• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skm

Editor the artigos na wiki

21 mensagens neste tópico

Ola,

Acabei de reponder a um post como o desenvolvimento de artigos em que mais uma vez se chega a conclusão que a edição de artigos na wiki é bastante demorada e trabalhosa.

Então pensei e que tal se desenvolve-se uma palicação desktop que permitia ao utilizador ir escrevendo o seu artigo, tal como no work e tivesse a possibilidade de o exportar para o formato na wiki.

Este é um dos meus projectos para os proximos tempos. Ainda esta na fase de discussão e idealização.

A medida que for avançando dou noticias.

Qualquer sujestão é bemvinda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um plug-in de exportação para o Word era muito bom, ou para o Open Office (talvez mais complicado)

Tenho a ideia que o desenvolvimento para Office está muito facilitado com o VS 2008.

agora falta o pessoal  que não usa M$ dizer de sua justiça :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agora falta o pessoal  que não usa M$ dizer de sua justiça :P

Ok, vamos então a isso.

Primeiro de tudo, e ponto de partida: Fazer um programa destes é muito mais viável hoje em dia do que era há uns tempos, isto porque o dokuwiki entretanto criou uma API em XMLRPC que ser precisamente para comunicar com este tipo de programas.

Já há uma possibilidade mais orientada para os utilizadores de linux que é um plugin para o vim que edita páginas do dokuwki. Ainda não vou experimentar porque ainda está muito pouco desenvolvido e ainda tem uma carrada de bugs, e o autor tambem não me parece que está muito preocupado em ir actualizando o programa conforme a especificação da API usada pelo dokuwiki vai sofrendo pequenas alterações.

O que eu estou a pensar desenvolver daqui a uns tempos é um pluggin de sincronização entre o dokuwiki e o tomboy. Isto seria mais uma vez uma opção mais orientada para o linux, se bem que quer o tomboy quer o vim podem ser usados no windows com mais ou menos dificuldade.

O que convem referir é que o plugin do tomboy seria mais vocacionado para wiki pessoais do que para wikis comunitários, mas com alguns tweaks ou com as configurações certas por parte do utilizador daria sempre para editar qq wiki sem interferi com as notas pessoais.

Uma solução mais orientada ara edição de wikis do que propriamente o uso de um wiki para guardar notas, seria o uso de, em vez do tomboy, por exemplo do zim ou de outro wiki de desktop.

Moral da história... eu acho que deves avançar pois é um projecto super cool. Que tecnologias estás a pensar usar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# com windows forms ou WPF.

Se bem que estou quase a tentar  C++ para assim poder ser compilado em qualquer plataforma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# com windows forms ou WPF.

Se bem que estou quase a tentar  C++ para assim poder ser compilado em qualquer plataforma.

Se fizesses isso em C# até era mais vantajoso para mim já que o tomboy usa o mono :P.

Assim podia usar a tua biblioteca e escusava de escrever eu uma.

Mas lá vamos nós esmurrar no problema de sempre do mono. Por exemplo, a biblioteca xmlrpc que existe no .net (deve existir uma concerteza) compila no mono? Ou são precisos hacks dos diabos? Ou o mono tem a sua propria biblioteca?

Ao escrever isto começo a ser da opinião que o mono é um pouco andar para trás em termos de compatibilidade, mas enfim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a biblioteca estiver bem feita pode ser usada em Mono sem problemas. Não existem dificuldades de maior em usar uma biblioteca em Mono ou em MS .net, afinal é para isso que serve o standard :P

Pegando no problema, seja como for, serão sempre necessários elementos de formatação, pode ser dificil usar a formatação da wiki, quer por esta ser extensa quer por ser muito exigente no que toca a texto escrito, mas essa formatação terá de ser mapeada para o editor, seja ele qual for, não estaremos apenas a transpor o problema?

Se se pretender usar um editor existente, estaremos a ficar presos a esse editor, isto pode ser um problema ou não, dependendo do que for escolhido, mas se pegarmos no MS Office será um problema devido à falta de compatibilidade, até mesmo dentro do Windows. Se usarmos outro editor terá de estar disponível no maior número de plataformas e ser versátil ao ponto de conseguirmos facilmente comunicar com ele.

C++, apesar de dar para compilar para vários SO sujeita-nos aos problemas especificos e a programação espeficia de cada SO, não é igual programar para LInux ou para Windows, temos de ter em atenção o compilador usado, as bibliotecas disponíveis e todas as ferramentas usadas na criação do software, não é trivial.

Não percebi a parte de o Mono ser andar para trás em termos de compatibilidade, o que programas em Mono podes usar em .net, se usares GTK# a plataforma corre em qualquer runtime existente, seja Mono seja MS .net seja outro qualquer. Só ainda não tem, na versão oficial, suporte para a versão 3.0 do .net, apesar de estar já preparada para a versão 2.0 do Mono, suporte para Windows Forms está bastante bom, se bem que sou mais adepto do GTK, enfim, é um escolha viável.

Seja qual for a escolha, todas terão vários problemas, especialmente na parte de multiplataforma, onde o C# e o Java estarão melhor posicionados, C++ é um boa escolha se for possível a fácil integração com outros editores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o C++ e uma biblioteca multi-plataforma de desenvolvimento GUI como o wxWidgets, o suporte para sistemas operativos Windows, Linux e MacOS é garantido. Convinha não esquecer o MacOS, se o objectivo é multi-plataforma. Ainda por cima, com a API do dokuwiki, honestamente penso que o C++ seria muito viável.

Mas... se não há planos para suporte MacOs e se não se usarem funcionalidades ainda não suportadas pelo Mono... C# parece-me mais viável porque sem dúvida terás um projecto pronto muito mais cedo. Mas nada de .Net 3.0 ou qualquer coisa parecida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente acho que o java ainda é a forma mais segura para uma aplicação em que o suporte multiplataforma é crítico.

Knitter, o problema não é só a o GTK, é qualquer outra biblioteca, experimenta procurar no google por "mono xmlrpc library".

Sem querer levar muito a discussão para aqui, o suporte para gtk é fixe, mas é uma opção. Acho que deve haver mais pessoas a usar os windows forms do que GTK, mas enfim. O problema tambem se coloca do outro lado, muitas aplicações mono usam por exemplo outras bibliotecas do gnome, logo os utilizadores do windows não podem correr a aplicação.

Mas vamos ao que interessa. Word e outras tecnologias maradas não faço ideia de como funcionam mas o tomboy como é open source já estive a ver como aquilo funciona e é particularmente prático para este fim.

As notas são guardadas num formato XML qualquer, depois são usados documentos XSLT para transformar o documento noutro formato. Um plugin para o dokuwiki consistiria num ficheiro XSLT para parsar a sintaxe e numa biblioteca de sincronização via xmlrpc.

A formatação do tomboy consiste em: quatro níveis de títulos, bold, itálico, rasurado, sublinhado e listas não numeradas. Só isso.

O resto teria levar com a sintaxe inserida manualmente.

Segundo percebi a ideia era poupar trabalho por se poder uma área de ecrã maior, um gui mais responsivo, e de estar mais acessível. Acho que o nível de uso de sintaxe não pode baixar muito mais do que a sintaxe dos wikis que já é mais ou menos simplificada. Por exemplo, não estou a ver uma forma muito mais simples de criar links, tabelas ou imagens do que aquela que é oferecida pela sintaxe do dokuwiki.

O word não  me parece que seja o caminho a seguir por várias razões, sendo que a mais óbvia é que não faz nenhuma separação entre conteudo e formato. Muita formação consiste em incluir conteudo à bruta e de qualquer maneira lá para dentro do documento. É muito processamento de texto quando processamento de texto é precisamente o que queremos evitar em benificio da EDIÇÃO de texto.

É importante definir o que este software pretende ser. Pessoalmente, se eu alguma vez avançar com o addin do tomboy, será apenas com os objectivos de ter notas do tomboy acessíveis via web caso eu deseje e poder ter as mesmas notas em vários computadores sem usar tecnologias menos práticas (fuse, webdav)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o word ja tenho uma macro que faz a conversão para a sintaxe da dokuwiki.

sim mas tencionava fazer mais doq ue isso. Um editor que te permitisse escrever o texto e ir formatando, de uma forma amigavel ser ser necessario conhecer a sintaxe da dokuwiki.. Gravar os documentos em XML ou XAML pode ser uma boa hipotese.

Logo penso mail sobre isso quando sair do trabalho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto não é um projecto que me interesse por ai alem porque nem conheço a sintaxe da wiki, mas que tal python+wxPython todos os problemas de compatibilidade multi-plantaforma ficam resolvidos, alem do tempo de desenvolvimento ser reduzido para metade....

isto sem demonstrar qualquer preferência pessoal apenas um pensamento analítico....  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este projecto é extremamente útil para a revista, na medida em que nos é importante que os artigos sejam escritos na wiki, mas não queremos que esta seja um factor que complique a vida de quem escreve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o word ja tenho uma macro que faz a conversão para a sintaxe da dokuwiki.

Isso dá para partilhar?

EDIT: Já vi na página  ;)

--//--

A ideia é então criar um editor de raiz que exporte para dukuwiki?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é.

Ja tenho a parte do editor quase completa. vou tentar durante o fim de semana ver as API da dukuwiki para as tentar usar senão tenho que criar uma API.

Se quiseres as macros diz que eu envio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só agora vi este tópico.

Não será mais fácil usar o Google Docs como editor, em vez de estar a criar um editor especial?

Penso que aquilo tem uma API porreira, e dá para exportar para o wiki, por exemplo.

Mas já sugeri noutro tópico passarmos mesmo a usar o Google Docs para armazenar os artigos, aquilo tem suporte para colaboração em grupos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas já sugeri noutro tópico passarmos mesmo a usar o Google Docs para armazenar os artigos, aquilo tem suporte para colaboração em grupos.

Lança um tópico próprio para discutir isso senão "ninguém liga"  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usar google docs não obriga a usar mail do google?

Sim, mas quem é que não tem um?  loool ;):P:) tava a gozar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usar google docs não obriga a usar mail do google?

Sim, precisas de uma conta Google. É o único downside que vejo no uso do Google Docs.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho uma conta google e o meu email é "hotmail".

Acho que podes criar uma conta google com praticamente qualquer email..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O projecto esta em fase de testes. Contuo ter acabado até meio deste mês.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O projecto esta em fase de testes. Contuo ter acabado até meio deste mês.

nice

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora