• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jtiagodias

Mudar cores dos objectos do AutoCAD com base num fiicheiro Excel

6 mensagens neste tópico

Viva.

Não sei se este é o local mais correcto para coocar esta questão, pelo que, se não for agradeço que me digam.

Apesar de já ter feito umas coisas em VB sou essencialmente um utilizador que faz macro de forma a cumprir objectivo especificos. Neste caso pretendo fazer macros para ligar o Excel ao AutoCAD.

A situação é:

Tendo um desenho em CAD, por exemplo um desenho com parcelas que serão intersectadas por uma infraestrutura (por exemplo rodoviária), e em que cada parcela tem um determinado hatch (uma trama que define essa mesma parcela), gostaria de ter uma tabela em excel em que cada célula iria corresponder a uma parcela e, alterando o conteúdo da célula (através de informação númerica ou alfanumérica) a cor do Hatch, no ACAD, dessa mesma parcela iria alterar. Obviamente que não pretendia as condições if ou de análise do problema propriamente dito. A minha grande questão é a ligação entre as duas aplicações. COmo é que, através duma condição if o VBA analisa o conteudo da célula, abre o ACAD, e altera a cor dum objecto. Iniciei as pesquisas muito recentemente mas penso que não existe muita coisaque o explique...

Alguém por aqui que possa dar uma ajuda???

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Não conheço nada de AutoCAD mas consegues fazer a parte de VBA no AutoCAD ?

Eu posso ajudar-te através do CAD a abrir um ficheiro de Excel e recolher informação que podes depois utilizar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Eu relativamente ao código no CAD não faço ideia nenhuma e nunca li nada. Se conseguires ajudar-me com isso  o ponto de partida e depois já vou conseguindo ver qualquer coisa.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De AutoCad não entendo nada, mas de qualquer maneira tens aqui um link que me parece bom http://vbacadpt.blogspot.com/ (vê os outros links disponíveis).

Se conseguires fazer alguma coisa no cad eu mostro-te como abrir uma folha de Excel e ler a informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha

eu sugiro que trabalhes com o ficheiro em dxf que é muito mas muito mais simples, podes trata-lo como um ficheiro de texto normal, e a sua estrutura é muito fácil de perceber.

ve a estrutura aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/AutoCAD_DXF#File_structure

e ja agora procura nesta pagina:

http://www.ecivilnet.com/apostilas/apostilas_informatica.htm

este artigo:

Estrutura dos arquivos DXF (Para programadores)

Help explicativo da estrutura dos arquivos DXF. Ideal para programadores

é facil, ja fiz alguns programas em VB.NET e criar DXF.

boa sorte

X1K0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Carissimos

Por falta de disponibilidade ainda não consegui agarar-me ás sugestões que me fizeram.

Assim que o fizer irei postar comentários.

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora