• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

electron++

Reportagem SIC - "Os Bons Piratas"

46 mensagens neste tópico

Para quem ficou curioso e não aguenta esperar até que a SIC se decida a colocar o online a reportagem sobre hacker, fica aqui os links para a mesma e em trafégo nacional  :thumbsup:

Artigo como acesso ao video

Video

Não esperem é uma reportagem minimamente séria, é da mesma qualidade da reportagem da TVI sobre o BUzzybee :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Achei piada à parte em que o gajo que virou pianista diz algo do género acerca da sua retirada da área da informática: "Acordamos para um mundo onde existe outras coisas para além dos computadores, onde existem raparigas...de verdade!"

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava á espera disto :thumbsup:, aparece lá o "senhor" que supostamente "fez" o Btuga...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou curioso. Mas prefiro esperar pelo programa.

Faço parte dessa mesma geração e, embora não tenha feito vigarices financeiras, fazia chamadas de borla e ligava-me às BBSs sem pagar.

Não existe nada de romântico nisto, no entanto. Éramos todos miúdos ou pequenos jovens, éramos vigaristas, o que fazíamos era ilegal e estávamos bem conscientes disso. Era também muito fácil. Não éramos nenhuns génios. A informação estava todo à disposição nas BBSs ou circulava nos corredores das escolas. Não inventámos nada, apenas tiramos proveito do trabalho de outros. E era fácil fazê-lo. Não envolvia qualquer tipo de programação excepto se quiséssemos automatizar algumas das tarefas... e já existiam muitos programas para o fazer.

Não tenho nenhum orgulho especial nisto e não tenho histórias giras para contar. Estou curioso para ver como o programa vai tratar o assunto. O próprio titulo é revelador que muito provavelmente vou ficar desiludido. Romantizar os crackers dos anos 70 e 80 é dizer tudo o que nós não fomos. Não não éramos "bons" hackers. Não éramos diferentes dos crackers que hoje continuam a fazer um pouco do mesmo; deface de websites, roubo ou apropriação de cartões de crédito, criação de falsas identidades.

Se a ideia é passar a mensagem que "é giro" e acabar com uma qualquer conclusão moralista sem efeito de que não se deve fazer, então o programa não passará de um elogio ao cracking, e como tal um incentivo à ilegalidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(Nota: adoro o HDD por ser tão fácil contornar aquele temporizador...)

VOu fazer o download e ver isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi o programa e, sendo naturalmente uma reportagem para pessoas que não são da área, com mais romantismo que informação, não deixa de ser uma reportagem interessante, tendo em conta que conheço um do envolvidos, é uma reportagem que não conta nada do que realmente foram esses tempos e do que eles viam na informática e no que faziam.

Mas no fim fiquei pasmado e sem perceber o que é que o individuo que criou o dito btuga estava lá a fazer, são realidades diferentes, situações diferentes, enfim, acho um pouco misturar alhos com bugalhos. Esse foi, para mim a pior escolha, percebo a forma como a reportagem foi feita, e até compreendo, de certa forma, mas não compreendo porque raio resolveram colocar lá aquele individuo.

Mas convenhamos que a reportagem da TVI sobre a abelha buzzy consegue superar, em muito, esta da sic.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheces a abelha buzzy?! Imperdoável! O maior ácaro da Internet portuguesa!

Será que esse vídeo ainda existe pelo youtube? Afinal o buzzybee é uma lenda.

Já agora, acho que tenho de clarifica, quando disse que superava, estava naturalmente a referir-me, a superar na questão de ser pior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neps, não conheço, pesquisei no google e nada :thumbsup:

Podes dizer ai uns "feito" desse acaro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou curioso. Mas prefiro esperar pelo programa.

O programa foi emitido no fim de semana que passou, eles é que ainda não fizeram upload da reportagem para o site deles.

Não vi na altura a reportagem toda, mas do que vi, pode-se dizer que o M-M é um completo atrasado mental, seriously. Não dá com uma para a caixa. Por outro lado, gostei de ouvir o Celso e o outro bacano careca. Acho que este é o único dos programas que saíram na televisão portuguesa relacionados com tecnologia de qualidade acima de medíocre. Acho que a SIC merece um aplauso. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já não via esse video há algum tempo...

Grandes gargalhadas que este Buzzybee deu ao país com minimamente 2 dedos de testa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o M-M não devia ter tido lugar nesta reportagem...

Ele diz que criou o  programa Btuga Revolution quando na verdade ele usou o Bitornado e modificou umas strings, ele diz tb que criou o servidor mas sinceramente duvido muito porque é preciso conhecer mesmo muito bem o protocolo BitTorrent e sobretudo dominar extremamente bem os sockets.

Depois ele anda em "Gestão e Informática" e diz que a Faculdade a ele ja não lhe ensina nada...

isto não é gente estúpida mesmo?

Nesse curso a parte de informática é mesmo muito simples ate porque eu tenho um familiar que o tirou e o curso lida mais com gestão do que propriamente informática, enfim, há gente tão "crania" e burra ao mesmo tempo!

Qualquer pessoa que saiba usar o google faz aquilo que ele fez...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o M-M não devia ter tido lugar nesta reportagem...

Ele diz que criou o  programa Btuga Revolution quando na verdade ele usou o Bitornado e modificou umas strings, ele diz tb que criou o servidor mas sinceramente duvido muito porque é preciso conhecer mesmo muito bem o protocolo BitTorrent e sobretudo dominar extremamente bem os sockets.

Depois ele anda em "Gestão e Informática" e diz que a Faculdade a ele ja não lhe ensina nada...

isto não é gente estúpida mesmo?

Nesse curso a parte de informática é mesmo muito simples ate porque eu tenho um familiar que o tirou e o curso lida mais com gestão do que propriamente informática, enfim, há gente tão "crania" e burra ao mesmo tempo!

Qualquer pessoa que saiba usar o google faz aquilo que ele fez...

Btuga Rev foi baseado no ABC. Baseado no BitTornado foi a versão Linux que chegou a ser feita, mas que surpreendemente já não era GPL.

É o contraste, enquanto o Paulo Laureano falou que começou a programar na adolescência, mas prontamente e humildemente acrescentou que era muito simples e nada do outro mundo, o MM gosta de se fazer passar por alguém realmente génio. Com olho para o negócio até admitia, agora génio, o rapaz mal sabe falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi o programa.

O título, além de antagónico, é semanticamente errado... Não há piratas bons!...

O programa em si não tem qualquer valor a não ser histórico, mostra também como a polícia demorou bastante tempo a detectar os casos e a actuar e como a nossa justiça é mesmo lenta...

Realmente os nossos hackers daquele tempo não eram motivados por muito mais do que troca de jogos, o equivalente aos milhares que usam o emule hoje em dia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A reportagem não tem o mesmo nível da reportagem do buzzybee, porque exceptuando o martini-man (luis qualquer coisa)... As outras pessoas são todos hackers (no verdadeiro sentido da palavra e não como os media apresentam) respeitados e reconhecidos.

O Celso, o PLS, e o MV, são pessoas que apesar de terem feito estas asneiras na juventude, emenderam-se e são agora bastante conhecidas, envolvidas em várias comunidades (principalmente ligados ao Software Livre e ao GNU/Linux em Portugal) e têm trabalho normal que mesmo os que não gostam pessoalmente deles reconhecem. Por exemplo o Mário e o Paulo podem ser facilmente reconhecidos por quem frequentasse o Gildot à uns anos (agora já ninguém vai lá)...

No entanto é verdade que o trabalho jornalístico é muito pobre e é difícil entender como é que metem o martini-man no meio de pessoas sérias.

Os crimes em questão não são pirataria, os crimes de pirataria têm a ver com ataques a barcos e aviões, não misturem também alhos com bugalhos, e chamem as coisas pelos verdadeiros nomes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Revi agora a 2ª parte lá do video do buzzybee e gostei duma frase:

"Tem a ver com a educação que os pais dão aos filhos.". Pois, os meus sempre me ensinaram que "mentir é feio".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também vi agora e só tenho duas coisas a apontar...

Aquele Luís é um cromo de primeira classe, enfim, já nem vale a pena falar mais do rapaz que já deve ter aquelas orelhas bem quentes.

E aquele Filipe Melo, só tenho um grande lol pa ele... Isto porque não sabia que tinha sido "este" Filipe Melo a fazer o I'll See You In My Dreams ao qual eu critiquei no meu blog (não gostei muito) e ele apareceu lá a responder todo ofendido e, inclusive, foi mal educado. Quando eu tenho todo o direito a gostar ou a desgostar (e consequentemente a criticar) aquilo que bem me apetecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de ver isto.

Deu pata ver a vista aéra sobre a catedral do futebol, foi a melhor parte da reportagem.

Uma pobreza completa este documentário. Um grupo de pessoal que tinha paizinhos ricos que lhes podiam comprar computadores qdo outros andavam a gamar fruta, uau.

Alguns quotes interessantes:

"Quando o steve jobs juntamente com o seu amigo wozniak descobriram a bluebox." <--- Meu Deus, que grande confusão.

"Aquele maravilhoso mundo de se saber instalar o windows" <--- Hacker alert!

"Se não fosse a judiciária não tinha feito um filme de zombies" <---- :) este temos que admitir que é original.

EDIT:

Como sempre o que se vai fazendo por portugal, frequentemente não só chega tarde como é muito pobrezinho.

http://video.google.com/videoplay?docid=5464925144369700635

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nem tive paciência para ver isso até ao fim. Não me pareceu tão mau como a reportagem do BuzzyBee, mas mesmo assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi a reportagem. A assinalar:

- Aquela do bip que lhes permitia fazer as chamadas à borla... Não fazia a minima ideia!

- Tinha um teclado igual ao daquele Filipe quando era puto (há lá um foto dele qd era puto)

- Alto aí! Aquele Martini-Man construiu um servidor aos 20 anos!! Dass, será que eu sou um génio daqueles que sai das lampirinas? :hmm:

- "Ligava o meu programa e dizia 'esta pessoa e esta pessoa' onde estavam"...

- "Raparigas! Verdadeiras! Reais! Enfim... estava ali um mundo novo a ser explorado" <- Grande Lol :)

Esta reportagem ao menos é os gajos a falar sem sencionalismo algum...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

gostei de ver , voçes tão todos a criticar, não perseberam a "mensagem" ? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alto ai, eu não critiquei (só um bocado...). Apenas falei dos aspectos que tinha a falar.

Não devo ter percebido a mensagem não, secalhar não sai de lamparina nenhuma, mas tu não deves ter entrado numa escola há largos anos...

PS: Fazer uma critica é diferente de dizer mal de algo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alto ai, eu não critiquei (só um bocado...). Apenas falei dos aspectos que tinha a falar.

Não devo ter percebido a mensagem não, secalhar não sai de lamparina nenhuma, mas tu não deves ter entrado numa escola há largos anos...

PS: Fazer uma critica é diferente de dizer mal de algo.

Pois enganei-me acho que a palavra que se adequa mais e gozar !
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora