• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Triton

2.6.27 Kernel Killing Network Hardware

19 mensagens neste tópico

In case you missed it, there's a rather serious regression with the e1000e network driver in the Linux 2.6.27 release candidate kernels. This Ethernet driver has been killing some Intel integrated Gigabit network adapters by corrupting the chip's EEPROM. This bug (Bug #11382) has appeared in the Linux kernel and potentially impacts all Linux distributions using 2.6.27 kernel release candidates.

OpenSuSE has issued a statement telling its users not to use the latest OpenSuSE 11.1 and SuSE Linux Enterprise 11 betas if you're using any Intel e1000e hardware. Canonical has released a similar statement for Ubuntu. Until this issue is fully resolved, the e1000e driver is being blacklisted within Ubuntu 8.10 and Intel users are advised not to try out Intrepid Alpha 6. On the Mandriva blog is another statement about this major issue.

Distritbuições a adoptar kernels completamente untested é o que dá. Gostava de saber quantas pessoas isto afectou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Distritbuições a adoptar kernels completamente untested é o que dá. Gostava de saber quantas pessoas isto afectou...

Bem sei que é uma pergunta de retórica, mas arrisco a dizer que afectou tantos quantos estão dispostos a ser afectados por problemas deste género. Eu tenho uma máquina para 'avarias' onde tenho o Slackware Current e não tenho lá nada (hardware e software) que seja relevante, se arder (literalmente) não perco nada.

É bom que haja quem se disponha a testar os componentes (soft e hard) e que exponham os problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso estava a contar fazer um upgrade ao meu SUSE este fim de semana. Não tenho uma placa baseada no e1000e... mas se calhar vou ainda assim ficar de fora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Distritbuições a adoptar kernels completamente untested é o que dá.

Estas distribuições estão em Beta... bem... quer dizer, que pode dar problemas....

Por isso é que existe as RC e versoes Beta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estas distribuições estão em Beta... bem... quer dizer, que pode dar problemas....

Por isso é que existe as RC e versoes Beta.

Pois, mas sabes que muitas vezes nem uma semana tem de testing e lançam como release final, ou não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em todo o caso versões beta da kernel nunca devem ser testadas no main fork das distros. É uma prática comum e até agora não tem havido azar. Mas um dia destes ainda vai dar uma bronca dos diabos. Kernel upgrades deviam ter o seu próprio fork e só ia lá buscar quem estivesse interessado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A julgar pelo bugzilla não vai demorar muito. Não há muita gente que perceba melhor do assunto do que o Jesse Brandeburg se bem que o mais certo é ele passá-lo para algum colega dentro da Intel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mexendo na EEPROM, ou seja, esquece lá isso... :\

Mas se o kernel consegue apagar... deve haver forma de reescrever. Digo eu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se o kernel consegue apagar... deve haver forma de reescrever. Digo eu...

Sim. Consegue-se sempre repor a EEPROM, mas o bug é serio porque as imagens para cada placa podem (e são em muitos casos) diferentes, pelo que a Intel não vai quase de certeza poder fornecer um utilitário para restaurar a EEPROM. A solução será portanto recorrer ao fabricante/assembler que terá certamente o mesmo hardware algures para fazer uma cópia.  Outra hipótese é conheceres alguém com a mesma placa que tu e nesse caso fazes "ethtool -e ethX > eeprom_dump" na máquina dele e levas isso contigo para o caso de o fabricante já não ter o hardware.

Se estás a precisar de usar esta kernel por alguma razão, deves desde já usar este comando ethtool.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas cada EEPROM não será única devido ao MAC address da placa? Sendo assim não podes simplementer copiar a de outra placa. Atenção que estou apenas a dar palpites...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas cada EEPROM não será única devido ao MAC address da placa? Sendo assim não podes simplementer copiar a de outra placa. Atenção que estou apenas a dar palpites...

Eu não sei os detalhes todos. Mas penso que sim, o Mac Address é realmente guardado na EEPROM... mas, um dos mitos à volta dos MAC Address é que estes têm de ser únicos em toda a network. Mas a realidade é que só têm que ser únicos na mesma subnet (ligados ao mesmo switch/router/hub). Muitas placas hoje utilizam o address no OpenBoot PROM do CPU para resolverem o seu Mac Address e a eeprom vem configurada para não usar local-mac-address que basicamente ignora o seu próprio mac address e usa o assignado para o sistema pelo CPU.

Admitindo portanto a necessidade de restaurar uma eeprom, a solução é tão simples como manter a propriedade local-mac-address na eeprom em "false" (se for essa a configuração inicial da placa) e gerar um novo mac address com a ferramenta ifconfig. Mesmo que o default para aquela placa seja "local-mac-address=false", podes sempre gerar um novo mac address.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eh, Mas eu também não. :)

Só sei estas coisas (e não me lembro de todos os detalhes) porque aí à coisa de 3 anos andei entretido a tentar criar uma pequena biblioteca oara ligações assincronas (sp?). 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a precisar de usar esta kernel por alguma razão, deves desde já usar este comando ethtool.

Não, não. Estava só a perguntar. Não tenho utilizado Linux ultimamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://linux.slashdot.org/linux/08/10/03/2354222.shtml

"As mentioned earlier, there was a kernel bug in the alpha/beta version of the Linux kernel (up to 2.6.27 rc7), which was corrupting (and rendering useless) the EEPROM/NVM of adapters. Thankfully, a patch is now out that prevents writing to the EEPROM once the driver is loaded, and this follows a patch released by Intel earlier in the week. From the article: 'The Intel team is currently working on narrowing down the details of how and why these chipsets were affected. They also plan on releasing patches shortly to restore the EEPROM on any adapters that have been affected, via saved images using ethtool -e or from identical systems.' This is good news as we move towards a production release!"

Tem que ver com isto certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui fica a resposta do Linus com a sua cortesia habitual:

On Mon, 29 Sep 2008, Arjan van de Ven wrote:

>

> we have a patch to save/restore now, in final testing stages

> (obviously we want to be really careful with this)

Btw, the _real_ bug is clearly in the hardware design that allows you to

brick those things without apparently even having a lock bit.

I'm hoping Intel doesn't treat this as just a software bug. Some hw

designer should be thinking hard about which orifice they put their head

up in.

It used to be that you could fry some monitors by feeding them

out-of-range signals. The _monitors_ got fixed.

Linus

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem que ver com isto certo?

Yup. Está resolvido.

Aqui fica a resposta do Linus com a sua cortesia habitual:

Tem a sua razão. Mas não me deixo de perguntar o que é que estava o kernel a fazer para isto acontecer... É que mais nenhum kernel escreve para a eeprom daqueles placas. Só o Linux, e só aquela versão. Portanto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora