• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tharis

Sensor de Força + Cronómetro

17 mensagens neste tópico

Bem, queria fazer uma coisinha que era um cronómetro um pouco complexo.

Eu ponho um peso (100g) em cima dos sensores e quando os tiro, o cronómetro começa a contar e a mostrar o valor (em segundos) num ecrãzinho (que seja barato) e que quando voltasse a tocar no sensor, parasse. E que tivesse um botão que metesse o valor do tempo a 0.

Como faço isto e em quanto (€) fica?

Obrigado & Cumps

P.S.: Podia fazer um programa para o PC, mas preciso de uma coisa pequena e portátil, tipo 15cm ou pouco mais de comprimento por ~5cm de largura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Arranjas um motor daqueles dos aviões em miniatura, arranjas umas resistencias se for preciso para ele rodar à velocidade certa. Depois, arranjas um interruptor para a coisa da balança que quando ligasse fosse à PIC, zerasse o contador de segundos e ligasse um relé (p.e.) do motor, e quando desligasse, desligasse o motor apenas. O motor ao rodar ia passar por um sensor que ao detectar o motor ia incrementar os segundos.

Outra hipótese para contar os segundos era jogar com a frequencia de corrente alterna.

Digo eu, que não sou muito dado a electrónica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para substituir o sensor de pressão podes usar isto:

090440.jpg

Não referes em medir pesos, logo isso serve.

O resto com um microcontrolador e um LCD pequenino (ou porque não aproveitar um daqueles despertadores velhos que tens ai em casa?) fazes a festa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para substituir o sensor de pressão podes usar isto:

Não referes em medir pesos, logo isso serve.

O resto com um microcontrolador e um LCD pequenino (ou porque não aproveitar um daqueles despertadores velhos que tens ai em casa?) fazes a festa.

Eu tava mesmo a pensar numa coisinha dessas.

E arranjarem-me um esquema tipo: "WHAT YOU WANT TO DO FOR DUMMIES!" ?

É que não sei o que tenhio de cortar, ligar, arrancar, soldar e mais o camandro...

:P

Cumps e Thx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vais fazer um cronometro para aquilo do cubo mágico?

Exacto... Enquanto não há $$$ (50$) para uma StackMat oficial, vai-se improvisando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

50$ são 30€...

Mais os portes, fica à volta de 50€... :P

Eu quero fazer com coisas de casa, mas estou a ver que vai ser difícil...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vais gastar mais de 50 euros.

Material de soldadura, pecinha praqui pecinha prali, um display, etc. gastas mais de 50 euros num instante. Tem indiscutivelmente mais piada do que comprar feito, presumo que isso seja um dos motivos.

Mas olha la... eu afinal acho que não estou a perceber como pensava que estava. O cubo é suposto caír em cima de um colchão insuflado criando um momentâneo aomento de pressão? É que se não for esse o principio de funcionamento, não precisas de um sensor de pressão, precisas é de um sensor de froça.

O que é que dá o sinal de paragem? o cubo a cair em cima da superfície ou tens que tocar com as mãos em algum lado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vais gastar mais de 50 euros.

Material de soldadura, pecinha praqui pecinha prali, um display, etc. gastas mais de 50 euros num instante. Tem indiscutivelmente mais piada do que comprar feito, presumo que isso seja um dos motivos.

Mas olha la... eu afinal acho que não estou a perceber como pensava que estava. O cubo é suposto caír em cima de um colchão insuflado criando um momentâneo aomento de pressão? É que se não for esse o principio de funcionamento, não precisas de um sensor de pressão, precisas é de um sensor de froça.

O que é que dá o sinal de paragem? o cubo a cair em cima da superfície ou tens que tocar com as mãos em algum lado?

É quando toco com as mãos... Se calhar é mesmo sensor de força, não sei o nome que é dado... O cronómetro para quando eu tocar com as mãos no sensor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então se é com as mãos nem precisas de sensor nenhum. Interrompe o circuito e usa uma mola que quando premida fecha o circuito. Usa o degrau que o fecho do circuito gera para dar o sinal de paragem.

A pressão é uma medida da força por unidade de área.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais simples (não sei fazer mas sei que é possível, tudo é possível ;)) ligas um botão (tipo o do QuickFire, ou um daqueles que estão nas caixas do pc) a uma porta COM, quando o botão for "desprimido" (quando tiras o cubo) aciona o cronómetro, quando primes pára.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então se é com as mãos nem precisas de sensor nenhum. Interrompe o circuito e usa uma mola que quando premida fecha o circuito. Usa o degrau que o fecho do circuito gera para dar o sinal de paragem.

A pressão é uma medida da força por unidade de área.

Eu sei o que é a pressão e a força, em termos de grandezas... ;)

Utilizei foi linguagem corrente e referi-me a força como pressão. :P

Eu isso já pensei como fazer, agora, o cronómetro?!? Não sei como ter um cronómetro ligado a isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

P.S.: Podia fazer um programa para o PC, mas preciso de uma coisa pequena e portátil, tipo 15cm ou pouco mais de comprimento por ~5cm de largura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tharis, leste o meu post? (A porta "COM" é a do pc)

Li!

E aqui tens a resposta do pedrosorio, a quem agradeço a amabilidade ;). Quando tou no PC tenho o www.cubetimer.com :P

Obrigado na mesma... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora