• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HolyMurderer

Quais as Linguagens de programação em ascensão, no mercado?

53 mensagens neste tópico

Boas!

Estou a pensar em tirar um curso de .NET, de C#, ASP.NET e ADO.NET com 3 certificações, nas mesmas. Entretanto comecei a pensar e mais pessoas me disseram que são linguagens onde o mercado se encontra muito cheio, que poderá entrar em declínio, comparando com outras onde poderá haver ascensão de quem se dirigir mais a essas... Infelizmente, ninguém me referiu até agora alguma linguagem em evolução/ascensão, em termos de mercado.

Como pretendo "dar um salto", gostaria de saber que linguagens apostariam, se soubessem programar, mas lhes faltasse alguma experiência a nível empresarial, onde tudo é gigantesco e nada é desenvolvido como faço há anos, a um nível mais reduzido, mais básico, menos preocupado com a quantidade de pessoas a utilizar o sistema em simultâneo, etc. Pergunto isto nas várias vertentes, web, apps multi-plataforma, windows, etc.

Obrigado e um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente tópico. :D

As linguagens que referes estão consolidadas no mercado e, ao contrário do que te disseram, não estão em declínio.

A prová-lo está o facto de que não ninguém te soube referir quais as linguagens que poderão destronar o .NET.

O mesmo se passa com o "arqui-enimigo" Java.

Onde poderá haver algumas surpresas será ao nível de certos "componentes web", a guerra com o Flash/Shockwave, Silverlight, etc. ainda estará para durar.

Respondendo agora à dúvida do teu "salto", o que acontece é que no mercado profissional há uma divisão (ao nível da programação) entre perfil Java e perfil .Net. Há depois uma minoria que se divide entre outras coisas como PHP, Delhpi, COBOL (sim, ao contrário do que muitos acreditam não morreu) e outras linguagens.

O caso do COBOL ilustra muito bem a realidade empresarial, é que as empresas investem em determinada arquitectura e infraestrutura e não andam ao sabor das modas da tecnologia. É comum trabalhar em sistemas que funcionam sobre .Net 1.0 ou Java 1.4. Esta é uma constante. Uma empresa que investiu milhares de euros num sistema que funciona como deve ser não vai voltar a pagar outros tantos milhares de euros para actualizar as coisas para .Net 3.0 ou Java 6.

Por isso não tenhas receio de investir nesse campo.

Mas, e há sempre um mas nestas coisas ;), só isso não chega. Saber PHP, .Net/Java, SQL, etc. faz parte do "canivete suiço" de qualquer profissional, pelo que deverás procurar outros factores diferenciadores.

No meu caso tenho, entre outros, Python, PL/SQL, DB2, shell scripting, e outras áreas de interesse além dos servidores aplicacionais, entre outros DW, BI, Data Mining.

Esta distinção pode até nem ser técnica, se bem que ai nem sempre as competências não-técnicas num técnico sejam reconhecidas.

O "truque" está em distinguires-te da massa, caso contrário és só mais um.

Espero ter ajudado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela resposta rápida :D

Realmente, até estava interessado em aprender um pouco mais de .NET, apesar de ter trabalhado durante muito tempo com OpenSource, mas vejo o mercado pouco interessado nisso e, apesar de ser fã de OpenSource e menos fã Microsoft, não sou vidrado ao ponto de sacrificar uma carreira ou uma vida só por não gostar de certas filosofias da Microsoft...

O curso a que me refiro é na Rumos (posso referir nomes? Se não, peço que alguém edite ou me diga que eu edito, sff...), (ASP.NET, C# e ADO.NET), com certificação das 3, a rondar os 4200€ ou parecido (sem IVA, mas particulares não pagam), num curso pós-laboral de alguns 7 ou 8 meses... Como é muito € e muito tempo, gostava mesmo de tomar uma decisão acertada, pelo menos a curto-médio prazo, para entretanto ir investindo em outras coisas e não ser apenas mais um, que só sabe .NET e mais nada... A dúvida reside também em se vale a pena saber .NET ou especializar-me em .NET, pois a diferença de investimento da minha parte é notória, tanto em tempo como em dinheiro...

Penso que o meu problema nem é com a linguagem em si, mas mais com a lógica, análise, etc... perco-me um pouco nessa área, daí a minha criação do outro tópico, relativamente a essa questão. Talvez evoluir em Java ou .NET até acabe por ser o mesmo para mim, em termos de dificuldade, mas é algo que só o tempo o dirá, até porque gostava de saber as 2, mas sabendo .NET bem,  ou Java bem, sendo mesmo pro em alguma, o salto para a outra é muito mais curto.

Gostava de ouvir mais opiniões, para tentar tomar essa decisão :)

Um abraço e, uma vez mais, obrigado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As linguagens que referes estão consolidadas no mercado e, ao contrário do que te disseram, não estão em declínio.

A prová-lo está o facto de que não ninguém te soube referir quais as linguagens que poderão destronar o .NET.

Não seria a primeira vez que a Microsoft extinguia uma linguagem de programação sua para forçar a adopção de uma outra. Ou seja, não é necessário que a linguagem esteja em declínio ou esteja a ser substituída por outra. Basta a MS entender que quer descontinuar esse produto para introduzir um novo no mercado. As linguagens de programação (algumas) são meros produtos comerciais: precisam de ser vendidas, com muito marketing à mistura para a venda ser mais rápida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é verdade.

Mas a MS esta a apostar muito no .NET (C#, VB.NET, ASP.NET, ...) bem como o Visual C++. Não me parece que vai extinguir uma delas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a MS esta a apostar muito no .NET (C#, VB.NET, ASP.NET, ...) bem como o Visual C++. Não me parece que vai extinguir uma delas...

A mim também me parece que não vão extinguir nenhuma delas amanhã. Depois de amanhã, é que já não sei.

Faz parte da nossa maneira de pensar dar por adquirido tudo aquilo que existe. A vida demonstra diariamente que o que é hoje uma certeza, amanhã pode não já nem existir.

Sublinho o que escreveu o M6: "O "truque" está em distinguires-te da massa, caso contrário és só mais um."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é verdade.

Sim, a versão 2010 já está quase a ser anunciada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já o foi há uns dias e os planos da Microsoft para o VS2010 são como que um preparativo para o VS 2012 (or something like that).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas depois do discurso (keynote) do  Steve Ballmer hoje no CCB acho que ficou bem claro que o futuro é web-based (e tudo o que está relacionado).

Infelizmente para um programador de winforms :) ... mas arranja-se sempre mercado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A próxima tendência está a ser o "port" de toolkits GUIs de desktop para a web. Não me espanta nada que a Microsoft esteja a trabalhar nisso. Quer dizer, pensado melhor, já trabalhou. É para isso que serviu a migração para WPF (Windows Presentation Framework) e Silverlight. Num futuro próximo vais poder escrever aplicações para desktop e elas correm com o mesmo código na web. Isto provavelmente até já é possível de fazer com as tecnologias actuais. Sei que já portaram Cocoa, por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas depois do discurso (keynote) do  Steve Ballmer hoje no CCB acho que ficou bem claro que o futuro é web-based (e tudo o que está relacionado).

Infelizmente para um programador de winforms :) ... mas arranja-se sempre mercado.

Exprimenta o XBAP http://www.xbap.org/ consegues ter o mesmo que windowsforms ou WPF mas em web. E muito semelhante ao Silverlight

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exprimenta o XBAP http://www.xbap.org/ consegues ter o mesmo que windowsforms ou WPF mas em web. E muito semelhante ao Silverlight

Eu uso ASP.NET + AJAX e consigo ter uma página à winforms (+/-). Mas vou ver o link (embora não seja a minha principal área)

Obrigado pela informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desenterrando um pouco este tópico...

Aprendi umas coisas entretanto, mas voltou a indecisão em que linguagens/tecnologias investir. Estou a considerar o seguinte:

.NET:

- WFP

- Silverlight

(dentro do .NET o que é melhor investir, tendo em conta que sei alguma coisa de C#, mas pouco?)

Mac

- Cocoa / Objective C

- iPhone

Outras:

- Java

Aconselham-me alguma destas, ou outra? Tendo em conta os mesmos princípios que referi no início do tópico, referentes ao presente e futuro das mesmas tecnologias e linguagens.

Costumo ter preferência por tecnologia Web / Mobile.

Obrigado e um abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens preferência por Web e queres .Net então investiga Silverlight e/ou ASP.Net MVC

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta e pela dica :)

Para investigar Silverlight, há algo que seja boa ideia já saber antes, para me sentir mais à vontade, ou a "learning curve" é como aprender ASP.NET, C#, algo do tipo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso. Há uma learning curve como tudo na vida....

Fiquei com a ideia que seria necessário saber mais de XAML, WPF, algo do tipo, antes de evoluir para Silverlight.

Caso tenham mais informações, são bem-vindas :)

Obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a mesma coisa. Ambos usam XAML. WPF é para desktop, Silverlight para web.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah ok, obrigado pelo esclarecimento :) Vou dar uma olhadela a Silverlight.

Já agora, alternativas não Microsoft, como Apple, OpenSource, que aconselham? Pergunto isto pois é possível que compre um MacBook nos próximos tempos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porquê a .NET

Agora cerca de 95% dos computadores têm o Flash Player instalado, o que não acontece com o Silverlight. Se queres para a Web, aconselho-te Flash. (não sei muito de flash, mas pelo que sei e pelo que já o vi fazer, é muito bom.) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já aconselhava HTML/CSS, JavaScript quando necessário, e evitar ao máximo Flash e Silverlight.

Há situações em que algo como Flash/Silverlight até dá jeito, mas na maior parte dos sites em que vejo estas tecnologias serem usadas, as mesmas pouco (ou nenhum) valor acrescentam ao site (e numa boa parte dos casos até torna o site menos funcional).

Uma linguagem que penso que vale a pena aprender é o Java. É uma das linguagens mais usadas, e é das tecnologias mais portáveis entre diferentes plataformas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção, que eu não estou a falar do mercado web caseiro. Não quero andar a fazer sitezinhos e blogs e coisas do tipo.

Eu costumo programar em PHP (com HTML, CSS, JS e recurso a várias BD's, como MySQL, Oracle ou mesmo PostgreSQL). Tenho pouca experiência com objectos, apesar de saber trabalhar com OOP.

Eu sou programador de profissão, apenas pretendo descobrir algo que me ajude a decidir o que quero, para dar o passo seguinte e evoluir na carreira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, depende. Concordo que há sites que têm flash lá e não serve para nada. Mas nem sempre é assim, pois Flash é quase o mesmo que fazeres uma aplicação JavaScript. E acho mais segura, pois o JavaScript, basta teres um programa/extra para o browser como FireBug e consegues alterar o funcionamento da aplicação. Já para não falar que o flash não serve só para fazer sites, mas tambem jogos e outras coisas. Vê se isto era possível fazer em JavaScript. Mesmo que fosse, dava 10 vezes mais trabalho e acho que nunca ficava com tanta qualidade. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora