• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Como sobreviver num mercado destes?

26 mensagens neste tópico

Tópico num outro fórum:

Information:

Estou a fazer templates por 20$, para os primeiros 5 clientes(só o .psd), se quiserem programado para html são mais 10$.

O meu Portfolio(3 exemplos):

1 http://img91.imageshack.us/img91/2274/37352146hl4.png

2 http://img91.imageshack.us/img91/7633/67416596hl1.png

3 http://img513.imageshack.us/img513/3/50939593pd8.png

A minha resposta:

Desculpa lá mas são pessoas como tu que estragam o mercado de webdesign/webdeveloping... Achas mesmo que esses templates apenas valem $20 e mais $10 (e isto passado para euros fica uma ninharia) por conversão de design para HTML? Mas tu és escravo de alguém?

Preços assim estragam por completo quem faz vida disto (não estou a dizer que é o meu caso) e este tipo de trabalho vale muito mais. Como é que alguém há-de ganhar o que lhe compete quando existe pessoas como tu a vender coisas por uns míseros trocos? Obviamente que se conhecerem os teus serviços te vão escolher a ti. E tu no fundo estás a ser escravo dos teus clientes, podes achar que não, mas a esse preço, acredita que estás.

Se eu fosse arrumar carros ganhava mais do que tu a vender templates a esse preço. O preço de um template não paga a electricidade que gastaste ao concebê-lo...

E não estou a dizer isto como forma de insulto mas é de observação e gostava que tivesses noção da realidade em que vives e da forma que estás a estragar a forma de vida de muitos freelancers e/ou empresas.

Gostava de saber o que têm a dizer sobre isto...

Source: http://www.mais-trafego.info/comunidade/index.php?topic=10993.0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo contigo totalmente, mas é isto que temos...

O problema é que se não for ele, é outro...

Com este desenvolvimento da expansão de informação e os Cursos Tecnológicos e Profissionais de Informática, o mercado é maior...

Mas não deixas de ter razão.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é certo é que os templates não estão nada maus...

Claro está que ele está a fazer trabalho de escravo, ao mesmo tempo que arruina o negócio a outros, mas pá... a vida é dele e ele é que decide o que faz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque que as pessoas levam tudo para o mesmo lado? Já no próprio tópico foi a mesma coisa e acabaram por apagar os posts todos porque as pessoas não sabem ter uma discussão saudável sem mandar uma ou outra boca para o barulho com coisas que não interessam para nada.

O que é que interessa se os templates estão maus ou bons? Não interessa para nada... E se tão bons até mais razão tenho que ele deveria cobrar mais por eles, mas isso não interessa para nada. Claro que se tivessem mesmo maus se calhar nem 20$ valiam, mas a questão não é essa.

E o que interessa se a vida é dele e os templates são dele? Obviamente que são dele e ele faz o que quer com eles, se os quiser dar, que dê mas isso também não interessa para nada, não era isso que estava/está em causa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled,

Porque achas que ele estraga a vida a alguém?

Como o QuickFire disse, a vida é dele e faz dela o que quiser. Produtos mais caros e baratos sempre existiram na história do comércio .. Se falas em justiça, esqueçe la isso  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a lei da oferta e da procura. Se há mais oferta do que procura, é natural que isto acabe por acontecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Naz em relação aos tópico apagados, já sabes o que a casa gasta, há muito gente que não tem a capacidade de "saber ler" e interpretar o que as pessoas escrevem, não vi mal nenhum naquilo que escreves-te e aliás já tinha discutido ctg a minha opinião sobre este assunto. Mas tem que vir sempre alguém estragar uma discussão saudável e sentir-se ofendido com pouco( pelo menos não cheguei a perceber)... enfim!

Sobre o tema, é o que já te disse, tens cada vez mais pessoas a programar e desenhar optimos templates com ajax, mootools, jquery e a vendê-los a 20$, aliás o que está na moda agora é os clubes de templates em que por 30$ a 50$ tens pacotes de 50 templates muito, mas muito profissionais, aliás o meu designer preferido é dono de um clube que utillizo regularmente! E funciona do género tens 50 templates, com 50$ podes aceder durante um ano, a todos os templates e todos os meses sai 1 ou 2 templates! O pessoal vende as templates baratas, mas como não são exclusivas existem clubes com 3000, 5000, 10000 membros! É a nova moda e é assim que agora se faz dinheiro com os templates...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a lei da oferta e da procura. Se há mais oferta do que procura, é natural que isto acabe por acontecer.

Como o Rui indicoi, é mais que natural que os preços afectos a este tipo de serviços venham a ver os seus valores descer.

Como é que podemos concorrer com esses preços, bem depende do tipo de negócio, pelo que consegui perceber essa pessoa cria vários templates e vende os templates, logo não faz um sistema adequado ao cliente mas sim uma produção em massa. Concordo que mesmo assim os preços são bastante baixos mas não estão longe dos preços de mercado, assim não estão longe do preço que o mercado atribui a esse tipo de trabalhos.

Se fizeres uma pesquisa por esse tipo de produtos, os preços, já com HTML, variam bastante, mas o preço andará por volta de 30$, assim, se ele vende as imagens por 20$ e pede mais 10$ pela criação do HTML, não está longe do preço de mercado.

Não podemos é comparar esse tipo de produto com o desenvolvimento de um produto especifico para uma empresa, são componentes diferentes. Os preços apresentados não são de estranhar nem vêm estragar nada a ninguém dado que se enquadram num tipo de mercado que pratica esses preços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Naz em relação aos tópico apagados, já sabes o que a casa gasta, há muito gente que não tem a capacidade de "saber ler" e interpretar o que as pessoas escrevem, não vi mal nenhum naquilo que escreves-te e aliás já tinha discutido ctg a minha opinião sobre este assunto. Mas tem que vir sempre alguém estragar uma discussão saudável e sentir-se ofendido com pouco( pelo menos não cheguei a perceber)... enfim!

Exacto... É que eu nem e quer estava a dizer mal do mix, apenas a fazer uma observação... Mas pronto, não vale a pena falar mais disso.

Eu entendo isso dos templates serem feitos para serem vendidos em massa e tal mas se o preço do mercado estabilizou para esse tipo de valores, acho errado porque é muito baixo. Tudo bem que sejam vendidos em massa, não é exclusivo, feito à medida e etc, mas continuam a ser muito baixos e não sei ate que ponto compensa o trabalho. Em 1000 templates desses, quantos será que vendem o número de unidades suficientes para o trabalho compensar? Provavelmente muito poucos, porque há tantos mas tantos que as pessoas tentam sempre escolher um bom e muito provavelmente que ninguém tenha usado, tendo assim um pequeno toque de exclusividade e o único lesado nisto tudo é o seu autor. Mas burro foi ele...

Mas pronto, isto também já é outra discussão porque eu quando respondi o que respondi no tal tópico não me passou pela cabeça isso dos templates não serem exclusivos e tal só estava a pensar "porra, existe pessoal que para cima de muitas centenas de euros por certos designs e está aqui um individuo a vende-los por 20$" e pensei isto porque recentemente tive uma oportunidade de trabalho de design, fiz o meu preço e não se compara a 20$, longe disso e só me passa pela cabeça se o cliente descobre pessoas que façam templates a 20$ lá se vai o meu negócio. E apesar de o meu preço ser bastante mais que 20$ não dei o orçamento que o trabalho valia (e as razões para isto não interessam para a discussão). E este tipo de coisas deixam-me a pensar, como é que eu posso fazer disto um negócio com um mercado destes?

Mas tudo bem, são templates e não tenham exclusividade... Apesar de achar demasiado barato talvez justifique por serem vendidos em massa e se calhar isto torna-se tudo irónico pois eu talvez tenha feito um preço ao meu cliente baixo de mais, estragando a vida a outras pessoas, não sei, já não sei bem que pensar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro de tudo, não é dito em lado nenhum que os templates são feitos pela pessoa que os vende. Se for um negócio de revenda até que é bem rentável. Se não for o preço é curto, mas não sei o que dizer... pessoalmente, se eu tivesse jeito para templates não os vendia cópia a cópia e não era de certeza a preços destes.

O que acontece é que em portugal há uma brutal falta de conhecimento das tecnologias que leva a que se optem por coisas destas. Tipo... quem comprar isto por 20 euros terá que pagar a alguem para integrar isto com a tecnologia usada no site. Não estou a ver uma empresa a por páginas html estáticas num site, para isso quase que mais vale distribuir panfeletos.

Depois há outra coisa, não me estou a ver a pagar por um template que outras pessoas possam tambem usar, para isso uso um template gpl. Acho que pagar por um template sem se adquirir nenhum direito para alem do uso num site é simplesmente ridículo.

Mas há prováveis problemas tecnicos. Estes templates são provavelmente feitos no photoshop, faz-se uma imagem toda pipi, pega-se numa ferramente da slicing e tá a andar de mota.... e obtem-se uma valente porcaria, para falar bom português. Não tem flexibilidade nenhuma só serve um propósito único. Na verdade isso nem são templates, são uma mistura de layout com template, que são duas coisas completamente distintas.

Para alem disso não é dada qualquer garantia sobre validação por exemplo. E tambem não é dito nada em relação ao numero de imagens e afins, estes templates são capazes de gerar em algumas situações 30 pedidos http por pageview, o que num site com tráfego médio pura simplesmente não pode ser usado.

Independentemente disso tudo, os templates têm bom aspecto na minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algumas das razões que indicaste são o motivo do preço ;)

Mas é mesmo assim, apesar dos preços aparentemente baixos, um mercado lucrativo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O preço de um template não paga a electricidade que gastaste ao concebê-lo...

O mercado das massas é assim mesmo, vender barato mas vender muito.

Perdes a personalização e o valor acrescido da diferença mas ganhas no preço

Se fores para templates exclusivos já o preço salta para valores mais decentes!

Não vejo como isto possa ser concorrência, se se perdeu clientes para um template é porque era o cliente errado era um cliente que procurava algo chapa 5 e não algo personalizado e pensado de propósito para ele, logo era um cliente que estava no mercado errado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vejo como isto possa ser concorrência, se se perdeu clientes para um template é porque era o cliente errado era um cliente que procurava algo chapa 5 e não algo personalizado e pensado de propósito para ele, logo era um cliente que estava no mercado errado!

Este problema, da depreciação do preço do trabalho relacionado com estas novas tecnologias, é transversal a todas as áreas de negócio. Cada vez que um invento ou técnica permitem produzir um produto (semelhante ou melhor) com menos tempo de trabalho humano, o seu valor venal baixa. Ao baixar o seu valor, descem também os preços dos produtos concorrentes (directos ou com a mesma função).

Ao dizeres que não é um problema de concorrência, mas de selecção do cliente, estás a falhar o alvo. É de facto um aspecto do funcionamento do mercado. O cliente até pode querer uma solução personalizada e estar disposto a pagar por essa exclusividade, mas a partir do momento em que tem uma referência de preços da concorrência substancialmente mais barata, irá, agora ou a curto prazo, forçar-te a baixar o preço do teu produto. A vida está cheia de exemplos destes (têxteis, calçado, alimentação, indústria automóvel, etc) e não é por este ser um sector novo que é excepção à regra.

Eu tenho a 'sensação' (sensação porque não tenho dados objectivos que me permitam sustentar uma convicção) que o mercado das TIs vai levar uma cambalhota de 180ª nos próximos 2/3 anos. Os preços dos serviços nesta área vão descer (ainda mais) consideravelmente, uma vez que existem cada vez mais tecnologias ao dispor do cliente que lhe permitem obter resultados muito próximos das suas expectativas, num tempo de trabalho humano imensamente menor do que o necessário há meia dúzia de anos atrás.

Os primeiros impactos serão reflectidos na empregabilidade neste sector - os despedimentos vão continuar e, em algumas empresas, serão mesmo despedimentos em massa (1); outro impacto simultâneo será nos níveis salariais dos empregados neste sector, que, hoje, estão sobrevalorizados face ao valor real dos projectos em que estes participam.

Estou a pisar o risco da 'generalização'. Há sectores de ponta (hoje) dentro do mundo das TIs que continuarão a praticar preços elevados, isto é, preços acima do custo de produção. Mas é uma questão de tempo até que os produtos por eles produzidos sejam 'banalizados' - i.e., sejam produzidos pela concorrência a preços mais baixos - e o preço de custo desça significativamente.

Claro que posso estar enganado e a ver o mundo de pernas para o ar, mas o problema que o Nazgulled coloca é apenas um sintoma (mais um) desta alteração.

(1) A HP já anunciou o despedimento de 24.600 trabalhadores nos próximos 3 anos, metade destes nos EUA.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de entender o que dizes não concordo contigo

No caso das TI e muito resumidamente, o bom das novas tecnologias é serem novas, logo vais precisar sempre de técnicos especializados e esses vão continuar a ser bem pagos

No que diz respeito ao assunto deste tópico é mesmo um problema de mercado errado, o aparecimento da Zara não deu cabo das lojas de marca nem me recordo de estas terem baixado os preços e isto sem entrarmos no campo da alta costura que produzem apenas uma peça de cada

Acho que aqui se passa o mesmo, é possível os templates feitos em massa coexistirem pacificamente com os templates feitos à medida, o problema é que agora o cliente tem mais alternativas e para muitos "ser mais um" é óptimo!

O mesmo se passa por exemplo na programação há quem desenvolva sites com tecnologia e backoffice próprios e há quem implemente o joomla, manbo, drupal, etc... e estes dois mercados coexistem há anos sem grandes problemas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso das TI e muito resumidamente, o bom das novas tecnologias é serem novas, logo vais precisar sempre de técnicos especializados e esses vão continuar a ser bem pagos

Já foram novas e já foram muito bem pagas. Quem não se lembra dos 'anos loucos' do início do século?

No que diz respeito ao assunto deste tópico é mesmo um problema de mercado errado, o aparecimento da Zara não deu cabo das lojas de marca nem me recordo de estas terem baixado os preços e isto sem entrarmos no campo da alta costura que produzem apenas uma peça de cada

Esse é um excelente exemplo! Vai ver à história quantos milhões de alfaiates em todo o mundo fecharam a oficina com o aparecimento da industrialização e do pronto-a-vestir. Existem alfaiates? Claro que sim! E vão continuar a existir? Sem dúvida! Mas serão cada vez menos e na proporção do número de clientes dispostos a pagar os seus serviços.

Acho que aqui se passa o mesmo, é possível os templates feitos em massa coexistirem pacificamente com os templates feitos à medida, o problema é que agora o cliente tem mais alternativas e para muitos "ser mais um" é óptimo!

Eu nem discuto o 'óptimo' ou o 'péssimo'. É, do meu ponto de vista, uma inevitabilidade sobre a qual ninguém individualmente tem controlo.

O mesmo se passa por exemplo na programação há quem desenvolva sites com tecnologia e backoffice próprios e há quem implemente o joomla, manbo, drupal, etc... e estes dois mercados coexistem há anos sem grandes problemas

Esse é outro excelente exemplo! A 'vulgarização' da utilização dos sistemas de CMS generalistas é recente (meia dúzia de anos). Desde aí para cá, os preços cobrados pela realização de trabalhos idênticos aos que esses CMSs generalistas permitem têm vindo a baixar. Não só por causa do preço (zero) desses sistemas, mas também porque se demora menos tempo a desenvolver um projecto de raiz do que demorava há meia dúzia de anos atrás.

Há ainda quem se faça pagar bem por tais trabalhos? Sem dúvida! Mas o número dos que prestam estes serviços tende a reduzir. Talvez a médio prazo fiquem apenas os 'muito bons' a 'despachar' trabalho à medida: serão os alfaiates dos tempos modernos. Para as massas, os programadores passam a ser 'ajeitadores' /adaptadores de sistemas pré-feitos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qquando não existem soluções em série (baratas), toda a gente tem que recorrer a soluções específicas (caras). Quando começam a ser vulgares soluções em série, só uma minoria vai continuar a comprar soluções específicas. A maior parte vai achar que a solução em série tem uma melhor relação custo/benefício.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho sérias dúvidas que isto seja uma situação de competição legitima.

Mas as minhas duvidas têm como base a minha ignorância sobre o que realmente está a ser vendido.

Se isto forem templates a sério, ou seja, com código de markups, style sheets, scripts do lado do cliente, que cumpra os standards, que tenha sido testado nas plataformas mais comuns, que respeite regras de acessibilidade e usabilidade e que esteja documentado. Então não acredito que seja concorrência leal, pois isso vale muito mais que esse dinheiro, e não acredito que as vendas sejam assim tantas para que a quantidade possa compensar.

Se forem apenas imagens então é possível que o preço esteja correcto.

Como é que se sobrevive num mercado destes?

Fazendo as coisas de forma eticamente correcta, com qualidade e valor acrescentado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um cliente que compre um template por 20 Euros é um cliente que recebe um template que vale 20 Euros.

Um cliente que compre um template por 200 Euros é um cliente que recebe um template que vale 200 Euros.

A diferença entre os dois é que mais tarde ou mais cedo o primeiro cliente irá querer templates de 200 euros, quando perceber que os templates de 20 euros não lhe são úteis de todo.

Os mercados estabilizam eventualmente, mas existirá sempre lugar para o pequeno mercado, que no caso se compara a comprar templates no Mercado do Relógio. Só lá vai quem quer, e quem quer lá ir não interessa a quem vende templates por 200 euros.

Não existe nada de errado nisto. É assim em todas as áreas de negócio onde se podem formar pequenos empreendedores. Chama-se Capitalismo e Mercado Livre e eu pessoalmente quero que assim continue. É inclusivamente saudável que assim seja, na minha opinião. A existência de templates por 20 Euros irá garantir que não se façam templates de 200 Euros que afinal vem-se a descobrir só valerem 20 Euros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O "problema" é que grande parte do mercado hoje é para pessoal que não faz ideia da diferença de um template de 5, 10, 20 ou 200 euros.

Não é um problema em si, mas quando o cliente não sabe o que está a comprar é facilmente enganado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo em absoluto. Mas volto a insistir, o mercado estabiliza eventualmente. Os aldrabões eventualmente perdem o negócio, os aldrabados eventualmente percebem o negócio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas em que sentido é que os clientes estão a ser aldrabados? Usando os templates e o autor que deram origem a este tópico, os templates até estavam bem desenhados e na minha opinião valem muito mais que 20€, mesmo só a contar com o design...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falava-se aqui apenas no caso específico de aldrabices.

Nos casos em que não é aldrabice, a minha opinião está na resposta 17.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu não percebo porquê que falaram em aldrabice se quer porque não vejo em quê que isso está relacionado com o assunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Um cliente que compre um template por 20 Euros é um cliente que recebe um template que vale 20 Euros.

Um cliente que compre um template por 200 Euros é um cliente que recebe um template que vale 200 Euros.

O que é te garante que é isso que está a acontecer?

Isso é o que deveria acontecer... Não necessariamente o que acontece...

Não existe nada de errado nisto. É assim em todas as áreas de negócio onde se podem formar pequenos empreendedores. Chama-se Capitalismo e Mercado Livre e eu pessoalmente quero que assim continue. É inclusivamente saudável que assim seja, na minha opinião. A existência de templates por 20 Euros irá garantir que não se façam templates de 200 Euros que afinal vem-se a descobrir só valerem 20 Euros...

Isso acontece se todos forem bonzinhos e não quiserem competir deslealmente, como acontece frequentemente em muitos mercados inclusive nos mercados associados com as tecnologias de informação.

Assim que se começa a não competir lealmente, e a violar outras regras de mercado livre, deixas de ter um mercado livre e saudável, possivelmente até mesmo ao ponto de se poder curar sozinho destas doenças. E pelo caminho há muita gente que pode sofrer injustamente.

Libralismo puro, a crença que o mercado resolve sempre todos os problemas sozinho, é lirismo esta crise actual é uma demonstração disso. O mercado até poderia eventualmente poder curar-se sozinho daqui a alguns anos, mas a que custo? Ao custo de condenarmos outros que não têm culpa nenhuma de se concretizarem como pessoas?

Mas de facto isto é um tema para outra discussão...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que cada um é livre de fazer o que quer desde que respeite os outros, nao concordo com isso, mas acho que nos nao temos o direito de insultar ninguem ninguem nem os trabalhos do outros simplesmente abrir os olhos para a verdade, e da as nossas opnioes

eu nao concordo com isso, nem apoio esses metodos de trabalho, porque quem compra nao sabe no que se mete

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora