• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft confirms Windows 7 pre-beta for October

69 mensagens neste tópico

PC Advisor —  The first pre-beta version of Windows 7 will be in the hands of developers next month, Microsoft has confirmed.

Speculation that Microsoft was preparing to hand out early versions of Windows 7 began in August, when the software giant revealed that developers would get their first peek at Windows 7 in October, with the Professional Developers Conference (PDC) looking the likely event for the operating system's first official demonstration.

Now, Microsoft blogger Dan Fernandez has confirmed the rumor, revealing that every PDC attendee will get a pre-beta build of Windows 7 on an external USB 2.0 drive.

The successor to Windows Vista will also be covered in 21 PDC sessions, with developers expected to be shown improvements to the Windows kernel, networking, and user-interface. The sessions will also cover energy efficiency; graphics systems; building communication applications; documents and printing convergence; new APIs to find, visualize and organize; new text and graphics APIs; the operating system's design principals; and APIs for building context-aware applications.

Microsoft plans to ship the final version of Windows 7 in January 2010.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E se

Mais 2 anos a usar Ubuntu então :P

E XP...

E isto se o Windows 7 sair da linha do Vista. Porque se for mais do mesmo, então bem que a Microsoft pode dizer adeus a mais um utilizador. Até já tenho planeado um MacOs para este natal! Com o Linux e o MacOS não me vai custar nada mandar o Windows para as couves.

Estou a manter o XP até Dezembro de 2010 quando terminará o suporte Microsoft para aquele que foi o melhor sistema operativo para desktops desta empresa desde o Windows 3.11. A única alteração que vou fazer nos próximos dois meses é migrar do SUSE para o RedHat e também abandonar o Debian de vez. Depois vem o MacOS e de certo que vou andar entretido com isso durante muito tempo.

O Windows Vista nunca teve hipóteses comigo. Comprei um desktop à 3 meses atrás para substituir outra máquina. É que nem fiz boot no Vista que já vinha instalado. Montei a máquina, liguei, abri o tray e pus CD do XP e fiz hard reboot. Tá a andar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcção: O melhor sistema operativo para desktops da Microsoft é o Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcção: O melhor sistema operativo para desktops da Microsoft é o Vista.

:O

Queres comprar o meu? Vendo barato!!! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E isto se o Windows 7 sair da linha do Vista. Porque se for mais do mesmo, então bem que a Microsoft pode dizer adeus a mais um utilizador. Até já tenho planeado um MacOs para este natal! Com o Linux e o MacOS não me vai custar nada mandar o Windows para as couves.

Por acaso já tive um pensamento como o teu, mudei logo devido a várias situações. Primeiro, Os sistema de que falas têm deixado muito a desejar, falas por exemplo em MacOS mas pelo que tenho visto e por argumentos de colegas maus os últimos sistemas têm saido com resmas de bugs. O Linux igual... No meu portátil precisava de gastar tempo para configurar uma distro de linux, se tiver Vista não me preocupo com nada. para quê gastar tempo, até porque tempo é dinheiro, se há um sistema que satisfaz as minhas necessidades muito mais que os outros?

Pelo que vi e ouvi dizer o Windows 7 vais ser da mesmo linha do Vista sim, e ainda bem, porque se fosse da linha do XP estávamos a regredir...

Estou a manter o XP até Dezembro de 2010 quando terminará o suporte Microsoft para aquele que foi o melhor sistema operativo para desktops desta empresa desde o Windows 3.11.

O melhor SO e mais completo é sem dúvida o Vista.

O Windows Vista nunca teve hipóteses comigo. Comprei um desktop à 3 meses atrás para substituir outra máquina. É que nem fiz boot no Vista que já vinha instalado. Montei a máquina, liguei, abri o tray e pus CD do XP e fiz hard reboot. Tá a andar!

Isso não é culpa do SO, é tua ou de quem te vendeu a máquina. Eu também tive problemas bem piores com distros de linux e não é por isso que venho para aqui dizer que são uma bosta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu portatil veio com o vista e depois de um mes de utilização não tive qualquer problema. Não tenho razões de queixa.

Por outro lado, instalei ubuntu no portatil e não me instalou correctamente alguns componentes. Ainda não consigo ter net em casa nem na faculdade :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O vista é de facto um bom sistema operativo, tem como contra o consumo de recursos.

O Windows 7 se os screens que circulam pela net foram reais parece bastante atractivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu utilizo ambos o Windows e o Linux há muitos anos, pelo que quaisquer problemas de instalação (que com certeza que os há com certas combinações de hardware) sempre os consegui resolver. A minha experiência a esse nível tem sido positiva. Mas é certo que deriva do hábito e para um utilizador menos experiente num destes sistemas operativos, quaisquer problemas durante instalação ou first-use possam reflectir-se na sua percepção da qualidade do sistema operativo.

Mas em relação ao Windows Vista existe uma série de outros problemas que o colocam à parte e que me levam a considerar um dos piores, se não mesmo o pior sistema operativo da Microsoft de sempre. Vejamos:

- A Microsoft concorda que não foi muito feliz com o Vista. Também os índices de crescimento do sistema operativo são os mais baixos de sempre.

- O próprio Bill Gates não concordou com o lançamento do Vista nos moldes em que foi feito.

- Os hardware requirements do Windows Vista impossibilitaram o upgrade para este sistema operativo em muitas empresas, independentemente da sua dimensão. Os custos inerentes ao necessário upgrade de hardware adicionados ao preço impressionante das licenças não foi bem recebido. Tem havido também muitos casos de empresas a denunciarem a qualidade do sistema operativo e os seus problemas de utilização, principalmente na área de aplicações legacy que de repente deixam de funcionar. É preciso lembrar que a maior fatia do mercado para sistema operativos concentra-se nas empresas, não nos computadores domésticos. http://news.zdnet.co.uk/software/0,1000000121,39291450,00.htm

- A decisão de integrar uma plataforma DRM é talvez a mais debilitante e criticada de todo o sistema operativo. Sem olhar a mais nada, esta decisão apenas torna o Windows Vista no pior sistema operativo em funcionamento. Existe algo de fundamentalmente subversivo num sistema operativo que em vez de se recusar a ler conteúdos ilegais, opta por reduzir a sua funcionalidade ao ponto de se tornar inoperacional. Esta tem sido uma das mais criticadas.

- A imprensa tem sido geralmente desvastadora em relação ao Windows Vista e a Microsoft não tem sabido também evitar a má publicidade. Muitos fabricantes/assemblers têm feito rollbacks para XP ou acordado em os fazer num case-by-case basis.

...

Um sistema operativo é mais do que a tecnologia que o compõe. Em termos gerais, a Microsoft falhou com o Windows Vista ao também não ter integrado reais evoluções tecnológicas que vão para além dos aspectos de estabilidade ou estéticos. Não conseguiu reduzir os hardware requirements para tornar o Windows Vista um sistema operativo mais facilmente integrado em sistemas existentes no seu mercado, não conseguiu implementar as tecnologias que fariam a real diferença no Vista optando por pouco a pouco as ir retirando (é o caso por exemplo do WinFS que teria feito toda a diferença).

O Windows Vista é um glorioso sistema operativo que não oferece nada de substancialmente diferente do XP para além de uma nova cara (cara essa que tem também sido fortemente criticada nalguns aspectos de usabilidade). Mas mesmo que de alguma forma tudo isto pudesse ser ignorado, um aspecto mantém-se: Um sistema operativo comercial como o Windows mede o seu sucesso nas vendas e nos índices de adopção. E o Vista é um fracasso a toda a linha sendo que a própria Microsoft o admite. Não é portanto legitimo considerar o Vista o melhor sistema operativo de sempre da microsoft. Parece-me desonesto ou fruto de um um espírito de fã que não quer pensar pela sua própria cabeça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Windows Vista é um glorioso sistema operativo que não oferece nada de substancialmente diferente do XP para além de uma nova cara (cara essa que tem também sido fortemente criticada nalguns aspectos de usabilidade).

Eu logo vi, tu não conheces o SO, por isso é que dizes isso.

Não é portanto legitimo considerar o Vista o melhor sistema operativo de sempre da microsoft. Parece-me desonesto ou fruto de um um espírito de fã que não quer pensar pela sua própria cabeça.

Parece-me desonesto é avaliar um produto e não o avaliar correctamente porque não foi usado em tempo suficiente.

Se isso foi para mim devo dizer que sou tudo menos fã, apenas acho ridículos alguns argumentos que vejo por ai. Já usei e continuo a usar Linux, não sou nenhum pró, mas já o usei como SO principal quando mais me convinha. Portanto se isto é a opinião de um fã e desonesta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu logo vi, tu não conheces o SO, por isso é que dizes isso.

Parece-me desonesto é avaliar um produto e não o avaliar correctamente porque não foi usado em tempo suficiente.

Eu acho sinceramente que vou começar a marimbar-me para tudo isto. Acho absolutamente impressionante que após ter feito um esforço para mostrar os meus pontos de vista, acompanhados de links os quais tive o cuidado de investigar, se reduza tudo a uma citação e a fantástica conclusão que eu não conheço o Windows Vista. Como se tu me conhecesses. É preciso ter muita lata!

Acontece que somente por acaso não tenho hábito de dar opiniões sobre o que não sei. Uso os sistemas operativos da Microsoft desde o DOS 3.2 sem interrupção. Conheço o Windows Vista melhor do que tu pelos vistos julgas. Uso-o constantemente em virtude da minha profissão e é também o sistema operativo no portátil da minha mulher à qual tive que ensinar como mexer nele. Também Já tive o sistema instalado numa das minhas máquinas desde o launch day até 1 mês após o SP1. Também acompanhei o desenvolvimento através de algumas versões beta as quais tive acesso.

Os sistemas operativos Windows não são uma brincadeira minha, meu caro. São a parte integrante da minha profissão. Não ando para aqui a mandar bocas para o ar só porque uso o Windows para me xutar com uns jogos e falar com miudas no Messenger. Não. O Windows, o Linux e em breve o Macintosh põe a comida no meu prato. A mim à minha mulher e às minhas duas filhas. Portanto, desculpa lá mas que se lixe aquilo que tu achas que eu conheço ou não do Windows Vista.

Quando te apetecer argumentar o que foi dito, cá estarei. Até lá...

Se isso foi para mim devo dizer que sou tudo menos fã, apenas acho ridículos alguns argumentos que vejo por ai. Já usei e continuo a usar Linux, não sou nenhum pró, mas já o usei como SO principal quando mais me convinha. Portanto se isto é a opinião de um fã e desonesta...

Não. Não foi para ti. Nem sei quem tu és, nem estou interessado em saber. Porquê, sentiste-te ameaçado?

Ouviste-me falar da performance do sistema operativo? Ouviste-me falar das drivers que não funcionam? Ouviste-me queixar de problemas durante a fase de instalação? Não, não ouviste. E não ouviste porque nada disso desprestigia o Windows Vista. Problemas desses têm todos os sistemas operativos. Ando nesta porcaria de vida à muito tempo. Já vi de tudo. O Windows XP já foi um espéctaculo, agora as mesmas pessoas dizem que não presta. O Macintosh já foi uma grande trampa, agora as mesmas pessoas dizem que é o melhor do mundo. O DOS 3.2 era uma porcaria, viva o DR-DOS! Mas as mesmas pessoas dizem hoje que o DOS 3.2 foi o segundo melhor sistema operativo alguma vez desenvolvido. Começo a ficar farto de tanta falta de honestidade.

Um consumidor nunca, mas nunca, se deve dar por satisfeito. Deve ser a sua missão, porque é do seu interesse, chamar a atenção aos problemas e não às vantagens. Essas são óbvias e por demais anunciadas pela própria empresa. Pessoalmente considero que não existe nenhum bom sistema operativo para desktops em funcionamento na actualidade.

Sim, é verdade, considero que muito do fanzine à volta de sistemas operativos e outras coisas é pura castração mental. É o produto da nossa sociedade pop centrada numa cultura em que de alguma forma sentimos que devemos leadade ou lá o que seja a uma empresa. É do mais debilitante que há. É recusarmo-nos a pensar pela nossa própria cabeça. Mas é também recusarmo-nos a aceitar os problemas e criticá-los severamente. E isso  que leva a estas noções tão absurdas como "o melhor" ou "estou feliz".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig, o XP é que é parecido com o Vista, não ao contrário. Não se esqueçam que o XP é fruto de parte do plano inicial do Vista, e que quando falhou decidiram criar o XP, que era metade Vista metade XP..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig, o XP é que é parecido com o Vista, não ao contrário. Não se esqueçam que o XP é fruto de parte do plano inicial do Vista, e que quando falhou decidiram criar o XP, que era metade Vista metade XP..

É um bom ponto de vista. Mas verdade seja dita eu não considero o Vista parecido com o XP. Penso que é um sistema operativo diferente em muitos aspectos. Não é por acaso que quando foi lançado, tive que me habituar à forma diferente de fazer muitas coisas e que à coisa de 1 ano tive que re-ensinar a minha mulher a mexer num sistema operativo Microsoft. No entanto, num plano geral olhando de cima para baixo, não existem diferenças significativas entre estas versões. O dia a dia de um utilizador XP não é muito diferente do de um utlizador Vista.

Em muitas coisas serei incapaz de negar as vantagens que o Windows Vista trás:

- Melhor user protection

- Acho o IIS 7 o verdadeiro grande salto tecnológico. Embora o IIS não seja um produto propriamente Vista. O Apache que se cuide.

- Apesar de ter inumerado este facto, também não posso deixar de dizer que tenho reservas em relação à falta de suporte para algumas aplicações legacy. Algures na evolução do Windows, a Microsoft terá que abandonar certas tecnologias que atrasam o seu desenvolvimento. Neste sentido não é inteiramente mau que aos poucos se comece a deixar para trás aplicações legacy. O ideal era mesmo abandonat de vez esta API e criar uma nova. Como já disse em outros posts, a plataforma .Net poderá vir a permitir esse salto gigantesco (e uma verdadeira evolução) se for largamente adoptada para o desenvlvimento Windows. Esperemos que sim.

Mas nada esconde o fact que a própria Microsoft reconhece o erro que foi lançar o Vista como o lançou e espera não repetir com o Wndows 7. Nada esconde o facto que o Vista teve uma das piores performance de sempre na adopção de um sistema operativo da Microsoft e que 2 anos após o seu lançamento ainda não atingiu sequer os 20%, sendo o XP ainda o sistema operativo mais usado com cerca de 70%. Estas coisas não surgem do nada e seria prerível entendê-las, apreciá-las pela verdade crua que representam. Não se pode falar de "o melhor sistema operativo de sempre" com estes números e com a própria microsoft a admitir. É preciso acordar!

Entretanto também estou curioso quando a plataforma DRM entrar em funcionamento lá para 2010. Aí vou estar atento a estas opiniões todas e ver quem de repente vai mudar a sua opinião quando os seus backups deixarem de funcionar ou já não conseguirem ver os filmezitos ou jogar os joguitos ilegais no windows Vista e 7.  Pois... vai ser interessante. "O Windows Vista é uma porcaria!" vai ser o grito. Pois , pois.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, Vista e XP são versões diferentes, mas o XP é derivado de muitos aspectos que eram para ter saído no vista à 7 ou 8 anos atrás. Ou seja, agora deviamos estar a trabalhar com o Windows 7, que se chamaria 6  :P

Resumindo, o Vista foi um erro que custou à M$ bastante tempo e dinheiro.

Eu uso Vista pelo simples facto que veio no laptop, e porque preciso de ferramentas como PS Illustrator e PS3 para trabalhar, e para me entreter com uns jogos pontualmente, e tenho de dar mérito à M$ pelas funcionalidades que só consigo deles. Mas em caso de "vida ou morte", venha Linux :D

Aceito o facto de haver muita gente que defende e critica o Windows e Linux, mas primeiro gostaria que essas mesmas pessoas enumerassem o uso que dão a cada um, porque muitas vezes leio por aqui comentários descabidos de "originalidade", dita "falta de argumentos", e que lhes retira qualquer tipo de credibilidade. Dizer "não presta" não é suficiente numa comunidade destas. Além do mais ( não estou a defender a M$ ), muitos dos problemas do windows podem ser resolvidos com paciencia, e o sistema estabilizar a um certo ponto, mas é preciso as pessoas darem-se a esse trabalho. É claro que se eu começar a receber BSOD por fazer esta ou aquela acção ( eu recebo por exemplo se iniciar o xampp no vista no arranque do sistema ), e não se derem ao trabalho de procurar soluções, ficando apenas com o sentimento de "desprezo".

Mas pronto, eu não sou ninguém mesmo para falar destas coisas  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho sinceramente que vou começar a marimbar-me para tudo isto. Acho absolutamente impressionante que após ter feito um esforço para mostrar os meus pontos de vista, acompanhados de links os quais tive o cuidado de investigar, se reduza tudo a uma citação e a fantástica conclusão que eu não conheço o Windows Vista. Como se tu me conhecesses. É preciso ter muita lata!

Acontece que somente por acaso não tenho hábito de dar opiniões sobre o que não sei. Uso os sistemas operativos da Microsoft desde o DOS 3.2 sem interrupção. Conheço o Windows Vista melhor do que tu pelos vistos julgas. Uso-o constantemente em virtude da minha profissão e é também o sistema operativo no portátil da minha mulher à qual tive que ensinar como mexer nele. Também Já tive o sistema instalado numa das minhas máquinas desde o launch day até 1 mês após o SP1. Também acompanhei o desenvolvimento através de algumas versões beta as quais tive acesso.

Os sistemas operativos Windows não são uma brincadeira minha, meu caro. São a parte integrante da minha profissão. Não ando para aqui a mandar bocas para o ar só porque uso o Windows para me xutar com uns jogos e falar com miudas no Messenger. Não. O Windows, o Linux e em breve o Macintosh põe a comida no meu prato. A mim à minha mulher e às minhas duas filhas. Portanto, desculpa lá mas que se lixe aquilo que tu achas que eu conheço ou não do Windows Vista.

Tem lá calma, não é preciso ser arrogante a esse ponto. Acho realmente insensato aqui que disseste anteriormente e o que estás a dizer agora, mas lembra-te que eu também tenho direito a dar a minha opinião, e se nem com esses links que apresentaste eu mudei de opinião só tens é de respeitar.

Não. Não foi para ti. Nem sei quem tu és, nem estou interessado em saber. Porquê, sentiste-te ameaçado?

Ouviste-me falar da performance do sistema operativo? Ouviste-me falar das drivers que não funcionam? Ouviste-me queixar de problemas durante a fase de instalação? Não, não ouviste. E não ouviste porque nada disso desprestigia o Windows Vista. Problemas desses têm todos os sistemas operativos. Ando nesta porcaria de vida à muito tempo. Já vi de tudo. O Windows XP já foi um espéctaculo, agora as mesmas pessoas dizem que não presta. O Macintosh já foi uma grande trampa, agora as mesmas pessoas dizem que é o melhor do mundo. O DOS 3.2 era uma porcaria, viva o DR-DOS! Mas as mesmas pessoas dizem hoje que o DOS 3.2 foi o segundo melhor sistema operativo alguma vez desenvolvido. Começo a ficar farto de tanta falta de honestidade.

Um consumidor nunca, mas nunca, se deve dar por satisfeito. Deve ser a sua missão, porque é do seu interesse, chamar a atenção aos problemas e não às vantagens. Essas são óbvias e por demais anunciadas pela própria empresa. Pessoalmente considero que não existe nenhum bom sistema operativo para desktops em funcionamento na actualidade.

Sim, é verdade, considero que muito do fanzine à volta de sistemas operativos e outras coisas é pura castração mental. É o produto da nossa sociedade pop centrada numa cultura em que de alguma forma sentimos que devemos leadade ou lá o que seja a uma empresa. É do mais debilitante que há. É recusarmo-nos a pensar pela nossa própria cabeça. Mas é também recusarmo-nos a aceitar os problemas e criticá-los severamente. E isso  que leva a estas noções tão absurdas como "o melhor" ou "estou feliz".

O mais curioso é que essa mentalidade predomina nos pseudo-haters do Vista, que na maioria das vezes exprimem o argumento de "O Vista sucka porque quando o usei durante 20 minutos não gostei".

Espero realmente que o Windows 7 seja um Vista com maior estabilidade, não é que não tenha estabilidade neste momento, mas para alguns críticos parece que está cheio de bugs e não possui nada de novo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E a questão é mesma essa; em termos de usabilidade não existe nada de errado no Windows Vista. É estável (a partir do SP1. Mas recordemos que o XP só o foi a partir do SP2), parace hoje ter passado por cima de muitos dos problemas com drivers que o vinham a trazer problemas, e é em todos os aspectos somente mais um sistema operativo capaz de responder às necessidades de um utilizador, de um programador e de um power user.

Mas olha lá outra vez para a minha lista de críticas... Está lá alguma coisa que ponha em causa isto? Em momento algum falo ou falei (faz lá uma pesquisa por posts do Marfig) do Vista não prestar porque não é estável, ou crasha, ou sei lá o quê mais que eu tenho ouvido falar aí (e onde concordo inteiramente contigo que são argumentos frágeis e sem conteúdo). Falo de outras questões, a meu ver muito mais relevantes e que invariavelmente posicionam um sistema operativo comercial como o Windows.

Se te conseguires abstrair por um momento do último parágrafo e olhares para o resto, talvez compreendas. No fim chego a uma conclusão, sim senhor, que o Vista não traz nada de novo. Poderemos discordar aí. Paciência. Diz-me o que achas que tem de novo se te apetece debater sobre o assunto. De outra forma o que é tu queres que eu pense da tua opinião? Afinal não estás tu também a criticar a critica sem fundamentar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se te conseguires abstrair por um momento do último parágrafo e olhares para o resto, talvez compreendas. No fim chego a uma conclusão, sim senhor, que o Vista não traz nada de novo. Poderemos discordar aí. Paciência. Diz-me o que achas que tem de novo se te apetece debater sobre o assunto. De outra forma o que é tu queres que eu pense da tua opinião? Afinal não estás tu também a criticar a critica sem fundamentar?

Basicamente não me apetece fundamentar, outra vez. Já o fiz vezes sem conta em vários posts, se quiseres fazer uma pesquisa no fórum encontras a resposta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bem. Assim farei. Depois farei o meu post aqui com os teus argumentos e se concordo ou não com eles e porquê.

Mas ficará para depois. Agora estou a fazer um upgrade ao Fedora que nunca mais acaba, não me diz quanto falta, não tenho forma de cancelar e não faz throttle quando utilizo o web browser. (Não. Não são apenas os sistemas operativos da Microsoft que parecem ter sido construídos por débeis mentais)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ia bem... já estou mesmo aleste do que a a Microsoft vai fazendo... então eu ainda nem tive oportunidade de usar o vista mais do que cinco minutos e estes gajos já estão a falar noutro windows?! Começo a não perceber qual o objectivo do lançamento destes produtos. Tipo, supostamente quais são as necessidades crescentes que estes sistemas operativos novos vêm satisfazer?

Tipo, o windows 95 introduziu um conceito novo de navegação no desktop, arranque automatico, etc. o 2000 e o 2003 introduziram muitos melhoramentos na navegação de ficheiros e afins, o xp revolucionou por completo o seu suporte para hardware, etc. Isto são apenas alguns exemplos.

Neste momento não faço ideia de quais sejam as principais preocupações e que desenvolvimentos são feitos.

Uma coisa parece-me obvia da minha experiencia de utilização: o windowsXP finalmente ofereceu um nivel de estabilidade aceitavel, 95, 2003, 2000, me, eram uma vergonha, sempre a bloquear e cheior de erros inadmissiveis.

Já agora, em termos de compatibilidades a todos os níveis, o windowsXP foi o marco mais importante para a microsoft. No vista, pelo que tenho lido fizeram-se alguns recuos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Apesar de ter inumerado este facto, também não posso deixar de dizer que tenho reservas em relação à falta de suporte para algumas aplicações legacy. Algures na evolução do Windows, a Microsoft terá que abandonar certas tecnologias que atrasam o seu desenvolvimento. Neste sentido não é inteiramente mau que aos poucos se comece a deixar para trás aplicações legacy. O ideal era mesmo abandonat de vez esta API e criar uma nova. Como já disse em outros posts, a plataforma .Net poderá vir a permitir esse salto gigantesco (e uma verdadeira evolução) se for largamente adoptada para o desenvlvimento Windows. Esperemos que sim.

Também penso que a plataforma .NET será o futuro do Windows. E parece mesmo que a Microsoft está a apostar nessa ideia, com vários equipas a fazer Research desse tópico. Li há uns tempos um post que referia os nomes desses projectos de Research, baseados também no projecto Singularity, um kernel desenvolvido em C#. Se a memória não me falha, o objectivo é "portar" toda a API nativa do sistema para .NET, e emular a Win32 API. Já estive a tentar encontrar esse artigo, mas não consegui. Se entretanto der com ele, faço outro post neste tópico.

Ia bem... já estou mesmo aleste do que a a Microsoft vai fazendo... então eu ainda nem tive oportunidade de usar o vista mais do que cinco minutos e estes gajos já estão a falar noutro windows?! Começo a não perceber qual o objectivo do lançamento destes produtos. Tipo, supostamente quais são as necessidades crescentes que estes sistemas operativos novos vêm satisfazer?

O Windows Vista já saiu em Novembro 2006. Não há qualquer problema em falar de novos sistemas operativos, até é bom, para a userbase se poder preparar para a eventual migração e/ou decidir o seu futuro em termos tecnológicos. E não te esqueças que até o Windows 7 sair ainda devem ser uns dois anos, por isso tens tempo para usar o Vista. :P

E na minha opinião, é preferível lançar produtos novos de 2 em 2 anos do que de 5 em 5 anos. Essa é a estratégia da Apple que prefere lançar updates / "service packs" para o Mac OS X com pouco tempo entre eles. As distribuições de Linux também funcionam de uma maneira semelhante, embora ache que de 6 em 6 meses também seja muito pouco tempo para testar e corrigir eventuais bugs. Mas isso já é conversa para outro tópico.

Uma coisa parece-me obvia da minha experiencia de utilização: o windowsXP finalmente ofereceu um nivel de estabilidade aceitavel, 95, 2003, 2000, me, eram uma vergonha, sempre a bloquear e cheior de erros inadmissiveis.

Sim, o XP com o SP2 atingiu um bom nível de estabilidade. E o Windows 2000 (com os últimos SPs) e 2003 são bastante estáveis, não sei onde foste buscar essa ideia. Eu pelo menos já usei o 2003 Server durante alguns meses como workstation e não tive problemas. Mas como sempre, eu não ter problemas não significa que eles não existam. Mas essas versões do Windows têm geralmente fama de ser as mais estáveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou um pouco como o Hipnoted no sentido que tanto eu e ele (mais ele) já nos fartamos de discutir o Vista vezes e vezes sem conta e a verdade é que os argumentos para o Vista ser pior que o XP são sempre os mesmos e já cheiram mal porque não são bem assim como os pintam...

Mas pronto, vou tentar não adiantar-me muito e comentar os problemas que o Marfig "não gosta" no Vista:

- A Microsoft concorda que não foi muito feliz com o Vista. Também os índices de crescimento do sistema operativo são os mais baixos de sempre.

- O próprio Bill Gates não concordou com o lançamento do Vista nos moldes em que foi feito.

Dois pontos que para mim não me dizem rigorosamente nada mas mesmo nada sobre um sistema operativo. O facto de a Microsoft não ter ficado feliz com o Vista e o próprio Bill Gates não ter concordado com o seu lançamento nos moldes que foi não dizem rigorosamente nada sobre o mesmo. Essas opiniões podem ter sido pelo simples facto de que eles queriam mais e melhor e não aquilo que saiu, mas isso não significa que o que saiu não seja bom. Apenas que eles tinham melhores planos para o Vista e mais expectativas para o próximo SO da Microsoft que estava a demorar eternidades a sair. Isso tudo aliada à pressão dos média (e também de toda gente) criticando todos os adiantamentos do Vista não lhes favoreceu nada e optaram por lançar um sistema meio completo que não é aquilo que sempre quiseram que fosse mas que não é mau nem pior que o XP, longe disso. Muita gente sempre disse que o Vista deveria sair quando tivesse pronto, que se adiasse o que fosse preciso adiar, mas todos sabemos que se isso acontecesse, iria haver muitas más línguas. Raios, há sempre má línguas sobre a Microsoft e o Windows, quer as coisas sejam bem feitas ou mal feitas... E não tenho nada mais a dizer sobre este ponto...

- Os hardware requirements do Windows Vista impossibilitaram o upgrade para este sistema operativo em muitas empresas, independentemente da sua dimensão. Os custos inerentes ao necessário upgrade de hardware adicionados ao preço impressionante das licenças não foi bem recebido. Tem havido também muitos casos de empresas a denunciarem a qualidade do sistema operativo e os seus problemas de utilização, principalmente na área de aplicações legacy que de repente deixam de funcionar. É preciso lembrar que a maior fatia do mercado para sistema operativos concentra-se nas empresas, não nos computadores domésticos. http://news.zdnet.co.uk/software/0,1000000121,39291450,00.htm

Meia verdade... Acredito que isso tenha sido problema para muita gente e que em certas e determinada máquinas o Vista não corra tão bem como o XP. E sim, não nego que o Vista requer muitos mais recursos que o XP. Mas isso para mim, por um lado, chama-se evolução e as pessoas têm de acompanhar a evolução da tecnologia ou ficam para trás. Mas isso já é problema de cada um e cada um sabe de si. Contudo, acho que os requisitos do Vista, para algumas máquinas, algumas situações, sejam de mais e talvez este aqui seja o ponto mais forte para este SO ser "mau" porque não o souberam optimizar como deve ser. Claro que nunca iria pedir o mesmo que o XP, mas se calhar poderia pedir menos, talvez o 7 seja mais eficiente nesse aspecto.

No entanto a verdade é que se tiveres um PC que aguente bem com o Vista, ele funciona 1000% bem, essa é que é essa... E o porquê de eu ter dito meia verdade? Já usei este argumento e volto a usa-lo porque é tão bom como outro qualquer. O meu portátil tem 3 anos, na altura o Vista ainda estava em beta e eu obviamente que usava o XP com SP2. A verdade é que o Vista actualmente corre muito melhor que o meu XP antigo. É mais estável, mais rápido e mais agradável. Pode não ser importante para muita gente, mas eu preso bastante a usabilidade aliada ao interface. A verdade é mesmo essa, portátil com 3 anos a funcionar melhor com o Vista do que com o XP a quase todos os níveis. Só tenho problemas com os drivers mas isso é culpa da LG e não do Vista/Microsoft.

- A decisão de integrar uma plataforma DRM é talvez a mais debilitante e criticada de todo o sistema operativo. Sem olhar a mais nada, esta decisão apenas torna o Windows Vista no pior sistema operativo em funcionamento. Existe algo de fundamentalmente subversivo num sistema operativo que em vez de se recusar a ler conteúdos ilegais, opta por reduzir a sua funcionalidade ao ponto de se tornar inoperacional. Esta tem sido uma das mais criticadas.

Este pode ser um dos pontos mais criticados e quiçá dos mais falsos. Eu nunca tive qualquer problema com DRMs e até digo melhor, se eu não soube o significado de "DRM" nem se quer tinha conhecimento do que é isso por nunca tive problemas dessas no Vista e desconheço quem tenha. Passam muitos conteúdos multimédia ilegais e legais no meu portátil (eu não saco nada, são os amigos que experimentam coisas) e nunca tive "funcionalidade reduzida ao ponto de se tornar inoperacional". Nunca vi, nunca li nem nunca presenciei, para mim não passam de rumores.

Mas agora gostava mesmo que me apontasses algo que realmente argumentasse que isto é problema no Vista porque eu não tenho nem nunca tive este problema. O meu Vista funciona como sempre funcionou.

Mas mesmo que assim seja, onde é que isto torna o sistema operativo pior que o XP? O Vista é mais rápido, mais estável, mais seguro, mais fiável, mais prático, mais usável, etc... Tem DRM logo é pior que o XP. Eu não considero isto válido... No máximo é um ponto negativo para o Vista, mas não este ponto sozinho não o vai tornar pior que o outro sistema operativo por mais diabólico que seja o DRM.

- A imprensa tem sido geralmente desvastadora em relação ao Windows Vista e a Microsoft não tem sabido também evitar a má publicidade. Muitos fabricantes/assemblers têm feito rollbacks para XP ou acordado em os fazer num case-by-case basis.

Mais uma vez, em quê que isto faz dele um sistema operativo pior que o XP. Quanto muito faz dele um sistema operativo mau na boca das pessoas, na prática, não faz nada de nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Este pode ser um dos pontos mais criticados e quiçá dos mais falsos. Eu nunca tive qualquer problema com DRMs

Porque só vai ser activado em 2010.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando lá chegarmos discutiremos então esse problema, pode ser? É que um problema em 2010 não faz com que um programa seja mau e pior que o seu antecessor no ano corrente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E sim, não nego que o Vista requer muitos mais recursos que o XP. Mas isso para mim, por um lado, chama-se evolução e as pessoas têm de acompanhar a evolução da tecnologia ou ficam para trás.

Chamas evolução constantemente tornar inúteis os avanços no hardware? Boa,

A verdade é mesmo essa, portátil com 3 anos a funcionar melhor com o Vista do que com o XP a quase todos os níveis.

Marca e modelo, por favor?

Em todo o caso, o Vista quando foi lançado estava anunciado para correr em máquinas com 2 anos, pelo que o teu portátil estava bem dentro dos limites. A única coisa que não sei é o que queres dizer com "correr melhor". Mais rápido não é certamente (e é melhor nem ires por aí). Queres dizer mais estável? Tenho as minhas sinceras dúvidas, mas posso aceitar sim senhor. Repara no entanto que meu P4 tenho o mesmo XP instalado à cerca de 3 anos quando fiz a útima reinstalação. No Dual Core tenho à quase 2 anos. Em ambas as máquinas já cheguei a 1 semana de uptime sem hibernation nem nada pelo meio e a utilizá-las intensivamente. Claro que só com o SP3 e com um sistema o mais fine-tune possível. Tenho dúvidas que o Vista consiga isto, Não neste SP quase certamente (o Vista já me crashou duas vezes com o SP1 no escritório. E já não me lembro qual foi a última vez que o XP me crashou). Mas como digo, poderá ser possível. Só ainda não vi testes a comprovarem e não tenho condições neste momento para fazer nenhum.

Só tenho problemas com os drivers mas isso é culpa da LG e não do Vista/Microsoft.

Depende. São certificados os drivers? É que uma das grandes criticas que se fizeram à Microsoft foi exactamente a certificação leviana de drivers para o Vista que afinal não funcionavam, crashavam o computador e alguns chegavam mesmo a obrigar a reinstalar o sistema operativo. Se os teus drivers da LG são certificados então a culpa é tanto da LG como da Microsoft.

Quando lá chegarmos discutiremos então esse problema, pode ser?

Claro que pode. E eu tenho boa memória. É da profissão eu acho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou postar aquilo que ja postei 30 vezes e a maior parte das vezes desisti da discussão por ser acusado de "Fundamentalista contra o Vista ..." Mas no meu trabalho sem querem dar números demasiados avultados, posso dizer que 80% das pessoas das quais me vieram pedir para comprar um computador novo passado no máximo 1 mês estavam a pedir para volta para o xp, o que isto te diz?

Um sistema desenhado para ser eyecandy que vem com uma marca e um sistema de funcionamento enraizado em 90% dos utilizadores de Pc domésticos, é que nem quando foi do 98 para o Me me lembro de tantas pessoas se sentirem como "peixes fora de agua" a usar um sistema operativo, eu inclusivo vi pessoas a desistir de comprar pc´s por virem com o vista e não suportarem Xp, claro que vão dizer que isso não interessa que o sistema é mais fiável mais bonito mas bem desenhado, e digam-me a historia da microsoft nao vos ensina nada?? que é certo que a facilidade e ter a "papa" toda feita sempre foi mais importante para o utilizador final(comum que usa o exel outlook internet explorer) que a estabilidade, foi isso que mandou a microsoft cá para fora... Apesar de muitos "peritos" dizerem que eram sistemas inferiores...

Podem já dizer que são argumentos fracos e tudo isso outra vez, mas e a realidade a minha realidade em relação ao windows vista! isto tudo sem expressar aqui a minha opinião pessoal que também não e boa

@Nazgulled - Como me respondes-te no outro tópico que ignorância é uma bênção é a minha opinião em relação ou vista se é ignorância assim seja mas pelo menos não sou ignorante sozinho que é mais confortável! eu sou um utilizador final tenho que perceber de arquitecturas ou o simples facto de me irritar ter uma janela sempre a perguntar se quero fazer isto ou aquilo não é um ponto contra,quando o xp não me faz isso? isto um exemplo abre os horizontes e não faças deste exemplo o meu "baluarte" contra o vista! Tu gostas porreiro agora espero que consigas ir mais longe que por simplesmente que os outros porque vêem as coisas de maneira diferente são ignorante...

Não serão "ignorantes" como eu todos aqueles que estão a deixar o vista de lado?

PS: A titulo de curiosidade eu estava-me a preparar para migrar o escritório todo para vista, são cerca de 30 computadores, usados para dynamisc ax, exel e outlook e pouco mais a minha patroa "dona da firma" por coincidência comprou a cerca de 2 meses um computador com vista e veio me perguntar se não dava para deixar os pc com o xp por mais uns tempos porque ela não se intendia com aquilo (vista), e muito provavelmente a maior parte das pessoas do escritório também não se iriam intender então ela achou um mau investimento! Tens aqui uma prova real do meu conceito! A malta é ignorante não sabe avaliar um sistema operativo isso tudo pode ser verdade mas como me aconteceu a mim, em muitos outros casos são exactamente esse ignorantes que decidem se vão abrir "os cordoes a bolsa" para o vista...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora