• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Suécia tem a melhor Internet da Europa

15 mensagens neste tópico

Oito milhões de medições à velocidade de download e upload das ligações de Internet permitiram concluir que a Suécia e a Holanda são os países da Europa com banda larga de melhor qualidade.

O resultado consta de um estudo da Universidade de Oxford e da Universidade de Oviedo, patrocinado pela Cisco e não tem em conta os preços dos serviços, nem a expressão a nível territorial. Atribui a liderança absoluta ao Japão, considerando-o o país do mundo a permitir ligações de banda larga de melhor qualidade.

No quarto lugar da tabela surge a Letónia, logo seguida pela Coreia e da Suíça. Habitualmente bem posicionada nos rankings que avaliam a penetração da banda larga, a Dinamarca surge apenas na oitava posição desta tabela, seguida da Alemanha, em nono lugar.

Os Estados Unidos são 16º e países como o Reino Unido, Itália ou Espanha também estão remetidos para lugares secundários da tabela com a nota de que a velocidade de internet oferecida nestas localizações não tem qualidade para permitir uma experiência satisfatória na utilização de serviços como o You Tube, vídeo messaging ou de partilha de ficheiro.

As posições da Holanda e da Suécia são considerados resultados directos dos investimentos dos dois países na fibra óptica e na renovação das redes de cabo.

http://www.youtube.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O acesso à internet de banda larga em Portugal é a 22ªa mais rápida, segundo um estudo feito pelas Universidades de Oxford e de Oviedo, patrocinado pela Cisco, que analisou a qualidade da internet rápida em 42 países. No primeiro lugar continua a figurar o Japão, com uma distância impressionante para a concorrência.

O estudo teve como base o resultado de oito milhões de testes feitos pelo site Speedtest.net, que verifica a qualidade das ligações de banda larga para consumidores. O índice de qualidade de banda larga tem em consideração as velocidades de download, upload e o tempo que um pacote de dados leva da fonte ao seu destino. O estudo não levou em conta o preço da banda larga e a densidade de utilizadores.

Portugal alcançou 32 pontos, num índice que vai de zero a cem. Segundo os investigadores, os países precisam ter, no mínimo, precisamente esses 32 pontos para que os seus internautas possam fazer um uso adequado dos aplicativos que existem na internet, como vídeos do YouTube, conversação com vídeo e troca de arquivos. Para novos aplicativos de internet, como vídeo de alta definição, seriam necessários 75 pontos e somente o Japão consegue chegar (e ultrapassar) essa marca, com 98.

Confira a classificação

1.Japão

2.Suécia

3.Holanda

4.Letónia

5.Coreia do Sul

6.Suíça

7.Lituânia

8.Dinamarca

9.Alemanha

10.Eslovénia

11.Roménia

12.França

13.Noruega

14.Bélgica

15.Finlândia

16.Estados Unidos

17.Rússia

18.Bulgária

19.República Checa

20.Hungria

21.Áustria

22.PORTUGAL

23.Eslováquia

24.Reino Unido

25.Grécia

26.Espanha

27.Canadá

28.Austrália

29.Luxemburgo

30.Itália

31.Estónia

32.Irlanda

33.Polónia

34.Turquia

35.Nova Zelândia

36.Malta

37.Islândia

38.Brasil

39.Chipre

40.México

41.China

42.Índia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Woot! Heja Sverige!

Sim senhor, não está nada mau para portugal!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho razão de queixa em relação à velocidade (os cabos de fibra-optica que temos daqui da Madeira ao continente nunca nos deixaram ficar mal). Agora tal como o yoda disse falta um estudo à mais cara: pode ser que nesse portugal chegue ao pódio (estou a expecular).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho razão de queixa em relação à velocidade (os cabos de fibra-optica que temos daqui da Madeira ao continente nunca nos deixaram ficar mal). Agora tal como o yoda disse falta um estudo à mais cara: pode ser que nesse portugal chegue ao pódio (estou a expecular).

Especular que é uma provável verdade! Quem vive, tal como eu, em terriolas, ou mama com o mau serviço da Telepac e caro, ou então escolhe uma Operadora Móvel e fica limitado a Rede 2G (53.6 kbps) :)

Pior que isto, só no 3o mundo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pior que isto, só no 3o mundo.

Quem vive, tal como eu, em terriolas

Se não tens grandes acessos na tua zona é porque esses tais não se justificam.

Segundo esse estudo estás melhor do que em Reino Unido, Espanha, Itália, Luxemburgo, Canadá, Austrália... não sei porque te queixas.

Agora falta o estudo sobre a mais cara  :)

01-bandalarga02.gif

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=841869&div_id=1730

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/3c5ae40014693a067b4cfd.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçado, nos países em que a net é mais rápida, é mais barata.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não tens grandes acessos na tua zona é porque esses tais não se justificam.

Peço desculpa se Lisboa é mais Portugal que a Lapa. Ou se um Alfacinha como eu é mais que o Zé Manel Pé de Joina da esquina...

Não se justifica uma ova! Eu pago mais que vocês todos por um serviço pior do que o vosso!

Não fales, porque não estás na minha situação. A tua opinião cambiava logo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçado, nos países em que a net é mais rápida, é mais barata.

A justificação é óbvia: o estudo incide sobre ligações de 1 Mb, logo a tendência é que nos paises com a internet mais rápida, o preço por uma ligação de 1 Mb seja cada vez menor.

O estudo não está escalado para o poder de compra de cada país pois não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa se Lisboa é mais Portugal que a Lapa. Ou se um Alfacinha como eu é mais que o Zé Manel Pé de Joina da esquina...

Não se justifica uma ova! Eu pago mais que vocês todos por um serviço pior do que o vosso!

Quem fala assim não é gago. Eu concordo 100%, e aliás, o nível de assimetria até é um indicador melhor de uma boa rede de telecomunicações. De notar que a suécia é dos países com uma densidade populacional das mais baixas da europa, isso supostamente seria um grande desvantagem para terem boas telecomunicações.

Se investimentos em fibra óptica tiveram consequencias positivas, não menos positiva foi a forma como socialmente se tenta oferecer as mesmas oportunidades a todos os cidadãos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem fala assim não é gago. Eu concordo 100%, e aliás, o nível de assimetria até é um indicador melhor de uma boa rede de telecomunicações. De notar que a suécia é dos países com uma densidade populacional das mais baixas da europa, isso supostamente seria um grande desvantagem para terem boas telecomunicações.

Se investimentos em fibra óptica tiveram consequencias positivas, não menos positiva foi a forma como socialmente se tenta oferecer as mesmas oportunidades a todos os cidadãos.

Agora disseste tudo.

E estes dados de velocidades a mim não me surpreendem nos lugares cimeiros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo a tua lógica Braga também devia de ter um aeroporto e Metro também, exigimos um metro! Não somos menos que Lisboa! Se Lisboa com 1Milhão de habitantes o metro da prejuízo,imagino em Braga com 200Mil habitantes o prejuízo que não vai dar! Sem falar no aeroporto Sá Carneiro e o Metro do Porto.

Se reparares onde tu vives não tens nem irás ter muitas coisas que Lisboa/Porto tem, pela simples razão de não se justificar e não ser viável. Achas que a PT vai instalar um DSLAM ADSL 2+ e meter fibra óptica na tua aldeia só porque meia dúzia de pessoas querem ter internet???? Quem paga isto tudo? Vai-se instalar uma coisa que depois não vai funcionar nem sequer a meio gás?! Nesses casos o retorno do investimento em vez de ser em meia dúzia de anos, é só no próximo século a correr bem! Caso não saibas as empresas vivem do lucro que geram e não dos prejuízos que dão.

Queres ter um serviço melhor? Queres ter o que os outros tem? Vai viver para a beira deles. Aqui em Braga a maioria dos estudantes que terminam a licenciatura vão trabalhar para Lisboa! Porque em Braga não tem os mesmos salários nem as mesmas empresas que tem em Lisboa! Querem mais? Vão para onde tem mais! Tão simples quanto isso! No teu caso é exactamente o mesmo! Como sempre me ensinaram: não se pode ter tudo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mpeixote que comparação de m*rda essa do aeroporto e metro...

<irony>

Olha, já agora, porque raio é que se queixam de fecharem hospitais? Vão viver para o pé deles, olha que porra.

</irony>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora