• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Computador não arranca do CD

10 mensagens neste tópico

Estou a tentar fazer uma máquina arrancar a partir do CD para instalar outro SO, e não consigo  :P

Já vi na BIOS, e está configurado para arrancar do CD em primeiro, mas inicia sempre o SO que está instalado (o XP).

Alguma sugestão sobre qual é o problema?

Será que a forma como os disco e o leitor de CDs estão ligados à board pode impedir a BIOS de arrancar do CD? Não sei se isto faz algum sentido, mas foi a única coisa que me veio à cabeça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

primeiro, meter apenas como boot o CD para ver se ele consegue arrancar por cd

segundo, meter um original ou gravar outro para tirar as dúvidas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz F11 ao iniciar e tenta selecionar a Drive onde tens o CD a vêr se arranca, se não arrancar o problema pode ser do CD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deve ser do CD, porque também testei com um CD de Linux e nada (este do Linux, noutro pc funciona).

Aparentemente ele só arranca com o do XP (talvez por ter o XP instalado?).

primeiro, meter apenas como boot o CD para ver se ele consegue arrancar por cd

Para fazer isso tenho que desligar os discos, não?

É que na configuração da BIOS apenas posso definir a ordem de boot, não posso dizer para não fazer boot dos discos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não tem nada a ver, a escolha do boot é feito pela BIOS, não tem nada a ver com ter windows ou não ter windows.

eu desconfiava mais do leitor de cd, pode tar mal disposto e não lhe aptecer ler esse cd, por isso é que....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas mesmo no caso do XP eu pressuponho que ele esteja a arrancar do disco, e o XP é que detecta que tem um CD do XP, e pergunta-me se quero arrancar dele.

E como já referi, já testei com dois CDs. Estou a fazer download de um LiveCD de Linux, e vou experimentar também com esse.

Acho que também vou tentar arranjar um disco em branco, para ver se resolve o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas mesmo no caso do XP eu pressuponho que ele esteja a arrancar do disco, e o XP é que detecta que tem um CD do XP, e pergunta-me se quero arrancar dele.

O XP nao faz isso. O instalador no CD é que detecta que existe um Windows instalado e pergunta se queres arrancar do CD.

Só por causa das coisas, qual a idade da motherboard? E do leitor de CDs?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deve ter nada a ver com o sistema operativo instalado, uma vez que  assim que o boot do sistema operativo que está no disco é carregado já é tarde para carregar outro boot.

O que me aconteceu ainda ontem ao usar um liveCD, é que, num computador com dois leitores de CD só um é que permitia ser usado para carregar um sistema de arranque. Provavelmente o master, digo eu assim em palpite.

Não estás a colocar o Cd no slave?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já estive a alterar a configuração dos discos e leitor de cds, e meti o leitor de cds como secondary master (o disco é o primary master). Penso que aqui já não devem haver problemas.

Também pensei que devia ser problema da board (o pc é um compaq de 1999, e este problema até é habitual nos compaqs), mas segundo o que vocês dizem, o XP está a arrancar correctamente  :P

Bem, quando chegar a casa testo com mais um CD a ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já consegui arrancar com um LiveCD de Linux. Vou instalar-lhe o Linux, e depois vejo se consigo pôr no GRUB uma opção de arrancar de CD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora