• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

Endereçar uma Doutorada

17 mensagens neste tópico

Viva,

Estou em vias de iniciar uma troca de emails com uma Professora Associada da Faculdade de Letras de Lisboa, com um doutoramento em Linguística pela Universidade de Lisboa. Gostaria de ser o mais formal e respeitador possível. Em Portugal, como a deverei endereçar? Doutora ou é antes Professora Doutora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Oube lá, ah e tal coiso..."  ;)

Sinceramente não te posso ajudar e isto é uma das coisas que odeio na nossa língua, este tipo de formalidades, um gajo lá fora é "you" e tá andar... Bem, se calhar são assuntos diferentes, o título de uma pessoa e a forma nos dirigimos a ela, mas pronto, irrita-me na mesma estas paneleirices :P

P.S: Desculpa lá a divagação off-topic...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho que concordar contigo. Estou habituado ao "you", "hello", calção e chinelos. Mas aqui é o que se sabe. A dúvida mesmo é que não sei o que é um Professor Doutor...

Se ninguém souber vou mesmo avançar com Doutora e torcer os dedos para que na primeira resposta ela me peça para me deixar dessas coisas. A minha pressão arterial sobe sempre um bocado quando tenho que falar com alguém e por o cú mais alto que a cabeça. Fico com vontade de partir qualquer coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um professor que eu tive uma vez disse-me para nesses casos usar sempre professor doutor. Mesmo que eles/elas não tenham esse título gostam de ser tratados por ele. De qualquer modo é jogar pelo seguro, é como chamar Rei ao Príncipe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende sempre do "Professor Doutor". Há muitos que são uns porreiros, há outros que têm a mania =S... A verdade é que ela é uma professora e se é nessa qualidade que te diriges a ela seria perfeitamente aceitável tratá-la apenas por professora. Mas já se sabe, se for "do segundo tipo" pode não gostar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chamas Doutora a quem tem o doutoramento, Professor Doutor, acho que está reservado ao Professor Catedrático. Mas, eu sempre chamei Prof a toda a gente nos meus emails. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chamas Doutora a quem tem o doutoramento, Professor Doutor, acho que está reservado ao Professor Catedrático.

Pelo menos na minha experiencia na FEUP, Professor Doutor é para "qualquer um" que tenha doutoramento. Tenho um catedrático que apenas se refere a ele como Professor e aos profs das práticas que têm o doutoramento, refere-se apenas como doutores. Isso deve variar da mania de cada um ;)

Mas, eu sempre chamei Prof a toda a gente nos meus emails. :P

Eu também, às vezes nem isso (um simples Olá), mas depende do prof.

Mas por via das dúvidas, eu recomendo "Cara Professora Doutora [APELIDO/ou nada]".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu em Coimbra cheguei a ter uma pequena discussão (que me valeu 9 meses de espera por uma nota e uns bons valores a menos) por causa desse pequeno "pormenor". Depende do Professor. Eu pessoalmente tenho a tendência a chamar Professor a quem me dá aulas. Só se insistirem num ou noutro termo especial é que mudo ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um professor meu que era altamente intransigente neste tipo de coisas, assinava como "Doutor Gervásio Palha" e por debaixo tinha uma nota previamente escrita que dizia "Professor Catedrático".

Formalmente penso que Doutor seria para os doutorados e Professor Doutor para os catedráticos que têm obviamente que ser doutorados. Curiosamente, o professor que acabei de referir assinava simplesmente como Doutor. Penso que é porque já lá tinha a nota a dizer que era catedrático.

OT: Isto só mostra o atraso que o nosso país ainda apresenta nalguns níveis. Felizmente isto vai mudando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao menos no ISEL é tudo corrido a Engenheiro/a, quer o sejam ou não ;)

Já tive uma pequena argumentação ao telefone, com uma sr.ª "doutora" da CM de Sintra, mas não pude esticar-me de todo porque estava a representar a empresa de um familiar e não queria chatices. Tudo porque eu disse "você" e a caríssima enervou-se e exigiu que a tratasse por dr.ª. Se fosse noutras circunstâncias tinha-lhe perguntado onde tinha tirado o doutoramento, e pedido para me tratar por Sr. Engenheiro (mesmo não o sendo... ainda!), mas não pude fazer nada...

Para responder à pergunta, sendo algo formal, concordo com as opiniões acima. "Prof. Dr.ª", se não for não ofende (vale mais títulos a mais que a menos, nunca se sabe...) e pode ser que tenha a humildade de dizer para não a tratares como tal. E se for... óptimo! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...e exigiu que a tratasse por dr.ª. Se fosse noutras circunstâncias tinha-lhe perguntado onde tinha tirado o doutoramento, e pedido para me tratar por Sr. Engenheiro (mesmo não o sendo... ainda!)

Curiosamente, isto vem de encontro a uma dúvida que me surgiu esta manhã: quem é licenciado não tem direito a ser chamado doutor? Eu tinha ideia que sim.

Mas depois não sei bem as diferenças na escrita... acho que um licenciado pode assinar "dr Oliveira" e só um doutorado pode assinar "doutor Oliveira", estou correcto? Existem mais distinções?

OT: Isto só mostra o atraso que o nosso país ainda apresenta nalguns níveis. Felizmente isto vai mudando.

Indeed. A mania dos títulos sucks.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Curiosamente, isto vem de encontro a uma dúvida que me surgiu esta manhã: quem é licenciado não tem direito a ser chamado doutor? Eu tinha ideia que sim.

Mas depois não sei bem as diferenças na escrita... acho que um licenciado pode assinar "dr Oliveira" e só um doutorado pode assinar "doutor Oliveira", estou correcto? Existem mais distinções?

No papel um licenciado é tratado por "dr.", que se lê "doutor". Uma pessoa que tenha o doutoramento é tratada por "Doutor" por extenso.

Moral da história, são títulos a mais e trabalho e menos... ;) Eu que estive a morar no estrangeiro custou-me passar a tratar os professores por tu e pelo próprio nome deles e passar a meter 2 ou 3 títulos atrás.

Acho isso meio parvo mas pronto... eu que conclui o curso há bem pouco tempo detesto quando no gozo me chamam de engenheiro lol, nem imagino como será daqui em diante. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Indeed. A mania dos títulos sucks.

Direito porquê? Doutor é doutor. Cá em Portugal é que é tudo doutor. Bacharelato também conta. Até o Sócrates é doutor... (lol)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Doutor, Mestre, Professor, Engenheiro, seja lá o que for, não faz parte do nome.

Embora possa ser agradável para algumas pessoas receberem esse tipo de tratamento, pessoalmente acho que não há nada mais formal que chamar a pessoa pelo nome.

"Caro Sérgio Lopes" será, para mim, bem mais aceitável que "Engenheiro Sérgio Lopes"

Mas parece que já resolveste o teu dilema, pelo que fica apenas a opinião ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta mentalidade deixa mt a desejar...

Desde que exista respeito, acho que o resto é mordomia a mais... Há pessoas que infelizmente gostam de ostentar o título mas no fundo não valem muito...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim, Doutor e Mestre só com o respectivo doutoramento/mestrado. Quando não sei se o têm, é corrido a Sr ou Caro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora