• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Project 10^100: Google dá 10 milhões para mudar o mundo

2 mensagens neste tópico

A Google anunciou há poucas horas, em press-release distribuído pela RushPRnews.com, um concurso de ideias para mudar o mundo, dotado de 10 milhões de dólares de prémio em dinheiro.

"Aprendemos nos últimos 10 anos que as grandes ideias surgem de todo o lado. Por isso, a Google anuncia como parte das comemorações do seu 10º aniversário o Projecto 10^100 (pronuncia-se 10 à centésima), um apelo para apresentação de ideias capazes de mudar o mundo ajudando tantas pessoas quantas for possível" - justifica a empresa.

Quem tiver ideias que possam mudar o mundo, é só apresentá-las através de um processo muito simples, descrito no site criado para o efeito, www.project10tothe100.com/ .

Qualquer indivíduo pode submeter uma ideia, mas não as empresas ou organizações, que terão de o fazer através de alguém - no entanto, sem garantia alguma que a empresa vá executar a ideia caso seja seleccionada. Para encontrar os melhores parceiros mundiais para a execução de cada ideia, será usada a técnica do Request for Proposal.

As candidaturas são aceites até 20 de Outubro. Uma equipa de funcionários da Google, Inc seleccionará as 100 que considere mais promissoras e no dia 27 de Janeiro de 2008 publicá-las-á no site para a fase de votação popular.

Este voto público reduzirá o grupo de 100 a apenas 20 semi-finalistas, que serão por seu turno passados a pente fino pelo júri, composto por cinco a sete pessoas com conhecimentos em cada categoria de submissão. Este júri escolherá as 5 ideias vencedoras.

Os critérios de selecção das ideias dizem muito sobre os processos da Google. São cinco:

Alcance: quantas pessoas serão afectadas pela ideia?

Profundidade: até que ponto irá o impacto na vida dessas pessoas? Quão urgente é a necessidade delas?

Exequibilidade: pode a ideia ser posta em prática dentro de um ano ou dois?

Eficiência: quão simples e efectiva, em termos de custos, é a sua ideia?

Longevidade: por quanto tempo durarão os efeitos da ideia?

Resta-me falar do prémio: a Google reserva 10 milhões de dólares para os cinco projectos vencedores. Lamento, mas não tenho nenhuma ideia capaz de mudar o mundo. Se tivesse, talvez pensasse em concorrer. Ainda que desconfie que é um preço de saldo para um tal operação...

Paulo Querido , jornalista

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora