• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

abaladas

[Resolvido] Associação portuguesa de programadores, webmasters, webdesigners e gamedevs

26 mensagens neste tópico

abaladas, ainda não obtiveste resposta porque as coisas têm de ser ponderadas e a tua ideia de facto é bastante boa e por ser bastante boa é que não podemos tomar uma decisão de cabeça quente.

O assunto não foi esquecido, apenas não te respondemos com a brevidade que desejavas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem já diversas associações...

* Associação Portuguesa de Software (aka ASSOFT);

* Associação Nacional para o Software Livre (AKA ANSOL);

* Associação Ensino Livre (que promove o Software Livre na área do ensino);

* Associação de Empresas Portuguesas de Open Source (conhecida como ESOP e é congenere da ANSOL mas para as empresas);

* Associação Portuguesa de Programadores Perl (aka APP);

* Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática;

* Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica;

* Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (que dá bastante importância à usabilidade na Informática);

provavelmente ainda mais...

Porque sentes a necessidade de criar outra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem já diversas associações...

* Associação Portuguesa de Software (aka ASSOFT);

* Associação Nacional para o Software Livre (AKA ANSOL);

* Associação Ensino Livre (que promove o Software Livre na área do ensino);

* Associação de Empresas Portuguesas de Open Source (conhecida como ESOP e é congenere da ANSOL mas para as empresas);

* Associação Portuguesa de Programadores Perl (aka APP);

* Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática;

* Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica;

* Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (que dá bastante importância à usabilidade na Informática);

provavelmente ainda mais...

Porque sentes a necessidade de criar outra?

Existem bastantes mas não para programadores e muito menos para profissionais web.

ASSOFT é uma associação que só defende o software, produto a produto e não o profissional

ASOL é uma associação que só defende o software livre

ESOP é provavelmente a mais completa associação nacional na àrea da programação informática mas só para empresas, e empresas que desenvolvem opensource

APP é só para programadores perl e as outras linguagens??? a programação perl é um minoria...

As outras nenhuma está sequer perto do contexto do meu projecto.

Sinto necessidade porque nenhuma associação nacional defende os profissionais de programação, webmasters, webdesigners, criadores de jogos electrónicos... Os profissionais...

Em relação às empresas também não existe nenhuma associação nacional que defenda as empresas de desenvolvimento web nem de desenvolvimento de jogos electrónicos (de jogos electrónicos havia a APROJE extinta o ano passado agora apenas existe uma comunidade de desenvolvimento de jogos GAME-DEV)

E nao existem mais... pelo menos que tenha conhecimento e já trabalho em programação à 10 anos e nunca fui associado em portugal, tive que recorrer a associações do nosso pais irmão Brasil... porque aí até há uma nacional e uma por cada estado... Eles tem uma mentalidade muito mais comunitária que nós, mas temos que mudar esta mentalidade pois sem união nunca chegaremos a lado nenhum

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

abaladas, ainda não obtiveste resposta porque as coisas têm de ser ponderadas e a tua ideia de facto é bastante boa e por ser bastante boa é que não podemos tomar uma decisão de cabeça quente.

O assunto não foi esquecido, apenas não te respondemos com a brevidade que desejavas ;)

Peço então desculpa pelo que disse acima, mas como não me retornaram resposta pensei que a proposta tinha sido ignorada. Podiam pelo menos ter enviado um "Estamos a ponderar..." :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho esta ideia bastante interessante. Talvez fosse também boa ideia envolver o fórum Gamedev-PT (já falaste nele) onde se reúne muito pessoal de game development português. Boa sorte para o projecto. Gostava de saber mais informações acerca do mesmo. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho bem, sim senhor :D força nisso!

E também gostava de ir sabendo novidades ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Existem bastantes mas não para programadores e muito menos para profissionais web.

[...]

Sinto necessidade porque nenhuma associação nacional defende os profissionais de programação, webmasters, webdesigners, criadores de jogos electrónicos... Os profissionais...

Estas enganado,Várias das associações que mencionei são genéricas e incluem bastantes programadores incluindo profissionais web. Por exemplo eu sou programador e sou sócio da ANSOL, e conto com ela para defender os meus interesses como programador, sendo que ela já o fez diversas vezes, por exemplo no caso do combate às patentes de Software.

Em relação às empresas também não existe nenhuma associação nacional que defenda as empresas de desenvolvimento web nem de desenvolvimento de jogos electrónicos

Também não é verdade...

Quer a Assoft, quer a ESOP fazem isso. A Assoft para as que licenciam essas obras de forma proprietária e a ESOP para as que licenciam de forma Livre. Várias outras agnósticas no que toca ao licenciamento também o fazem...

Parece-me que desconheces o panorama associativo em Portugal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estas enganado,Várias das associações que mencionei são genéricas e incluem bastantes programadores incluindo profissionais web. Por exemplo eu sou programador e sou sócio da ANSOL, e conto com ela para defender os meus interesses como programador, sendo que ela já o fez diversas vezes, por exemplo no caso do combate às patentes de Software.

Também não é verdade...

Quer a Assoft, quer a ESOP fazem isso. A Assoft para as que licenciam essas obras de forma proprietária e a ESOP para as que licenciam de forma Livre. Várias outras agnósticas no que toca ao licenciamento também o fazem...

Parece-me que desconheces o panorama associativo em Portugal...

Acho que estás um pouco confundido os teus produtos, patentes eles defendem e a ti será que defendem, em situações que não coloquem em causa patentes do teu software? Existe em portugal alguma associação que te represente enquanto programador?

Vagueia um pouco pela net portuguesa e vais perceber que o mercado português de programação está "partido" não existe ética, não existe qualquer respeito pelos colegas, etc... Não quero nem posso por como é lógico todos os programadores no mesmo saco, lógicamente existem profissionais muito correctos como tu, eu e mais uns milhares mas e os restantes. Digo até mais a programação em portugal é uma selva, resiste o mais forte. Tenta ver os outros mercados, não sei se já trabalhas-te para algum mercado além do português. Mas vê e compara, vê os EUA, Reino Unido, Alemanha, os nosso vizinhos espanhois que estão a absorver o nosso trabalho porque estão mais organizados que nós e temos  muitos portugueses a trabalhar só para espanha, então no Brasil, França e Itália nem se fala. Todos eles têm associações dedicadas aos profissionais, exclusivamente aos profissionais, que organizam prémios de qualidade nacional, que apoiam a criação de projectos que valorizam os mercados nacionais, que apoiam os novos talentos. Eu já ando nisto à 10 anos e para todos os paises que já trabalhei só em portugal é que vejo isto, cada um a puxar para o seu lado, mas não é só em matéria de programação e desenvolvimento informático mas em todas as àreas mas como é lógico o nosso dever é organizar a nossa àrea.

Para finalizar, falco eu não estou a projectar esta associação para entrar em conflito com outras, bem pelo contrário irei sempre promover a união e parcerias entre todas.

E possivelmente até desconheço um pouco o "panorama associativo em Portugal..." mas também acho que não é muito bem organizado tu achas?!

Acho esta ideia bastante interessante. Talvez fosse também boa ideia envolver o fórum Gamedev-PT (já falaste nele) onde se reúne muito pessoal de game development português. Boa sorte para o projecto. Gostava de saber mais informações acerca do mesmo. ;)

Sim já pensei em entrar em contacto com eles mas como ainda não está certo que irei avançar com este projecto depende se conseguir colaboradores para o projecto, para me ajudarem a dar asas à associação. Estou também à espera que a P@P diga se quer agarar o projecto se isso acontecesse seria prefeito.

Mas em principio a Game-Dev será contactada para uma parceria no que conta à defessa dos profissionais de desenvolvimento de jogos electrónicos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso estar enganado, mas a ultima vez que vi o site da AASOFT para efectuar o registo de um software também tinhas que submeter o source code. Ora isso não me parece muito logico.

Quem garante que do outro lado não esta alguem a utilizar as tuas ideias ou a copiar o teu codigo.

Com isto não estou a dizer que é mau ou que não defende os programadores, So acho que o funcionamento de todas elas é pouco transparente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso estar enganado, mas a ultima vez que vi o site da AASOFT para efectuar o registo de um software também tinhas que submeter o source code. Ora isso não me parece muito logico.

De acordo com o Código de Direito de Autores e Direitos Conexos, não tens que fazer qualquer registo para ter qualquer dos direitos de autor e direitos conexos.

Não faz sentido fazer depósitos de binários... Tendo em conta o objectivo de fazer um depósito de software neste contexto. E fazer o depósito não dá o direito à entidade que fica responsável pelo depósito de olhar para o código, nem qualquer outro direito a não ser de guardar a cópia.

Para ser sócio da ASSOFT não tens que fazer esses depósitos. Esse é apenas um serviços que  a ASSOFT fornece, para quem quiser utilizar.

Quem garante que do outro lado não esta alguem a utilizar as tuas ideias ou a copiar o teu codigo.

Eu não tenho qualquer problema com isso... Até porque as ideias e código não se roubam, copiam (porque não ficas sem eles).

Mas não me parece que haja qualquer interesse da ASSOFT em que isso aconteça e o acesso ao código é regulado por diversas leis licenças e contratos.

Com isto não estou a dizer que é mau ou que não defende os programadores, So acho que o funcionamento de todas elas é pouco transparente.

Em que baseias tal afirmação?

Não podes dizer tal coisa. As associações têm Assembleias Gerais, têm de cumprir leis, e várias destas têm um funcionamento muito aberto.

Essa afirmação é grave, e tens que a fundamentar. Qual é a falta de transparência e em qual associação. Já que acusaste todas de falta de transparência tens que justificar para todas.

Acho que estás um pouco confundido os teus produtos, patentes eles defendem e a ti será que defendem, em situações que não coloquem em causa patentes do teu software?

Em Portugal e na maior parte do mundo não há patentes de software, só há direito de autor.

Se mudarmos na tua frase patentes, para direitos de autor então a minha resposta é: sim as associações defendem os seus associados no que lhes for possível e no que for legitimo.

Existe em portugal alguma associação que te represente enquanto programador?

Sim! Várias! Por exemplo a ANSOL representa-me, quer enquanto programador, quer enquanto utilizador.

Vagueia um pouco pela net portuguesa e vais perceber que o mercado português de programação está "partido" não existe ética, não existe qualquer respeito pelos colegas, etc...

Não preciso de vaguear pela net para saber disso, trabalho à vários anos sei bem o que se passa. E a ANSOL por exemplo tem feito por defender ética.

Também não acho que seja assim tão diferente do que se passa lá fora. Infelizmente este é um problema global.

Para finalizar, falco eu não estou a projectar esta associação para entrar em conflito com outras, bem pelo contrário irei sempre promover a união e parcerias entre todas.

E eu só estou a tentar entender as tuas motivações, e a tentar ajudar-te a pensar sobre elas, para que se avançares as tenhas o mais claras que seja possível. E para que sejam bem fundadas.

E possivelmente até desconheço um pouco o "panorama associativo em Portugal..." mas também acho que não é muito bem organizado tu achas?!

Acho que poderia estar melhor organizado. Mas não acho que esteja muito mal. O problema é a falta de adesão das pessoas não só às associações, como às suas actividades externas.

Também acho que não é possível ter uma associação única que defenda os interesses de todos. Porque os interesses variam muito.

Por exemplo os interesses de quem defende Software Livre, não são os mesmos dos que defendem software proprietário (na maior parte dos casos).

Acho que é possível ter diversas associações que colaboram em alguns pontos de interesse comuns, como aconteceu já no passado e acontecerá no Futuro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou também à espera que a P@P diga se quer agarar o projecto se isso acontecesse seria prefeito.

Agarrar em que sentido?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falco

So estava a dizer o que a algum tempo tinha visto na pagina da AASOFT, e pelo que vejo no site ainda não mudou.

O registo de software aplica-se aos programas de computador que, estando ainda em fase de elaboração, podem contudo ser depositados junto da ASSOFT. É atribuído aos sócios e aos depositantes um prazo de 90 a 180 dias, para a finalização deste procedimento

O depósito de software destina-se aos programas de computador cuja elaboração está finalizada e que se encontram prontos para comercialização.

O que é necessario entregar com o registo

Formulários de Registo/Depósito - Depositante + Formulário - devidamente preenchido ( ver instruções );

> 2 cópias da Obra a registar ou depositar ( CÓDIGO FONTE integral em formato digital - diskette, tape, cd-rom ou outros ) manuais, caixas, etc. que se considere importante depositar;

> Valor do Registo/Depósito de acordo com a tabela de preços em vigor.

Tens razão quando dizes que não lhes da o direito de verem o codigo nem roubarem as ideias. Mas isso não quer dizer que o façam. Não sabes quem esta do outro lado nem o que fazem con o codigo fonte.

Quando disse que o funcionamente é pouco transparente é mesmo por causa disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agarrar em que sentido?

Agarrar no sentido de participar na criação, pretendia que a P@P e a futura associação se unissem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agarrar no sentido de participar na criação, pretendia que a P@P e a futura associação se unissem.

eu nao mando em nada no forum ams acho que teria que haver bons resultados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@abaladas: Tu necessitas de ajuda para trabalhar, e eu gostava de te ajudar, será que me podias mandar um mail com mais informações?

ivopereira.producoes@gmail.com cá espero :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quando disse que o funcionamente é pouco transparente é mesmo por causa disso.

Não podes por em causa o funcionamento de todas as associações (porque foi isso que fizeste), porque tens dúvidas sobre o funcionamento de um serviços de uma associação! Isso é absurdo! Tens que ter mais cuidado com o que dizes/escreves, para que digas exactamente o que queres dizer e nada mais que isso.

Não sei se isso é boa ideia, pois pode levar ao afastamento de utilizadores que não se revejam nessa associação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De acordo com o Código de Direito de Autores e Direitos Conexos, não tens que fazer qualquer registo para ter qualquer dos direitos de autor e direitos conexos.

Não faz sentido fazer depósitos de binários... Tendo em conta o objectivo de fazer um depósito de software neste contexto. E fazer o depósito não dá o direito à entidade que fica responsável pelo depósito de olhar para o código, nem qualquer outro direito a não ser de guardar a cópia.

Para ser sócio da ASSOFT não tens que fazer esses depósitos. Esse é apenas um serviços que  a ASSOFT fornece, para quem quiser utilizar.

Eu não tenho qualquer problema com isso... Até porque as ideias e código não se roubam, copiam (porque não ficas sem eles).

Mas não me parece que haja qualquer interesse da ASSOFT em que isso aconteça e o acesso ao código é regulado por diversas leis licenças e contratos.

Em que baseias tal afirmação?

Não podes dizer tal coisa. As associações têm Assembleias Gerais, têm de cumprir leis, e várias destas têm um funcionamento muito aberto.

Essa afirmação é grave, e tens que a fundamentar. Qual é a falta de transparência e em qual associação. Já que acusaste todas de falta de transparência tens que justificar para todas.

Em Portugal e na maior parte do mundo não há patentes de software, só há direito de autor.

Se mudarmos na tua frase patentes, para direitos de autor então a minha resposta é: sim as associações defendem os seus associados no que lhes for possível e no que for legitimo.

Sim! Várias! Por exemplo a ANSOL representa-me, quer enquanto programador, quer enquanto utilizador.

Não preciso de vaguear pela net para saber disso, trabalho à vários anos sei bem o que se passa. E a ANSOL por exemplo tem feito por defender ética.

Também não acho que seja assim tão diferente do que se passa lá fora. Infelizmente este é um problema global.

E eu só estou a tentar entender as tuas motivações, e a tentar ajudar-te a pensar sobre elas, para que se avançares as tenhas o mais claras que seja possível. E para que sejam bem fundadas.

Acho que poderia estar melhor organizado. Mas não acho que esteja muito mal. O problema é a falta de adesão das pessoas não só às associações, como às suas actividades externas.

Também acho que não é possível ter uma associação única que defenda os interesses de todos. Porque os interesses variam muito.

Por exemplo os interesses de quem defende Software Livre, não são os mesmos dos que defendem software proprietário (na maior parte dos casos).

Acho que é possível ter diversas associações que colaboram em alguns pontos de interesse comuns, como aconteceu já no passado e acontecerá no Futuro.

Não quero que penses que estou a desprezar a tua opinião, aliás estou a te-la bastante em consideração. Concordo contigo que até exista excesso de associações, no entanto o que sinto é que andam desorganizadas e sinto que não sou defendido.

Inclusivamente já me senti lesado pois trabalhos meus foram copiados, nomes de marca usados em ramos que não os originais e foi-me dificil defender-me em portugal e acabei por não conseguir, também porque na altura as leis eram diferentes e desde então acho que foi feito algum bom trabalho em portugal no que respeita a criação de leis de propriedade intelectual e\ou direitos de autor (patentes não pois patentes são descobertas que ficam na tua posse, por teres sido tu a descobrir mas não são tuas para sempre - e não se pode, como tu dizes e bem, usalas no que estamos a discutir - Lapso por mim cometido em posts anteriores). Continuando actualmente actuo mais internacionalmente porque não me sinto protegido no meu país, também sei que é um mal nosso, da nossa classe profissional (e sociadade portuguesa) fecharmo-nos em copas ("O segredo é a alma do negócio" até o pode ser mas convem não fazer de tudo um segredo) e não aderir-mos a associações como deviamos e não participar-mos em comunidades, trabalhar em equipa, é uma coisa dificil para nós portugueses, e que não entendo bem porquê e é isso mesmo que quero mudar, sei que não se faz em um dia mas sim em anos. Temos que mudar se não acabamos por nos enterrar todos num buraco sem fundo. Cada vez mais enterrados e só oiço (dando um exº desta mentalidade numa conhecida empresa nacional o governo quer mudar de gestor, este fez um bom trabalho, deu lucro de milhões à empresa que só tinha prejuizos, mas agora é hora de mudar para dar trabalho a uma pessoa do partido, e para ele tirar proveito da situação, e alguns trabalhadores em defesa dessa decisão dizem "Epah! ele até fez uma boa gestão, tirou-nos da crise, mas, não me deu aumentos!" como não me deu aumentos "é mau para mim, tem que se ir embora".  "Até é capaz de com os aumentos afundar a empresa, mas eu estou cá, estou quase a ir-me embora (reforma) quem cá ficar que feche a porta" - é esta mentalidade que tem de mudar)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@abaladas: Tu necessitas de ajuda para trabalhar, e eu gostava de te ajudar, será que me podias mandar um mail com mais informações?

ivopereira.producoes@gmail.com cá espero ;)

Não estás esquecido vou enviar o mail...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Inclusivamente já me senti lesado pois trabalhos meus foram copiados, nomes de marca usados em ramos que não os originais e foi-me dificil defender-me em portugal e acabei por não conseguir, também porque na altura as leis eram diferentes e desde então acho que foi feito algum bom trabalho em portugal no que respeita a criação de leis de propriedade intelectual e\ou direitos de autor

Antes de mais não uses o termo propriedade intelectual. Esse termo leva ao engano, pois normalmente é utilizado para referir pelo menos 3 tipos de coisas distintas, regidas por leis e princípios distintos. E o facto de se tratar essas coisas todas pelo mesmo nome, leva frequentemente a que os menos informados façam confusão sobre o que é o quê e quais os termos e leis que regem o quê. É um termo ambiguo, que pode prejudicar a comunicação.

Quando é que isso te aconteceu?

Porque achas que as associações estão desorganizadas? Como achas que deveriam estar organizadas? E porque é que achas que criar uma nova associação iria contribuir para resolver esse problema. E como é que lidas com interesses antagónicos como os de defensores de Software Livre e os defensores de software proprietário?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Abaladas, não tens que defender ou justificar a necessidade de formar uma associação nos moldes daquela que pretendes, para além do que já o fizeste, O maior e único argumento possível já o deste; sentes que não és defendido e sentes que tens capacidade para mudar isso criando uma organização que realmente o faça. É um principio pilar do associativismo.

Também já referiste que precisas de ajuda para o fazer e fizeste um pedido formal junto do P@P. Pessoalmente louvo-te a coragem e determinação. Isso é muito mais do que muitos outros podem dizer (incluindo eu) que refilam por falta de apoio mas não fazem nada por isso. Por vezes nem sequer associarem-se a organismos já existentes.

Haverá sempre quem ache que não faz falta a tua ideia. E haverá sempre quem ache que faz. A resposta nunca será dada agora, mas quando a Associação se formar e tiver tido oportunidade de avaliar os seus primeiros resultados face aos seus objectivos.

Em todo o caso, qualquer debate mais incisivo sobre este assunto -- que pode e deve tomar lugar -- nunca o deverá ser num forum como este. Mas à mesa e com toda a gente presente. Aconselho-te a não procurares discutir os problemas que o falco levanta (e que são pertinentes, não o nego) neste medium.

Terei todo o gosto em saber mais pormenores sobre o teu projecto, mas não prometo participação de qualquer espécie até se definirem forma, objectivos e estratégias. Terei definitivamente todo o gosto em participar na discussão e elaboração dos mesmos. Mas não num forum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Achar que associações que existem não estão a funcionar bem, não é por si só, razão para criar outra, mas talvez para mudar como funciona uma ou mais associações. É para isso que existem eleições para os orgãos sociais das associações. Só se tal não for possível, ou se houverem mais motivações é que me parece que hajam boas razões para criar uma nova associação.

Estou a tentar entender quais as motivações que levam o abaladas a promover esta iniciativa e como ele parece querer apoio deste site e da sua comunidade, parece-me que este é o meio mais adequado para ele realizar quaisquer esclarecimentos a esta comunidade, respondendo a questões que lhe sejam colocados pelos seus membros.

Certamente que sessões de esclarecimento físicas são necessárias, e um passo normal e comum antes de se criar uma associação, mas isso não invalida que outras formas de comunicação possam existir, incluindo uma conversa neste fórum. Até porque ele parece querer lidar com tantos temas que não é prático nem útil utilizar apenas sessões de esclarecimento físicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estás esquecido vou enviar o mail...

Ainda estou à espera :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi abaladas,

Não sei se este post já "morreu na praça," ou se em contrapartida, ainda tencionas avançar com essa iniciatiiva?

Pelo Facebook na comunidade Revista Programar (https://www.facebook.com/groups/125086354221952/) estamos sériamente a abordar tal possibilidade.

De criticas não construtivas estamos nós entendeados, Dá por lá um salto e fala-nos das tuas ideias que à partida parecem motivadoras, sem nenessidade de seres examinadopor Talent Recruters ;)

Serás bem-vindo. Aparece

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora