• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

web2py enterprise web framework

4 mensagens neste tópico

web2py é uma framework web para python tão completa e bem escrita que personifica o que uma framework deve ser.

Entre dezenas de funcionalidades elegantmente implementadas aqui estão algumas das mais relevantes:

-render de formulários e tableas automaticamente a partir de resultsets SQL ou simplesmente dicionários python

-Admin panel automático, moldável e pronto a usar. Esta é a grande diferença, enquanto as outras frameworks oferecem um scaffold mas a sua funcionalidade é limitada e não é possível muda-lo, esta framework cria um admin panel que pode ser mudado e usado num ambiente de produção

-ORM/DAL uma implementação de modelos de dados em condições. Os modelos são definidos em puro python.

-migrações automáticas. Uma edição do modelo resulta numa migração automáticamente feita pela framework

-implementação OO das vistas permitindo criar vistas base e extende-las

-sistema de tracker de erros embutido, um erro na aplicação resulta na sumição automática de um ticket

-compativel com a google app engine

-suporte para markdown, xmlrpc, csv e outros

A web2py é uma webappplication ela própria, para começar a usa-la basta fazer o download e correr a aplicação. É uma standalone application que vem com um servidor web embutido numa porta diferente para não interferir caso tenham um webserver já instalado no sistema.

Esta é de longe a melhor framework web que encontrei até agora. Está bem documentada (ainda que de forma um pouco informal) e os autores estão sempre a responder eles prórprios a todas as dúvidas na mailling list.

Para quem quer uma framework em python, esqueça todo o hype gerado à volta do django, tubo gears, pylons, [inserer framework aqui] e experimentar a primeira framework que tira realmente partido do paradigma POO.

Em cima da web2py os autores já escreveram ainda outra framework,o T2. O T2 visa ser uma implementação de padrões usados nas aplicações web e resulta numa aplicação quase pronta a partir do modelo de dados. Claro que o resultado não é o pretendido para todos os casos. Mas o T2 fica para outra altura.

http://mdp.cti.depaul.edu/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela informação infelizmente tenho passado os últimos tempo a olhas para ruby on rails, admito aquilo é porreiro "faz tudo de uma maneira simples" mas o simples facto de eu não me sentir a vontade com a linguagem ruby traz-me alguns "amargos de boca" tanto que eu andava a procura de alguma coisa "parecida" com ruby on rails no qual eu pode-se aplicar os conhecimento que já possuo...

Só uma pergunta "se me souberes responder claro" o web server que vem com a framework pode ser usado em ambientes de produção e fiável? ou tem alguma ferramenta para "integração" com o apache assim estilo mongrel server que podes usar o cluster, mas o render das views e feito pelo apache o que te traz um bom ganho de performance... 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se tem algum problema no que toca ao funcionamento do servidor em si, mas existe apenas para desenvolvimento, não fo projectado para ser usado em ambientes de produção.

Mas esta framework até nisso é superior. Permite-te com um click fazer pack da aplicação em binário ou com os sources e obtens um pacote pronto a usar. Para dizer a verdade não sei se tem opção de embutir um servidor na aplicação, às tantas uma das formas de packing é precisamente essa. Mas esta framework é a primeira que é compativel com o google app engine (para alem do django e da microframework do google que já vêm com o SDK do GAE ), o que quer dizer que podes fazer deploy de uma aplicação escrita com o web2py no google app engine. É completamente gratuito até meio milhão de pageviews por dia.

Em relação ao rails, nunca usei, só estive a ver como funciona. Na minha opinião a web2py é francamente superior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora