• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Qual a framework de Javascript mais adequada para a minha situação?

5 mensagens neste tópico

Boas.

Até agora tenho evitado muito o Javascript, por questões de acessibilidade. No entanto, perco algumas funcionalidades por não usar por exemplo, ajax...

O que pretendia era uma framework simples e muito acessível, com os seguintes requisitos:

* cross-browser (pelo menos o IE6 e o Firefox 2)

* efeitos de transições (mínimo, show/hide e fade)

* manipulação de http requests (envio e recepção de dados via http request)

* boa manipulação do DOM (acesso fácil a conteúdos de div's e style dos elementos)

* validação de formulários de forma fácil

Tendo em conta esta lista, e a facilidade de utilização da framework, qual me recomendam? Já agora, os meus conhecimentos de Javascript... costumo mais utilizá-lo um pouco para o que descrevi em cima, exceptuando os efeitos, que não os sei fazer com código "puro".

Já tentei usar o JQuery, mas não me consegui entender muito bem com algumas funcionalidades... mas posso ter sido eu que não comecei da melhor maneira :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jQuery pelo que tenho visto é mesmo das melhores que aí está. Começa do zero, pode ser que te corra melhor :D

Em relação à manipulação do DOM e HTTP requests, são coisas simples que não precisas de uma framework para fazeres. Se googlares por XPath ficas a saber mais sobre a parte do DOM, para os HTTP requests, é leres um bocado sobre o XMLHttpRequest.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Recomendo-te a começar do zero, o que tu queres são coisas simples que se fazem sem grande esforço.

Para aprenderes AJAX (eu prefiro este nome, é mais curto :confused:) podes consultar este artigo que se encontra na revista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fnds, não quero estar mais a inventar a roda. Cada vez que fizer um site, vou estar sempre a usar o mesmo código? Copy/paste, se tenho de alterar um, terei de alterar nos outros sites também. Uma das vantagens da framework neste sentido, é que apenas preciso de me preocupar com o código que "me interessa", sem ter que me preocupar com bugs, falhas segurança, etc do código base (bastando para isso fazer update da framework, sem necessidade de alterar o código que desenvolvi).

Esqueceste-te do link do artigo.

E quanto ao Jquery, que não cheguei a dar uma resposta; também me pareceu uma boa framework... Provavelmente será o que vou fazer, com tempo e dedicação. E quanto à mooTools, alguém tem alguma opinião? Também me pareceu bastante interessante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora