• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

parinski

Carro Telecomandado

9 mensagens neste tópico

Boas, eu para Area de projecto tenho de montar um carro telecomandado, e não tenho bases nenhumas nem em programaçao nem em electronica...

Alguem me poderia dar uma ajuda de como começar, que materiais vão ser necessarios, alguns tutoriais, que programação deveria aprender etc..

Agradecia ajuda

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui...

Confesso que me parece um desafio extremamente interessante mas, sem qualquer tipo de base, parece-me uma tarefa megalómana...

Boa sorte e vai dando notícias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porque se metem em projectos em que não têm ideia nenhuma de como começar... :confused:

Mas posso-te dar algumas ajudas... tudo depende do tamanho do carro, e de quanto dinheiro estás disposto a gastar, do material que consegues arranjar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo do que quiseres fazer, para o carro um motor electrico normal de escovas e um servo devem ser suficientes para movimentar o carro.

Nem precisas de programar nada.

Mas fazer isso telecomandado não é de todo trivial. A não ser claro que compre módulos de direcção (não sei se é assim que se chama) que te captem sinal de rário e te dêm a ordem para o servo, mas acho que isso não é barato.

Quando ao carro, eu e um colega meu, pelo puro diertimento fizemos isto e funcionou:

http://www.generation5.org/content/2001/floppy.asp

Não chegámos a montar  a direcção, mas os motores funcionam os dois tal qual está descrito no site. Um floppy drive custa 6 euros e já vem com dois motores. Deve ser possivel fazer o mesmo com um cdrom, mas não encontrei documentação sobre como acionar os motores.

O proximo passo seria arranjares um comando para isso. PAra simplificar ao máximo eu sugeria um comando de televisão, mas assim de repente nao estou a ver uma forma de comunicar com um comando de televisão sem usar um microcontrolador, já que terás no mínimo quatro ordens diferentes a dar ao carro.

Uma coisa mais facil seria usar quadro didos infravermelhor de frequencias diferentes e quatro fotodiodos acoplados a cada um dos quatro transmissores.

É um projecto relativamente simples, mas estas coisas da electronica acabam por ficar caras. Ferramentas, peças, consumíveis, etc, assim sem dares por ela lá foram 150 euros.

Claro que se já tiveres uma pequeno oficina de eletronica os custos fixos já foram cobrados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas ideias, nos queriamos fazer um daqueles carros já po desenvolvidos, tipo aqueles que se vendem para os putos...

Que tivesse uma especie de controlo de aceleração, do genero quanto mais se carrega para a frente no comando mais ele acelera...

Em termos de dinheiro estavamos dispostos a gastar até 300 euros, mas percisavamos de saber como começar, têm alguma dica de algum manual para começar a aprender electronica, ou mesm um site com as bases para podermos ir começando a fazer uns testes

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas

Com 100€  já deves fazer alguma coisa interessante e com comando próprio.

Cheguei fazer com o meu colega um carro RF porreiro (carro e comando) e n ficou muito caro.

- Carro Niko + bateria extra (comprado no natal q há bastante variedade e baratos) (25€)

- comando PS2 (para tirar o controladores) (10€)

- 2 modulos RF da Xbee (40€)

- 18F4550 para o comando (sample)

- 16F88 para o carro (sample)

- Pontes em H, cristais, resistencias, condensadores, diodos, etc...

Com o comando permitia controlar a velocidade e a direccão e permitia ligar o PC por USB (ainda n implementado).

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos, é verdade, essa tarefa de contruir um protótipo desse porte, com certeza não será fácil, mais pode ser feito, logo abaixo no site do meu amigo Alejandro Weber (Argentina), vc encontrará muita didática e exemplos práticos de como montar seu próprio radiocontrole, felicidades.

http://www.e-radiocontrol.com.ar/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nao percebi essa parte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas

Com 100€  já deves fazer alguma coisa interessante e com comando próprio.

Cheguei fazer com o meu colega um carro RF porreiro (carro e comando) e n ficou muito caro.

- Carro Niko + bateria extra (comprado no natal q há bastante variedade e baratos) (25€)

- comando PS2 (para tirar o controladores) (10€)

Com o comando permitia controlar a velocidade e a direccão e permitia ligar o PC por USB (ainda n implementado).

Fiquem bem

Tens de ser mais completo ao responderes aos tópicos senão não consegues ajudar (Apenas confundir), coloca esquemas ou algo que possa ser mais elucidativo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora