• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

Escrever um mail formal em inglês e Erasmus

16 mensagens neste tópico

Olá

Pretendo candidatar-me a uma faculdade na Suécia no âmbito do programa ERASMUS. Mas antes disso, queria contactá-los a pedir algumas informações como prazos de candidatura e afins. Mas não tenho grande experiência a dirigir-me de modo mais formal em inglês.

Alguém pode dar umas dicas ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahhh!! agora a bola está do meu lado!

Já fiz precisamente isso. Ir de erasmus para a suécia. Na suécia, visto que os suecos querem aproveitar o verão ao máximo, é tudo um mês e tal mais cedo, pelo que os prazos costumam parecer apertados para os portugueses. Fica o conselho: tenta saber de tudo e tratar do que quer que seja com o máximo de antecedência que conseguires.  Eu comecei a tratar de tudo com uma ano foi o melhor que fiz, cheguei a conhecer pessoal que que acabou por ir não ir de erasmus quando queria devido a falhas de funcionamento de orgãos de burocracia portugueses.

Os mitos sobre a suécia confirmam-se todos, são organizados, aparentemente pacatos.

Os suecos de um modo geral falam inglês sem problemas, mesmo as pessoas mais velhas, mas não têm preconceitos em relação a pessoal que fala inglês mais macarrónico, até porque eles próprios tambem usam o seu 'Swenglish', tambem metem umas palavras e umas expressões suecas aqui e ali.

Por isso, à partida, se escreveres uma carta por exemplo ao gajo lá das relações internacionais da universidade anfitriã, desde que seja legível e não esteja mesmo cheia de erros ele não se importará muito com uma incorrecção gramatical aqui e ali. De notar que as pessoas que ocupam cargos importantes na suécia são em geral mais acessíveis que em portugal. Por exemplo, se escreveres uma carta ao reitor, podes faze-lo de forma muito mais informal do que em portugal, e não precisas de te sentir o aluno pouco importante a falar com o sr todo poderoso.

Eu diria mesmo, que o inglês usado pelos suecos em ambientes profissionais/académicos é muito mais informal do que o que é usado nos países de língua oficial inglesa.

Mas quanto às dicas sobre o inglês... as coisas do costume par auma carta formal incluir o título no nome do destinatário, não usar abreviaturas, usar uma saudação de despedida formal...

http://www.google.com/search?q=how+to+write+a+formal+letter&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=com.ubuntu:en-US:unofficial&client=firefox-a

Ah, se enviares uma carta formal e te responderem de forma mais informal, não te acanhes, aqui não há Sr Dr nem nada disso :)

Olha lá, para que universidade é que vens?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido que tinhas estado (pelos vistos continuas :)) na Suécia :)  Ia pedir-te para responderes aqui :)

Quero candidatar-me ao KTH para fazer o 1º semestre do meu 5º ano, ou seja, Setembro de 2009 a Janeiro de 2010. Como a minha faculdade não tem acordo já formado com o KTH (já teve pelo menos em 2005), tenho de me candidatar como free mover e preciso de pedir informações - o site do KTH tem pouca coisa para os free movers.

Mas antes vou falar com o meu director de curso, porque acho que preciso de autorização para me candidatar.

Ainda não é definitivo, mas penso que vou mesmo candidatar-me. A parte financeira é complicada, podes dar-me uma noção dos gastos mensais em alimentação por exemplo?

edit: Falei um pouco de rajada com o meu director de curso. O acordo foi cortado pelo KTH porque não havia alunos suecos a vir para a FEUP, apenas tugas a ir para lá  :) 

Pelos vistos inda vai ser mais dificil do que pensava :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é facil de comparar o preco da almentação porque depende do tipo de comida que comes. Se quiseres comer comida como nós aí comemos em portugal então fica-te praís no dobro ou no triplo do preço. Por exemplo, carne de vaca é cara, peixe há pouco e o preço é exagerado.

Os suecos resolvem o problema comendo comida um pouco diferente:

Muitas saladas, e umas fatias de salmão ou carne fumada, junta-se umas batatas e uns molhos esquisitos e está feito.

Não vais gastar assim tanto dinheiro em comida como te podem ter dito, mas sim, é mais caro.

Comer fora não é caro mas não se come comidinha em condições como aí em portugal, é mais na base de pizza, kebab, wok, etc.

Eu não estou 100% certo disto, mas acho que o director do teu curso não te pode impedir de ir, mas vais ter que andar a tratar das equivalencias com professores de ambas as universidades e, se bem me lembro, ele terá que te assina um papel  onde essas equivalencias são formalizadas.

Eu tive uma bolsa ordinária que toda a gente em portugal teve que basicamente pagou QUASE o alojamento. Mas eu estive em Lund, que é uma cidade pacata e mais barata do que estocolmo. Ainda dava para ir beber um copo aos sitios proprios da estudantada assim por um preço mais em conta... sair à noite em estocolmos é um balúrdio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, o facto de ser Estocolmo é mau pelo dinheiro :\  Mas gostava de ir para uma faculdade muito boa e o KTH é apelativo. Preciso de tentar estimar as despesas do tipo sair a noite e tal :)  Não iria para lá para ficar em casa :D

Mas é bem possível que a questão financeira me obrigue a ir para outro país.

Eu não sei a 100% como funciona o programa ERASMUS. A conversa foi muito rápida porque o meu director de curso tá extremamente ocupado. Ele disse que não podia ser porque o KTH tinha rompido o acordo, mas quando eu falei na hipotese de ser free mover ele ficou um pouco confuso e remeteu a conversa para o final da semana quando tiver mais tempo.

Entretanto, não sei se hei-de contactar os responsáveis de ERASMUS do KTH como estava a pensar ou não. Também esperar uma semana não faz diferença.

PS: já agora, achas viável arranjar um trabalho lá para financiar parte das despesas? Vi hoje um artigo que cerca de 60% dos suecos trabalham enquanto tiram o curso universitário. Assumi que a carga de trabalho dos cursos não fosse assim muito pesada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso, Erasmus é daquelas coisas que tenho mesmo de fazer :P Nos últimos dias (coincidência!) até andei a ver as universidades parceiras da FEUP e da FCUP (muito provavelmente, vou para uma delas), mas como o site da FEUP pede o login para ver essa informação, fiquei-me pela página que mostra os alunos que estão ou estiveram em Erasmus. Havia lá uns, de 2005, acho, que tinham estado lá na KTH, e pressupus que o acordo ainda existisse... E, como essa seria uma das escolhas mais prováveis - não sei porquê, mas toda a gente tem a mania dos países nórdicos :P - andei por aí a googlar e encontrei um blog de um português que estagiou na Suécia, num desses programas de cooperação: http://jogodasueca.blogs.sapo.pt/ . Pelo que li, aquilo no Inverno é mesmo deprimente, anoitece às 16h, durante o dia ninguém sai de casa se não for obrigado, até têm horas para ir à janela gritar para evitar a depressão :P Sugeria-te, então, e já que tencionas fazer só um semestre, que evitasses o Inverno e pensasses mais em ir no segundo semestre.

Se for difícil conseguir alguma coisa, no teu lugar candidatava-me à http://www.dtu.dk/ (na Dinamarca). Não sei se ainda têm acordo com essa universidade, foi mais uma que vi nos antigos alunos de Erasmus, mas pelo que se lê grande parte dos mitos acerca da Suécia também se aplicam à Dinamarca, incluindo o que respeita às fêmeas :P com a diferença de na Dinamarca o pessoal ser menos frio e não tão anti-social (isto também li no blog que linkei ali em cima, e não sei se é verdade, pode ter sido só a impressão lá do tipo que escreveu... o pedrotuga que comente).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sempre tive bastante vontade de conhecer um país nórdico. Depois vi que um dos melhores concorrentes mundiais em concursos era do KTH, faculdade Sueca e vi o KTH como juntar o útil ao agradável.

Mogers, desculpa a intromissão mas já pensaste na TU Delft ? Sinceramente é um sonho meu para Erasmus. :P

Ainda não pensei noutras opções. Obrigado, estive a ver e no ano passado a FEUP teve acordo com a TU Delf :)  Que informações é que tens dessa faculdade ? :P

andei por aí a googlar e encontrei um blog de um português que estagiou na Suécia, num desses programas de cooperação: http://jogodasueca.blogs.sapo.pt/ . Pelo que li, aquilo no Inverno é mesmo deprimente, anoitece às 16h, durante o dia ninguém sai de casa se não for obrigado, até têm horas para ir à janela gritar para evitar a depressão :P Sugeria-te, então, e já que tencionas fazer só um semestre, que evitasses o Inverno e pensasses mais em ir no segundo semestre.

No segundo semestre não dá :P Só podemos candidatar-nos no 4º ou 5º ano. No 2º S do 4º ano temos uma cadeira (LGP) que tenho quase a certeza (99.9%) que não conseguimos equivalencia no estrangeiro - teria de a fazer no 5º ano, mas no 2º S do 5º ano estou a estagiar, não dá. Por isso era agora no 1º S do 4º ano ou no 1º sem do 5º ano.

Se for difícil conseguir alguma coisa, no teu lugar candidatava-me à http://www.dtu.dk/ (na Dinamarca). Não sei se ainda têm acordo com essa universidade

A lista de faculdades com acordos com a FEUP acho que já não está disponível. Acho que tiveram um acordo para a dinamarca, mas não foi para a DTU. Mas é preciso ter atenção porque é preciso ver a lista de faculdades de cada curso. Para este ano havia acordos para a Suécia, mas não eram para o meu curso.

Sobre a Dinamarca, eu desde que entrei que estava a pensar concorrer para ser um dos 3 alunos que estagiam na Microsoft na Dinamarca, por isso, não pensava escolher a Dinamarca para fazer ERASMUS. Mas como é bastante dificil ser seleccionado nas entrevistas (as entrevistas consistem mais em testes psicologicos do que outra coisa) e estou a pensar concorrer para a Google (estou cheio de moral :D ainda é deve ser mais dificil que a anterior), preciso de pensar melhor.

Vocês deram o mote para eu procurar outras soluções :)

PS: titulo editado a referir a discussão sobre ERASMUS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mogers, sobre a TU Delft posso-te dizer que é uma das melhores Faculdades de Engenharia (Universidade Técnica) do Mundo, e inclusive já esteve lá um aluno da FEUP (André qualquer coisa) que agora está a fazer o Doutoramento na Microsoft em Copenhaga :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A lista de faculdades com acordos com a FEUP acho que já não está disponível. Acho que tiveram um acordo para a dinamarca, mas não foi para a DTU. Mas é preciso ter atenção porque é preciso ver a lista de faculdades de cada curso. Para este ano havia acordos para a Suécia, mas não eram para o meu curso.

Foi aqui que vi isso: http://www.fe.up.pt/si/alunos_erasmus.listar_alunos?P_tipo=N&P_curso=275 . Em 2002, 4 alunos da FEUP estiveram lá na DTU, mas isso já foi há 6 anos... não sei se ainda têm acordo. Sobre a TUD... parece-me bem também, cidade pequena, a univ tem boa fama... é questão de pedires a alguém a lista de univs com quem ainda têm acordo e ver qual a melhor opção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu referia-me à lista de univs com acordo no ano passado (ou seja, pessoal k faz erasmus agora). Entretanto la pa novembro/dezembro fazem a nova lista actualizando os acordos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e inclusive já esteve lá um aluno da FEUP (André qualquer coisa) que agora está a fazer o Doutoramento na Microsoft em Copenhaga :P

Em Copenhaga há um centro de investigação da Microsoft (onde têm estagiado alunos da FEUP), mas o que é que te faz dizer que ele tá a fazer o doutoramento la ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em Copenhaga há um centro de investigação da Microsoft (onde têm estagiado alunos da FEUP), mas o que é que te faz dizer que ele tá a fazer o doutoramento la ?

A página pessoal dele. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mogers, desculpa a intromissão mas já pensaste na TU Delft ? Sinceramente é um sonho meu para Erasmus. :)

Hoje terminou o prazo de candidaturas e fiquei colocado na TU Delft :D

Não havia acordo para a suécia e a TU Delft pareceu-me a melhor faculdade a escolher. Vai ser complicado tirar um certificado de ingles que eles exigem em tão pouco tempo, mas vamos a ver :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabens e boa sorte com o inglês.

Eu iria calmamente para a holanda tal como vim para a suécia :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hoje terminou o prazo de candidaturas e fiquei colocado na TU Delft :D

Não havia acordo para a suécia e a TU Delft pareceu-me a melhor faculdade a escolher. Vai ser complicado tirar um certificado de ingles que eles exigem em tão pouco tempo, mas vamos a ver :D

Fico feliz por teres optado pela TU Delft :) Espero que tudo te corra bem e que consigas o tal certificado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora