É de borla, faz o que é preciso e não tens de andar a piratear software, que é como eu gosto.

Instala, arranca.

No ecrã inicial verás as tuas partições actuais. C, talves D e mais. Depende de como tens o teu disco configurado. A ideia é usares uma dessas partições (ou a única partição se só tiveres C) que tenha espaço livre em disco o suficiente para guardares o que queres.

No topo do ecrã tens uma opção que se chama "Resize/Move". Clicas aí após ter seleccionado a partição que queres alterar.

Aparece-te uma caixa de diálogo com uma representação gráfica dessa partição. A parte cinzenta é o actual espaço livre em disco (se não tens espaço suficiente, poderás quere desisntalar algums programas e tal para ganhares espaço. Não faz mal porque a ideia mesmo é depois instalares um novo SO). A parte amarela é o actual espaço usado nessa partição.

Podes arrastar a barra do lado esquerdo ou direito para especificares quando queres tirar a esta partição. Não arrastas a do lado esquerdo. Arrastas a do lado direito até aparacer na caixa chamada "Unallocated Space After" um valor em MB equivalente ao que queres usar para guardar as tuas coisas. 2 GB são mais ou menos 2000 MB.

Posto isto, clicas em OK.

Vais voltar ao Ecrã Inicial e vais ver que agora tens na lista de partições uma nova com o nome * e Tipo de Unallocated. Seleccionas esta nova partição e clicas em "Create" no topo do ecrã.

Aparece-te a caixa de diálogo para criação de uma nova partição. Repara que ainda não fizes-te nenhuma alteração ao teu disco. Estás apenas a instruir o programa sobre o que ele vai fazer.

Nesta caixa de diálogo podes dar um nome à partição se quiseres. Podes também criá-la como Logical (que é o que está pode defeito) ou Primary. Ser Primary não tem nenhuma consequência para o que se pretende aqui, portanto não se mexe no que está bem (ou as leis de Murphy começam a meter o nariz).

Clicas em OK.

Neste momento o programa tem tudo o que precisa para começar a alterar a tua partição. Basta clicares em "Apply" no topo do ecrã para começar o processo. É um pouco demorado. Tem paciência. Poderá também envolver um reboot a certa altura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Vamos lá então. Isto não tem nada que saber:

Software: EASEUS Partition Manager. Faz download da free version. É de borla, faz o que é preciso e não tens de andar a piratear software, que é como eu gosto.

Instala, arranca.

No ecrã inicial verás as tuas partições actuais. C, talves D e mais. Depende de como tens o teu disco configurado. A ideia é usares uma dessas partições (ou a única partição se só tiveres C) que tenha espaço livre em disco o suficiente para guardares o que queres.

No topo do ecrã tens uma opção que se chama "Resize/Move". Clicas aí após ter seleccionado a partição que queres alterar.

Aparece-te uma caixa de diálogo com uma representação gráfica dessa partição. A parte cinzenta é o actual espaço livre em disco (se não tens espaço suficiente, poderás quere desisntalar algums programas e tal para ganhares espaço. Não faz mal porque a ideia mesmo é depois instalares um novo SO). A parte amarela é o actual espaço usado nessa partição.

Podes arrastar a barra do lado esquerdo ou direito para especificares quando queres tirar a esta partição. Não arrastas a do lado esquerdo. Arrastas a do lado direito até aparacer na caixa chamada "Unallocated Space After" um valor em MB equivalente ao que queres usar para guardar as tuas coisas. 2 GB são mais ou menos 2000 MB.

Posto isto, clicas em OK.

Vais voltar ao Ecrã Inicial e vais ver que agora tens na lista de partições uma nova com o nome * e Tipo de Unallocated. Seleccionas esta nova partição e clicas em "Create" no topo do ecrã.

Aparece-te a caixa de diálogo para criação de uma nova partição. Repara que ainda não fizes-te nenhuma alteração ao teu disco. Estás apenas a instruir o programa sobre o que ele vai fazer.

Nesta caixa de diálogo podes dar um nome à partição se quiseres. Podes também criá-la como Logical (que é o que está pode defeito) ou Primary. Ser Primary não tem nenhuma consequência para o que se pretende aqui, portanto não se mexe no que está bem (ou as leis de Murphy começam a meter o nariz).

Clicas em OK.

Neste momento o programa tem tudo o que precisa para começar a alterar a tua partição. Basta clicares em "Apply" no topo do ecrã para começar o processo. É um pouco demorado. Tem paciência. Poderá também envolver um reboot a certa altura.

Obrigado :confused:

Ajudou-me imenso.

Actualmente, já com o Vista instalado, estou a instalar actualizações e um anti-vírus.

Obrigado again. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

eu agora tenho o Vista, e queria tirar espaço do C:/ e pôr no D:/, mas diz-me que com o Vista não dá, que tenho que ter outro sistema operativo... eu não vou instalar outro sistema operativo  :shocking:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para confirmar a tua pergunta...

Tu queres aumentar aquela partição D que criaste hoje não é? E o EASUS não está a correr no Vista?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para confirmar a tua pergunta...

Tu queres aumentar aquela partição D que criaste hoje não é? E o EASUS não está a correr no Vista?

Sim.

Corre, mas diz que tem de ser feito a partir de outro sistema operativo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

melhor solução é disco externo e siga xD

Pagas-mo? :confused:

PS: Aqui o erro:

erro-2.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sir Pereira "enfia" o CD do ubuntu/Knopixx/kubuntu/kurumin etc etc, e usa o gparted ou o QTParted ;)

Tutorial Como o Fazer Aqui

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra hipótese, se não quiseres fazer meter-te pelo linux, é usares outro programa que o faça em windows. Para o caso, infelizmente só posso recomendar o Partition Manager. Quando a necessidade aperta... portanto procuras um crack disto e terás o problema resolvido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, obrigado a todos, mas... a solução estava no próprio sistema operativo.

O Vista tem uma opção de partição de disco ;)

Obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora