• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Utilidade do mailto:

Na perspectiva de utilizador, vês alguma utilidade nas ligações mailto: ?   20 membros votaram

1. 1. Na perspectiva de utilizador, vês alguma utilidade nas ligações mailto: ?

• Sim, uso um gestor de correio electrónico que "apanha" os endereços
      5
    • Não, uso webmail e normalmente tenho de copiar o endereço
      11
    • Com uns hacks tudo se resolve e tehno isso a funcionar das duas maneiras :)
      4

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

9 mensagens neste tópico

Amigos, existe bastante pessoal que utiliza as ligações mailto: em websites. O facto é que muita gente utiliza exclusivamente webmail, seja do PortugalMail, Sapo, Gmail, Live, ...

Para algumas pessoas, o atalho talvez não faça muito sentido, por não lhes dar a sitio nenhum (no caso, de lhes abrir a pagina para escreverem um e-mail). Mas para outros, por exemplo, quem usa um gestor de correio electrónico, a ligação é-lhe útil.

Gostaria agora de saber qual o vosso ponto de vista em relação a isto. Acham que é útil usar nos websites? Ou chega uma imagem com o endereço, ou algo similiar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que é preferível utilizar, sempre no possível, formulários para fazer o contacto. Esta solução resolve los o problema dos que utilizam webmails (que deve ser a maior parte dos utilizadores habituais). Para além de que - e não estou seguro nesta afirmação, porque não sei bem como funcionam - os robots que andam para aí a buscar os endereços de mail para posteriormente serem vendidos e carregados com spams inoportunos.

Um formulário é simples e eficaz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente não gosto de formulários de contacto, tenho sempre a sensação que estou a falar para o boneco!

Para mim a ter apenas uma solução (mailto ou formulário) prefiro ter o mailto porque o email permite-te expor a tua ideia de uma forma que o formulário tipicamente não permite (por exemplo, imagens, formatação, attachments)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tag tem a sua utilidade, e muitos utilizadores não gostam de formulários, além de que não impedem em nada o spam uma vez que os ditos robôs também sabem usar formulários :D

Mas porquê escolher entre um ou outro quando se podem ter os dois, o formulário para os utilizadores que gostam de ter um ponto de contacto imediato, sem saírem da página, e o endereço para quem prefere usar o sistema de e-mail a que está habituado.

A tag é muito subvalorizada e permite mais que especificar apenas o endereço para onde vai ser enviado o e-mail, embora dependa da existência de um cliente de e-mail configurado no pc do visitante é, mesmo assim, uma tag útil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas opiniões até ao momento.

Já agora, quem votou os hacks, está a referir-se aos formulários? É que me esqueci completamente dessa hipótese quando abri esta votação...

Já agora, também gosto do mailto, porque permite saber o endereço para onde estou a enviar as coisas, e como disse o Sven tem mais flexibilidade que os formulários. E como uso um gestor de e-mail não tenho o problema de o link não funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O scheme mailto serve, como o Knitter disse, para muito mais do que especificar um email. Quem não usa gestor de emails, pode sempre copiar o email e enviar da interface web do seu SP. Por mim, o uso do link ou do formulário depende das situações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para algumas pessoas, o atalho talvez não faça muito sentido, por não lhes dar a sitio nenhum (no caso, de lhes abrir a pagina para escreverem um e-mail). Mas para outros, por exemplo, quem usa um gestor de correio electrónico, a ligação é-lhe útil.

De uma maneira ou outra acho que se deve usar sempre, sempre que se coloca um e-mail em formato de texto num website. Quer se use ou não um link, os que têm webmail vão ter sempre de copiar o e-mail, aqueles que não usam, têm o trabalho facilitado. Não vejo razão para não ajudar alguns utilizadores só porque os outros têm trabalho em copiar um endereço de e-mail.

Eu pessoalmente não gosto de formulários de contacto, tenho sempre a sensação que estou a falar para o boneco!

Para mim a ter apenas uma solução (mailto ou formulário) prefiro ter o mailto porque o email permite-te expor a tua ideia de uma forma que o formulário tipicamente não permite (por exemplo, imagens, formatação, attachments)

Eu também costumo ter essa sensação, mas no entanto, tenho um formulário de contacto no meu site pessoal e não um e-mail como antigamente. Porquê? Porque os bots apanhavam-me o raio do mail e só spamam a caixa de correio, decidi passar ao formulário com captcha, resolveu-me logo o problema. Mas isso das imagens e formatação e bla bla penso que não será crise. No fundo, quando obteres uma resposta, vai ser por e-mail e nesse momento irás ter o e-mail de contacto da respectiva pessoa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gostaria agora de saber qual o vosso ponto de vista em relação a isto. Acham que é útil usar nos websites? Ou chega uma imagem com o endereço, ou algo similiar?

Quando o objectivo é disponibilizar o endereço email, deve na minha opinião ser sempre usado o protocolo mailto:. Qualquer hack que tenha por objectivo facilitar a utilização do endereço em webmails não deve interferir com o protocolo. Por exemplo:

A razão porque se deve evitar fazer o hack em cima do link mailto parece-me óbvia. Mas basicamente, facilita o código javascript para desenvolvimento do hack, exprime melhor a noção que se estão a oferecer ao utilizador duas possibilidades para utilização do link, e não elimina o link mailto se o utilizador tiver javascript disabled.

Já a necessidade de usar o mailto sempre que se disponibiliza um endereço email resulta do facto de muitos screen readers e browsers de texto precisarem dessa informação para operarem de forma correcta.. e também porque é conveniente mesmo para uso num browser normal. Num broswer de texto e em modo consola a presença do link facilitará a vida do visitante que de outra forma terá que copiar o endereço para um papel e depois usá-lo no seu mail client, já em screen readers (como o ORCA ou JAWS) é essencial porque o mailto tem valor semântico e poderá ser interpretado correctamente para uma melhor leitura do texto por parte de pessoas com deficiência visual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que este tópico já tem uns meses, mas na minha opinião o mailto é sempre a melhor opção, e a verdade é que configurar os browsers (pelo menos o Firefox e o Opera) para associarem o mailto ao Webmail é bastante fácil, basta o webmail ter um url que permita abrir directamente uma nova mensagem. O do Gmail, por exemplo, é https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=MAIL, o que significa que se eu no Firefox puser o endereço https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s como aplicação definida para abrir mailto's, ele substitui o %s pelo email e abre-me a página de Compose do Gmail, já com o "Para" preenchido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora