• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

godofwar

programa de fisico quimica

66 mensagens neste tópico

boas pexoal preciso da voxa ajuda o meu setor de fisico-quimica mandou faxer um programa k calculaxe o rendimento dos paineis solares e deu varios calculos e uma folha pa faxermos ixo sera k voxes podem ajudar-me e que não sei por que ponta e k hei-de começar

calculos: calculosdefisicoquimica7jd.th.jpg

a outra folha lool: fisicoquimica2jy.th.jpg

cumps

godofwar

alguma duvida digam

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sera que ninguém sabe e que só tenho 1 mês pa fazer este programa toda a ajuda agradeço....

cumps

godofwar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sera que ninguém sabe e que só tenho 1 mês pa fazer este programa toda a ajuda agradeço....

cumps

godofwar

onde esta o teu codigo....  :dontgetit:

hummm.... isso é so formulas... nao tem nada de mais....  :P

Apresenta ai o teu trab...e nos ajudamos a corrigir os teus erros e tirar as duvidas em algo k nao esteje a funcionar bem  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Que parte do código é que já fizeste?

Qual é o preço do Kw?

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

foi a primeira vez que vi pascal na minha vida...

tens a certeza que aquilo leva aqueles numeros com um traço a frente no inicio da linha????

parece mesmo muito esquisito..

anyway... isso tem que ser implementado em pascal? é que isso pode basicamente ser implementado em qq linguagem de programação. Não queres fazer isso por exemplo em matlab?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o codigo ta aki:http://rapidshare.de/files/18509145/paineis_solares.pas.html

o preço do kw e o utlizador k vai inserir

seria mto mais agradavel teres colocado o codigo aqui...

Vou coloca-lo!  :P

Program paineis;

uses crt;

var Consanu, Preco,Pmaxima:integer;

begin
1-Custo anual da energia electrica:= Consumo anual(kWh)*Preço por Kwh;
readln;
2-Consumo Diario:= Consumo_anual/365-dias;
readln
3-Pnecessária:= consumo_diario_de_energia/insoluçao_diaria(h);
readln;
4-Nº de celulas solares:=Pnecessaria/Pmaxima_por_celula;
readln;
5-Nº de paineis solares:=Nº_de_celulas/nº_de_celulas_por_painel;
readln;
end.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dsc tofas ñ tnh percebido komo xou novo nisto ñ percebi kanto ao matlab ñ pode xer pk alem de ñ saber programar em matlab o meu setor pediu k fixexemos o programa em pascal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

godofwar, bem vindo ao forum antes de mais.

Não queria mesmo que me intrepertases como "olha, lá vem um gajo dar-me na cabeça com cenas sem jeito nenhum" mas o que se passa é o seguinte: O tipo de escrita "á lá msn" não ajuda muito, para preceber o que "dizes" temos que ler, descodificar, e compreender. Já se torna complicado muitas vezes exprimir o problema que queremos expor, e os "kanto" os "xer" os "fixexemos" etc.. não ajudam muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

peço desculpa então não volta a acontecer tal coisa mas quanto ao programa será que me conseguem dar uma ajudinha estou a por mais umas coisas já posto aqui obrigado desde já

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo o que li do código, nao se enquadra no que sei de Pascal ...

Podes explicar o que é aquele code ?

Parece mais 1 Menu que outra coisa ... mas esses readln's  e tal ... explica passo a passo o que é ... para te poder ajudar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm...

Eu estava a pensar em aparecer tipo um menu e tu introduzires a opção que desejasses.

Qualquer coisa assim:

Program paineis;

uses crt;

var Consanu, Preco,Pmaxima,opc:integer;

procedure menu; {cria o menu para que introduzas uma opcao}
begin
writeln('1-Custo anual da energia electrica');
  	writeln('2-Consumo Diario');
writeln('3-Potencia necessaria');
writeln('4-Numero de celulas solares');
writeln('5-Numero de paineis solares');
repeat
	readln(opc); {le a opcao introduzida...}
until opc in [1..5]; {...ate que esta seja um valor de 1 a 5}
end;

begin
clrscr;
menu; {invoca o procedimento menu criado anteriormente}
case opc of
'1':
begin
write('Introduza o numero de kw consumidos: ');
readln(Consanu);
write('Introduza o preco do kw: ');
.....
.....

Claro que isto se criasses um procedure para cada cena tipo "procedure custo_anual" tornava-se muito mais "limpo".

Não sei se já deste os procedures, mas basta fazeres uma cena tipo:

procedure num_paineis
begin
      write('Introduza o numero de celulas: '); {poe a mensagem no ecra}
      readln(numcel); {le o numero de celulas introduzidas pelo utilizador}
      write('Introduza o numero de celulas por painel: ');
      readln(celpainel);
      paineis:=numcel/celpainel;
end;

Espero ter ajudado em qualquer coisa...  :P

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estou a perceber o código que está lá em cima e as formulas todas faltam algumas mas estou a meter agora as que faltam o que eu pretendo é isto: é meter as formulas todas e depois fazer assim se prentende calcular o consumo anual da casa prima 1 se pretende calcular o consumo diario prima 2 e assim sucessivamente entendem?

cumps

godofwar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ninguém consegue ajudar-me é que estou mesmo desesperado....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estou a perceber o código que está lá em cima e as formulas todas faltam algumas mas estou a meter agora as que faltam o que eu pretendo é isto: é meter as formulas todas e depois fazer assim se prentende calcular o consumo anual da casa prima 1 se pretende calcular o consumo diario prima 2 e assim sucessivamente entendem?

cumps

godofwar

Pah, nao podes crer tudo feito ... pelo que o MAiDEN_DuDE fez ali podes tirar conclusões e modificares para o que queres ... sinceramente ...

Nao Spam's estas mensagens como, "Ninguem me ajuda", "Estou Desesperado" sao DeSpEnSaVeIs!

Mas é na boa, es novo aqui e tal :P LOL!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem lá sinceramente não custumo por isso mas este caso e especial loool e tu não me podes ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem lá sinceramente não custumo por isso mas este caso e especial loool e tu não me podes ajudar?

Como já te disse se percebeste o Code é facil transformar akilo no que queres nao podes estar à espera que te caiam as coisas daki do Forum ... HardWork ! eheh

A serio, se nao conseguires diz kk koisa mas pelo menos tenta ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então, mas isso do "introduza 1 bla bla bla..." foi o que fiz no procedimento menu.

Depois utilizando a estrutura case <variavel> of é que o programa vai saber que ao introduzires 1 o estás a mandar fazer aquilo concretamente.

O programa é fácil, basta mandares o gajo escrever uma mensagem writeln('<mensagem>') e depois leres os dados do teclado readln(<variavel>)

No fim aplicas os calculos, atribuindo o calculo a uma variavel: resultado := <calculo> (:= significa atribuir, neste caso estas a atribuir àquela variavel o resultado do calculo efectuado).

Parece que não estás a perceber o código...

Lê isso com atenção e faz perguntas àcerca de cenas que não percebas, mas parece que não sais do zero...

Não consigo ser mais objectivo que isto, e espero que consigas resolver o teu prob

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se eu introduzir todos os calculos como está no 1º codigo de todos como é que faço pa fazer um genero de correspondencia tipo clicas 1 e ele faz um calculo clicas 2 e ele faz outro?maiden_dude quanto ao teu codigo obrigado mas quando compilei aquilo no meu pascal deu alguns erros este e o print

paineis4gf.th.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Errr....

Não podes correr o programa assim.

No mínimo um programa em pascal, para funcionar, precisa de alguns elementos básicos.

Como és capaz de reparar o código nem final tem (end.) e essas reticências não fazem parte, era uma maneira de eu dizer que o código continuava.

Quanto ao erro do '1' acho que é por causa das pelicas (' ') pensava que estava a trabalhar com caracteres, penso que se as tirares desaparece o erro.

Continua a tentar  :ipool:

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado é assim este é mesmo o meu programa o que eu tou a fazer tenho aqui o teu mas este é o principal o que eu pretendo é isto inserir todos os calculos como estão aqui: Program paineis;

uses crt;

var Consanu, Preco,Pmaxima:integer;

begin

1-Custo anual da energia electrica:= Consumo anual(kWh)*Preço por Kwh;

readln;

2-Consumo Diario:= Consumo_anual/365-dias;

readln

3-Pnecessária:= consumo_diario_de_energia/insoluçao_diaria(h);

readln;

4-Nº de celulas solares:=Pnecessaria/Pmaxima_por_celula;

readln;

5-Nº de paineis solares:=Nº_de_celulas/nº_de_celulas_por_painel;

readln;

6-area dos paineis:= numero de paineis*numero de celulas*area de cada celula

area de cada celula=100cm

end.

e depois meter aquilo do prima 1 prima 2 e outra coisa era o programa dizer isto se premir 1 entao insira isto e isto sabes faze-lo desculpem se tou a pedir de mais etc... sabes como configurar isso? obrigado desde ja

ps: sabes como elevar ao quadrado 100cm e meter o dois que significa elevado ao quadrado por cima do M se souberes fazer isso diz eu tou a programar no devpascal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, queres que apareça no ecrã essas frases como elas estão certo?

writeln('1-Custo anual da energia electrica = Consumo anual(kWh)*Preço por Kwh');

Quanto à segunda duvida, acho que em Pascal não dá para utilizar potências, mas para fazeres o quadrado de 100 podes fazer:

write('100',chr(253),' = ',100*100); {253 e o valor ASCII do "2" pequenino la em cima}

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é isso chegeui a pensar nisso mas assim tou a digitar o codigo fonte todo entendes tipo estive a pensar melhor e tipo meto aqueles cálculos todos que estão em cima e depois faço um menu deste tipo

*  1- para calcular X 2-para calcular Y                                          *     

*                                                                                                    *

*                                                                                                    *

em que X e Y corresponde ao varios calculos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ninguém diz nada desculpem la este spam mas é que estou mesmo desesperado....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora