• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

incbackup - backups incrementais usando o rsync

5 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: incbackup

Última Versão: 1.2

Líder do Projecto: Rui Carlos

Descrição do Projecto: Este projecto é constituído por uma script Perl para fazer backup de pastas. O objectivo era simular o que a Time Machine faz no sistema MacOSX 10.5.

Usando o rsync, fará backups incrementais dos ficheiros, copiando apenas os ficheiros que foram modificados (nos outros casos, é criado um hard link para a versão anterior). Através de uma opção, podemos eliminar backups antigos, sendo apenas mantidos os backups das últimas 24 horas, o primeiro backup do dia dos últimos 30 dias, e backups semanais para o resto do período.

Downlaod: http://rcg-pt.net/programacao/incbackup.zip

Licença: GNU GPL

NOTA: Esta script foi feita para funcionar em sistemas UNIX. Foi testada com sucesso em Linux e MacOSX. Noutros SOs pode não funcionar (em particular, no windows, devido a forma como os caminhos de ficheiros são representados).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Parece-me interessante e bastante útil!

Quando tiver tempo testo :)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yay, um scripzinho à maneira. Kick ass!

Mas não estou a perceber uma coisa: quando são criados links... então se apagares uma versão antiga perdes ficheiros na versão actual... isso não derrota um pouco a ideia de um backup? Ou ficas sempre só com uma versão?

Já agora, aproveito para te perguntar sobre a documentação. Em que formato está essa documentação no fim? é possivel gerar uma man page a partir dela ou só está acessível através do perdoc? Podes dar aí umas dicas sobre esse sistema de documentação?

Já agora, onde é que aprendeste este tipo de coisas, por exemplo a documentar um script?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yay, um scripzinho à maneira. Kick ass!

Mas não estou a perceber uma coisa: quando são criados links... então se apagares uma versão antiga perdes ficheiros na versão actual... isso não derrota um pouco a ideia de um backup? Ou ficas sempre só com uma versão?

São hard links. Basicamente na estrutura de ficheiros existem vários nomes a apontar para o mesmo espaço em disco, e o espaço em disco só é apagado quando os número de hard links é 0.

Já agora, aproveito para te perguntar sobre a documentação. Em que formato está essa documentação no fim? é possivel gerar uma man page a partir dela ou só está acessível através do perdoc? Podes dar aí umas dicas sobre esse sistema de documentação?

Já agora, onde é que aprendeste este tipo de coisas, por exemplo a documentar um script?

Se dá para gerar man pages, eu não o sei fazer (por acaso nunca me dei ao trabalho de investigar, mas parece-me lógico que seja possível). Eu uso sempre o perldoc.

Quanto ao aprender a documentar, há uns anos atrás tive um mini-curso de Perl onde aprendi o básico sobre isso. Depois quando comecei a escrever scripts para disponibilizar publicamente, perdi algum tempo no Google à procura de documentação sobre o assunto, para tentar fazer alguma coisa minimamente decente :)

Um dos links que ainda tenho nos bookmarks é este: http://world.std.com/~swmcd/steven/perl/program_pod.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

$ pod2man --help

e

$ pod2
pod2html   pod2latex  pod2man    pod2pdf    pod2text   pod2usage

http://perldoc.perl.org/perlpod.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora