• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

Mudar de distro - Fedora

13 mensagens neste tópico

Viva pessoal,

Há já algum tempo que ando com vontade de mudar de distro. Corro o SUSE desde... epá... basicamente desde a versão 4.2 aí à uns 15 anos(?). Quero manter-me fiel à minha estratégia de adoptar distros de natureza comercial e desde à dois dias tenho vindo a testar o Fedora, para ter uma noção do que esperar do RedHat. Mas acontece que não tenho gostado da experiência. Digam-me o que pensam aqueles de vocês que já usaram, usam, ou de outra forma conhecem o fedora...

Alguns pontos negativos:

- GNOME por defeito. Eu sei, mas a ideia não é iniciar uma flamewar. Apenas que o Fedora não apresenta a possibilidade de escolher o desktop no ecrã de login quando tenho mais do que um instalado (últimamente tenho andado a brincar com o XFCE e uso o KDE quase exclusivamente e o Gnome apenas quando estou com a minha filha mais velha).No fedora,  tenho que ir buscar o utilitário switchdesk com o yum, e só posso alterar o desktop dentro de uma sessão e após fazer reset do X Windows.

- gdmsetup não existe. Parece que estão a desenvolver uma nova versão mas é estranho que tenham retirado a anterior e basicamente deixado o fedora 9 sem nenhuma forma simples de configurar o GDM. Não percebi qual foi a ideia. duh!