• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Os motores de busca estão a precisar de uma lufada de ar fresco

5 mensagens neste tópico

Experimentei pesquisar por microsoft edit no google, e os resultados, apesar de eu já contar com uma coisa deste tipo, foram bem piores do que eu esperava.

De seguida tentei o yahoo e o live.com, e os resultados ainda são piores, principalmente no live.com. Em todos eles nem uma única referencia ao antigo editor da microsoft. As primeiras páginas foram completamente assaltadas por sites de empresas grandes ou mais ou menos grandes nalguns casos, e a relevância das palavras está cada vez mais ligada exclusivamente ao seu significado comercial.

Neste exemplo, uma pesquisa por microsoft editor acaba por mostrar resoltados que se referem ao microsft photo editor. Ou seja, os motores de busca pegaram nos termos pesquisados e arranjaram forma de os enquadrar em resultados que estejam ligados a comercio. Não é de admirar, só me interrogo qual será o próximo passo. Apersar do tudo o que se escreve, em particular àcerca do google, isto dos moteres de busca é uma coisa nova e ainda estamos todos maravilhados com essa tecnologia... algum palpite para o que aparecerá quando esta tecnologia se tornar antiga?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que edit é uma palavra tão comum que aparece em tudo quanto é pesquisa. Uma pesquisa por "dos edit" (Acho que era o que estavas a porcura) já revela resultados muito mais promissores. Tanto no live como no google.

De qualquer modo concordo que os motores de busca ainda tem muito que melhorar. Não sei até que ponto a tecnologia "se vai tornar antiga" tão cedo pelo menos, imagino que num futuro próximo seja integrada em algo maior, que evolua como uma ferramenta para algum tipo de "quase" inteligência artificial (como o amigo que nos ajuda a encontrar o que queremos porque já conhece os nossos gostos). Mesmo com toda esta questão da privacidade imagino que o que se siga (antes das IA's até lol) é um login permanente a um sistema de identificação (openID, live passport, etc.) e que sejam registadas as nossas preferências de resultados em determinadas pesquisas de modo a que possam personalizar a coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, usastes aspas na pesquisa?

E os resultados devem corresponder àquilo que a maior parte dos utilizadores que fazem pesquisas com essas palavras esperam encontrar, e não necessariamente àquilo que tu esperas encontrar (a menos que uses um motor de busca que mantenha um histórico dos teus hábitos de pesquisa).

PS: O próximo passo poderia ser a criação de motores de busca personalizados para cada utilizador (em que para os resultados seriam tidas em conta as nossas pesquisas anteriores). O problema é que isto ia levantar problemas ao nível de privacidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PS: O próximo passo poderia ser a criação de motores de busca personalizados para cada utilizador (em que para os resultados seriam tidas em conta as nossas pesquisas anteriores). O problema é que isto ia levantar problemas ao nível de privacidade.

Isto já existe um pouco no Google.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema de pesquisas personalizadas é que procuram resolver o problema após a apresentação de resultados. Mas o que se verifica em todos os casos, é exactamente os resultados que não respondem à necessidade da pesquisa. Ou seja, a pesquisa personalizada é uma forma de aplicar um patch à pesquisa, mas não uma real solução. Por outro lado obriga a um maior esforço pelo utilizador que acaba por concentrar os seus esforços em filtrar e ordenar os resultados após o facto.

Poderá imaginar-se o desenvolvimento de algoritmos para lidar com padrões de pesquisa, certamente. Mas os nossos próprios hábitos de pesquisa alteram-se muito rapidamente. Posso hoje estar à procura de "microsoft edit" para saber algo sobre o software específico, e daqui a uns minutos posso estar a pesquisar o mesmo para saber sobre software da microsoft na área de edição de texto.

Penso que o que falta realmente nas pesquisas actuais da web é a possibilidade de inserir a pesquisa num contexto. Como tal  vemo-nos obrigados a seguir o contexto oferecido pelo motor de pesquisa que é actualmente na Google o sistema de "PageRank" bastante limitador quando a pesquisa se centra em outros aspectos. Por exemplo se quero encontrar a página principal de um software shareware, muitas vezes tenho de lidar com páginas e páginas de websites de downloads antes de finalmente encontrar a homepage do software.

O Cuil tentou mais ou menos entrar neste conceito e eventualmente alguém o fará com maior sucesso. A Google ou outro. A categorização de resultados por palavras chave, por temas ou por qualquer outro método está a tornar-se cada vez mais essencial. A pesquisa vertical simplesmente é pouco práctica nos dias de hoje e cada vez será menos. Assim que as necessidades de pesquisa se tornam mais esotéricas, o modelo actual age contra o utilizador e não lhe é oferecida uma forma de o alterar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora