• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

libinha

Dll, classes, livrarias,API???

3 mensagens neste tópico

Eu sou iniciante na linguagem c++ e tenho uma grande duvida em relacao ao seguinte:Qual a diferenca entre dll, livrarias, classes e apis?Posso construir as minhas proprias livrarias?ou APIs?

Obrigada a todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Qual a diferenca entre dll, livrarias, classes e apis?

DLL (Dynamic Link Library) é a representação para Windows de uma livraria partilhada. É em termos simples um ficheiro que contém código compilado que serve de suporte às operações efectuadas pela aplicação. Uma DLL normalmente contêm funções e objectos que são chamados pela aplicação quando necessário. Este código poderia estar dentro do executável da aplicação. Mas o autor decidiu fazer a separação -- muitas vezes porque isso reduz o tamanho do executável e permite uma melhor distribuição do seu projecto em modulos.

Uma Livraria é um conjunto de rotinas que juntas proporcionam um serviço a um programa. Uma Livraria como o OpenGL permite escrever código para uma placa gráfica. Uma livraria como o Crypto contêm funções, classes e objectos que permitem desenvolver programas na área de criptografia, Já tu podes escrever a tua própria livraria quando te dedicas por exemplo a criar um conjunto de rotinas para lidar com operações matemáticas avançadas e as escreves de forma a reutilizares o código noutros projectos. A forma como a livraria interage com o teu código está dependente da forma como o seu autor a desenvolveu. Um dos métodos é através de uma DLL.

Classes. Só esperes perceber o que uma classe é quando as começares a estudar e escrever. Qualquer tentativa minha de explicar isto será de outra forma inútil.