• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Octave (Matlab) para a geração de umas matrizes... será a melhor opção?

3 mensagens neste tópico

Ora bem, como algune já sabem, estou no processo de resolução do famoso cubo mágico. Para resolver as últimas peças em vez de passar horas a olhar para o cubo a fazer e desfazer aquilo para descobrir formas de mudar peças, resolvi recorrer à algebra linear.

Tenho oito matrizes e preciso de as multiplicar todas umas pelas outras em grupo de duas e três, e posteriormente algumas matrizes resultantes poderão ser multiplicadas umas pelas outras.

O problema do matlab é que, pelo menos que eu conheça, não há nenhuma forma de a partir de um valor de uma variável ir buscar uma variável baseada nesse valor.

Pelo que sei aquilo não tem nem ponteiros, nem permite colocar uma matriz dentro de outra.

Por exemplo... eu tenho 100 matrizes, como é que posso ir buscar a n-ésima matriz sendo que n é um valor de uma variável?

Estou a pensar usar o python para isto, mas só mesmo se tiver que ser pois o matlab para operações matriciais é o mais prático que existe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que tenho lido o SciPy é muito bom para este tipo de cálculos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando escrevi isto ainda não tinha lido nada sobre o scipy, entretanto lá o descobri.

Acho que vou deixar o octave e o scilab em paz, ainda precisam de muito desenvolvimento para serem tão intuitivos como o matlab.

Estou muito mais à vontade usando python. Se tivesse o matlab mesmo, aí era só mesmo o problema dos ponteiros a resolver, isso era outra coisa.

Estive a ver o scipy e tem lá as funcionalidades todas que eu preciso e outras coisas interessantes. Vou usa-lo e não perder mais tempo a descobrir pormenores de outras tecnologias pouco maduras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora