• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

12 mensagens neste tópico

Boa tarde! Tenciono aprender sql. Para isso realizei o download do programa Microsoft SQL Server Management Studio Express do site: http://www.microsoft.com/DownLoads/details.aspx?familyid=C243A5AE-4BD1-4E3D-94B8-5A0F62BF7796&displaylang=en, gostava de saber se este é o melhor programa free para aprender sql, e se existe algum problema de incompatibilidade com windows vista? Depois gostaria de saber se alguém sabe se é possivél realizar uma aplicação em visual studio 2008 e realizar a inserção, eliminação de dados numa base de dados em sql? Gostava que me aconselhassem livros e sites para aprender este tipo de coisas. Obrigado e Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena, andam por aí algumas confusões ;)

Primeiro, SQL = Structured Query Language e Microsoft SQL Server Management Studio Express é um gestor do motor de bases de dados relacionais da Microsoft, o MS SQL Server. Logo, o MSSM Studio Express não serve para aprender SQL.

No entanto é possível que seja um dos componentes que vais precisar.

Para usares SQL precisas de um servidor de bases de dados relacionais, seja o MS SQL Server, o MySQL, Firebird, etc. Mas precisas de ter um destes sistemas instalado para poderes executar alguns comandos SQL. Depois será bom teres um gestor para o tipo de servidor que escolheres de forma a teres uma interface mais amigável para a execução de comandos SQL.

O MSSM Studio Express é um desses gestores, existem vários, uns para uns motores de bases de dados outros para outros.

Realizar uma aplicação em VS2008 com os requisitos que indicaste não só é possível como é relativamente simples.

Um bom tutorial que podes seguir para aprender SQL é http://www.w3schools.com/sql/sql_intro.asp

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui tens outro sítio que te permite aprender interactivamente sem ter que instalar absolutamente nada ;)

http://sqlzoo.net

Importante para qualquer tecnologia que se deseja aprender:

Faz primeiro umas leituras rápidas na wikpédia e afins sobre o que desejas aprender antes de te atirares de cabeça ao código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena, andam por aí algumas confusões :P

Primeiro, SQL = Structured Query Language e Microsoft SQL Server Management Studio Express é um gestor do motor de bases de dados relacionais da Microsoft, o MS SQL Server. Logo, o MSSM Studio Express não serve para aprender SQL.

Para usares SQL precisas de um servidor de bases de dados relacionais, seja o MS SQL Server, o MySQL, Firebird, etc. Mas precisas de ter um destes sistemas instalado para poderes executar alguns comandos SQL. Depois será bom teres um gestor para o tipo de servidor que escolheres de forma a teres uma interface mais amigável para a execução de comandos SQL.

O MSSM Studio Express é um desses gestores, existem vários, uns para uns motores de bases de dados outros para outros.

Realizar uma aplicação em VS2008 com os requisitos que indicaste não só é possível como é relativamente simples.

Um bom tutorial que podes seguir para aprender SQL é http://www.w3schools.com/sql/sql_intro.asp

Estou com problemas na execução do servidor do MSSM Studio Express em que ao realizar a conexão aparece o seguinte erro "===================================

Cannot connect to ANDRE-PC\SQLEXPRESS.

===================================

Ocorreu um erro ao estabelecer uma ligação ao servidor. Ao ligar ao SQL Server 2005, esta falha poderá ter sido causada por, segundo as predefinições do SQL Server, não serem permitidas ligações remotas. (provider: Interfaces de Rede SQL, error: 26 - Erro ao Localizar o Servidor/Instância Especificado) (.Net SqlClient Data Provider)". Alguém sabe como resolver o problema? Será do vista? ao instalar num computador com windows xp corre correctamente! Já instalei e reinstalei várias vezes e o erro é sempre o mesmo!

Obrigado pelo post anterior!

Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ver se nos entendemos, o MSSM Studio Express não é um servidor de base de dados, é apenas um gestor para o servidor MS SQL Server, precisas do MS SQL Server instalado antes.

Portanto confirma que instalaste o servidor não o gestor. Depois, se a versão do servidor que instalaste foi a Express, por exemplo MS SQL Server 2005 Express Edition, e durante a instalação deixaste as opções por omissão, então o nome do servidor está correcto, isto é, "ANDRE-PC\SQLEXPRESS" é o URL correcto e o servidor ou está desligado ou está a ser bloqueado por alguma firewall, mas se instalaste uma versão não express, o MS SQL Server 2005 pago, então tens de mudar esse URL apenas para o nome do teu PC, "ANDRE-PC".

Com isto estou a assumir que estás a usar todas as configurações por omissão.

Se tiveres tanto o MS SQL Server, seja na versão 2005 ou 2008, Express ou não, terás no menu iniciar opções parecidas com a imagem abaixo. Se escolheres a opção "SQL Server Configuration Manager" poderás confirmar se o servidor está a correr, tal como aparece na mesma imagem.

sqlservercx3.th.pngthpix.gif

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres um conselho, eu desinstalava isso e instalava o MySQL. Além de também ser grátis, é capaz de ser mais simples de arranjar que o SQL Server. Além disso, sacas juntamente as GUI Tools e ficas com tudo prontinho para aprenderes :P Ficam aqui os links:

MySQL: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.0.html#win32

GUI Tools: http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html

O tutorial que o Knitter te deu ao início é o que eu segui e deu-me para me safar bem ;) É simples de ler e está bem estruturado pelo que se começares a brincar por ti próprio e depois tiveres uma dúvida é fácil esclarecê-la.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois gostaria de saber se alguém sabe se é possivél realizar uma aplicação em visual studio 2008 e realizar a inserção, eliminação de dados numa base de dados em sql? Gostava que me aconselhassem livros e sites para aprender este tipo de coisas.

E isto é em que linguagem ? Podes colocar uma questão na respectiva secção (VB, C# ou C++)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres um conselho, eu desinstalava isso e instalava o MySQL. Além de também ser grátis, é capaz de ser mais simples de arranjar que o SQL Server. Além disso, sacas juntamente as GUI Tools e ficas com tudo prontinho para aprenderes :P

Um ou outro são fáceis de obter, são grátis e trazem tudo prontinho para se usar, quero dar enfase à questão de utilização porque essas são ferramentas para serem usadas e não para ensinarem SQL.

SQL pode ser treinado com essas ferramentas, acredito que sim, mas não servem para ensinar, logo espero que fique claro que não serão as ferramentas que te poderão ensinar bem ou mal SQL, até porque, cada motor de bases de dados implementa particularidades no SQL diferentes. Isto é, além do melhor ou pior cumprimento do standard da linguagem, são acrescentadas funcionalidades, o que para quem está a aprender pode parecer confuso porque é quem Access um linha de SQL funciona que não vai funcionar em MS SQL Server ou em MySQL.

O link dado pelo pedrotuga é um bom link para quem está a aprender, depois é pegar num tutorial ou livro e aprender sobre o assunto, podendo usar uma das ferramentas mencionadas para praticar um pouco mais, mas será sempre necessário ter em atenção que se estará a fazer uma prática muito virada para a ferramenta usada, em vez de se estar a praticar a linguagem.

O tutorial que o Knitter te deu ao início é o que eu segui e deu-me para me safar bem ;) É simples de ler e está bem estruturado pelo que se começares a brincar por ti próprio e depois tiveres uma dúvida é fácil esclarecê-la.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena, andam por aí algumas confusões ;)

Boa noite! Quero agradecer-lhe pelos conselhos de aprendizagem fornecidos. Neste momento já me encontro mais á vontade em sql server.

Preciso no entanto de mais alguma informação sobre a comunicação entre o sql server com o visual studio 2008. A ligação entre eles já está realizada apenas falta saber qual o formato dos comandos a enviar através do Visual studio para o sql server. Algum link ou alguma informação que possam Postar? Muito Obrigado a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite! Quero agradecer-lhe pelos conselhos de aprendizagem fornecidos. Neste momento já me encontro mais á vontade em sql server.

Preciso no entanto de mais alguma informação sobre a comunicação entre o sql server com o visual studio 2008. A ligação entre eles já está realizada apenas falta saber qual o formato dos comandos a enviar através do Visual studio para o sql server. Algum link ou alguma informação que possam Postar? Muito Obrigado a todos!

Em que linguagem de programação ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em que linguagem de programação ?

O que eu pretendo é realizar uma aplicação em MFC baseada em dialogo que faça a aquisição de dados e os guarda na base de dados. Ou então usando a linguagem c ou c++.

Obrigado!

Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu pretendo é realizar uma aplicação em MFC baseada em dialogo que faça a aquisição de dados e os guarda na base de dados. Ou então usando a linguagem c ou c++.

Obrigado!

Cumprimentos!

Julgo que o melhor é colocar esta questão na secção de C++. E C++ não o posso ajudar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora