• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Atenção à qualidade do conteudo no wiki

5 mensagens neste tópico

Viva, tenho notado ultimamente que os artigos um despejar de artigos no wiki.

Lembro a todos os colaboradores que o wiki tem um standard de qualidade que deve ser seguido e que deve prevalecer face à quantidade.

http://wiki.portugal-a-programar.org/wiki:regras_e_guia_de_estilo

Mover um artigo do fórum para o wiki não é a tarefa mais trabalhosa, é preciso muto mais trabalho do que um simples copy-paste para deixar uma página em condições aceitáveis.

Pedia a todos os que colaboram, para não optarem pela via mais facil de simplesmente despejar conteudo de qualquer forma no wiki. Vale mais menos conteudo mas com mais segurança de qualidade.

Relembro tambem que nem todos os tutoriais, exemplos de código, etc. presentes neste fórum qualificam como conteudo potencial do wiki.

Bom trabalho a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algumas das páginas adicionadas recentemente foram adicionadas por mim, estou no processo de as melhorar e corrigir, algumas precisam de muito trabalho, e por isso a culpa de verem algumas páginas que não cumprem as regras é minha.

Algumas páginas foram decididas passar por serem tutorias mas no momento em que as passei achei que tinham muito pouco para colocar, não sendo tecnologias que domine não consigo colocar mais do que o autor original adicionou, o que em alguns casos é bastante mau.

Algumas páginas estão bem piores, como algumas de python, enfim, vou estar a trabalhar nelas e melhorar os textos e organização mas muito não será fácil mudar devido ao texto original.

Dava jeito que quem tem mais conhecimento das linguagens passasse os olhos pelos reports dos tutorias a passar e diga se o conteúdo vale ou não para a wiki.

Mas nem só nos conteúdos novos existem problemas, alguns dos que já estavam precisam de ser revistos, aliás, diria que todo o conteúdo precisa de ser revisto por quem tenha conhecimentos para o fazer.

Já agora, todos os artigos que possuírem uma nota no início a pedir ajuda para melhorar, são os que passei e onde estou a trabalhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pegando neste tópico e desviando um pouco o assunto para um ponto ainda dentro da qualidade.

Passei este artigo para a wiki, http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=10417, nunca o tinha lido, e quando o passei estava ocupado com o trabalho que estava a fazer na wiki que passei o texto sem grande preocupação, tendo colocado o artigo na minha lista de tarefas com os artigos a melhorar.

Voltei ao artigo no dia seguinte e corrigi os erros, gramática e formatei tudo em condições, mas no fim de tudo fiquei a pensar para que raio serve aquilo.

Como podem ver já tive de alterar o título, aquilo não tem nada de nativo muito menos de JNI, não tem qualquer utilidade, seja teórica ou prática.

A minha pergunta é, o que fazer, apago completamente o artigo da wiki? E isto leva-nos a outro ponto, existe no fórum conhecimento suficiente para que os artigos e tutoriais possam ser revistos? É que convenhamos, este de Java apresenta um conjunto de código e procedimentos que nada têm a ver com a linguagem e são completamente inúteis.

O link para o artigo na wiki é este, http://wiki.portugal-a-programar.org/java:codigo_binario_dentro_java

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E isto leva-nos a outro ponto, existe no fórum conhecimento suficiente para que os artigos e tutoriais possam ser revistos?

Eu acho que não. Por esse mesmo motivo é que abri este tópico, para que não vão lá parar coisas assim às três pancadas.

Mesmo assim é dificil garantir que não estejam lá artigos que não sejam afixados 'porque é giro'. Pelo motivo que já disseste, eu por mim há coisas que consigo ver se estão em conformidade, há outras que não.

Acho que a melhor política neste momento é mesmo:

Só copiar/afixar no wiki algo que a pessoa que está a afixar tenha a plena consciencia da qualidade do artigo. É o que me parece que está a falhar. O pessoal quer ajudar e acaba por tentar encontrar coisas a torto e a direito sem se certificar que ha mão de obra para lá ir e melhorar o que for preciso.

Quando o wiki foi remodelado apaguei dezenas de páginas que basicamente não tinham interesse pois tinham sido lá postas quase sem nenhum conteudo na esperança que alguem lá fosse depois melhora-las. Claro que esse alguém não cai do céu.

Uma outra forma de dizer isto:

afixar lá qq coisa qualquer pessoa faz, afixar conteudo bom é o desafio.

Eu tenho esperança que agora com o conteudo da revista lá afixado, captaremos atenção de mais pessoas que possam colaborar com conteudo de qualidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta é uma página que irei apagar, em relação a Java, a secção está com uma qualidade aceitável, para os poucos tópicos que lá estão, alguns estão já referenciados para serem alterados, coisa que deverei fazer entretanto.

Depois irei rever os que puder de outras tecnologias onde me sinta mais confortável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora