• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Andrer757

problema a criar um sistema de ordenação

11 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

66628281xd8.th.jpg

esta imagem acima é o meu script ora o problema esta em criar um sistema de ordenação que 1º clica-se nas checkboxes pela ordem desejada e só nas informações desejadas e depois existisse um link do tipo "filtro por selecção" que depois só mostrasse essas informações e pela ordem pela qual se seleccionou, só que por muito que eu dê voltas a minha cabeça não estou a ver como faze-lo.

nota:

como isto envolve php, mysql,possivelmente javascript ou se calhar ajax não sabia onde colocar e coloquei aqui mas se tiver errado movam este tópico para o local correcto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a duvida é como por isto a funcionar

"problema esta em criar um sistema de ordenação que 1º clica-se nas checkboxes pela ordem desejada e só nas informações desejadas e depois existisse um link do tipo "filtro por selecção" que depois só mostrasse essas informações e pela ordem pela qual se seleccionou"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela ordem pela qual se selecionou é impossível pois o php só recebe a informação sobre quais checkboxes estavam selecionadas.

Tens que usar a tecnica AJAX para conseguir isso, mas vai ser uma trabalheira dos diabos, e não sei se valerá a pena estar a espera que informação seja processada cada vez que se clica numa checkbox, a ideia de uma checkbox é precisamente o contrario, selecionar o que houver a selecionar e depos enviar tudo de uma vez.

O que podes fazer é um sistema de drag and drop, com uma área para onde o visitante pode arrastar items, um pouco como o google.com/ig, mas de novo, isso dá uma trabalheira descomunal, muito jacascript para te esturrar a cabeça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar JS.

Crias um array que vais construindo à medida que a que as checkboxes vão sendo selecionadas, depois ao submeteres o form alteras o valor de um campo oculto com a lista das checkboxes selecionadas ("checkboxe1;checkboxe5;checkboxe4").

Percebeste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar JS.

Crias um array que vais construindo à medida que a que as checkboxes vão sendo selecionadas, depois ao submeteres o form alteras o valor de um campo oculto com a lista das checkboxes selecionadas ("checkboxe1;checkboxe5;checkboxe4").

Percebeste?

sim +/- podias colocar aqui um código exemplificativo? e já agora como é que depois seria feita a selecção após o "visitante" clicar em "filtro por selecção"?

Obrigado.

Pela ordem pela qual se selecionou é impossível pois o php só recebe a informação sobre quais checkboxes estavam selecionadas.

Tens que usar a tecnica AJAX para conseguir isso, mas vai ser uma trabalheira dos diabos, e não sei se valerá a pena estar a espera que informação seja processada cada vez que se clica numa checkbox, a ideia de uma checkbox é precisamente o contrario, selecionar o que houver a selecionar e depos enviar tudo de uma vez.

O que podes fazer é um sistema de drag and drop, com uma área para onde o visitante pode arrastar items, um pouco como o google.com/ig, mas de novo, isso dá uma trabalheira descomunal, muito jacascript para te esturrar a cabeça.

Pois mas isto é uma aplicação para jornalistas e a ideia é fazer com que o mais rapidamente possível seleccionar as informações que vai ler no noticiário (no caso no informativo de transito) e logo pela ordem. Quanto a usar ajax ou javascript era o que eu previa mas eu ainda não domino isso muito bem mas hei de me desenrascar.

Obrigado pelas dicas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim +/- podias colocar aqui um código exemplificativo? e já agora como é que depois seria feita a selecção após o "visitante" clicar em "filtro por selecção"?

Qual é a duvida? (Queres que te faça o script?!)

Pois mas isto é uma aplicação para jornalistas e a ideia é fazer com que o mais rapidamente possível seleccionar as informações que vai ler no noticiário (no caso no informativo de transito) e logo pela ordem. Quanto a usar ajax ou javascript era o que eu previa mas eu ainda não domino isso muito bem mas hei de me desenrascar.

Não faz muito sentido isso, normalmente a pessoa corre a página e vai seleccionando, não anda para cima e para baixo ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ideia seria fazer algo parecido com este site http://demoregis.trafficlink.co.uk/ mas em português o problema ta em que este exemplo só funciona no internet explorer e ta feito em asp e eu estava a fazer isto em php e de preferência que funcione na maioria dos browsers ate porque os clientes/visitantes não são obrigados a ter/utilizar o ie. A duvida é que eu em javascript  ainda não estou ambientado e se pudesses queria que me fizesses um exemplo em código daquilo que explicas-te.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para aprenderes JavaScript, http://www.w3schools.com/js/default.asp.

Um exemplo:

Cada CheckBox tem um ID, esse ID é o ID da notícia, e quando clicas chamas uma função que te adiciona esse ID à lista, essa lista é adicionada a um campo oculto do formulário.

<script type="text/javascript">
noticias = ""
function noticia(id){
if(noticias.indexOf(id+";") == -1){
	noticias += id+";";
}else{
	noticias = noticias.replace(id+";", "");
}
document.getElementById("campo_oculto").value = noticias;
}
</script>
<input type="checkbox" id="1" onclick="noticia(this.id)" />
<input type="checkbox" id="2" onclick="noticia(this.id)" />
<input type="checkbox" id="3" onclick="noticia(this.id)" />
<input type="checkbox" id="4" onclick="noticia(this.id)" />
<input type="text" id="campo_oculto" value="" /><!-- Este campo metes oculto (hidden)-->

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok obrigado já percebi a tua ideia e já agora obrigado pelo link também

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora