• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BlitzMX

Syntax PHP. Software de ajuda.

16 mensagens neste tópico

Olá a todos...

Estou actualmente a usar jedit para fazer umas páginas em PHP e gostava de saber se não existe uma forma de adicionar uma aplicação para termos sempre uma referência sobre todas as syntaxes em PHP.

Por exemplo...

Não me lembro da estrutura "for" ou "if" ou outra e ao escreve-la ele da-me um exemplo da que procuro.

Lembro-me de ver isso em Visual Basic e outros.

Será que existem para PHP algum editor com essa função?.

Obrigado.

Melhores cumprimentos e abraços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o gedit que vem com code snippets, que basicamente fazem isso que dizer. Escreves "if" e primes a tecla TAB e aquilo escreve a estrutura do if por ti, e conforme vais carregando no tab outra vez ele vai-te colocando o cursor nos sítios que interessa mudar.

Mas partindo do principio que estás no windows, o que te posso aconselhar é o netbeans, que é IDE gratuito para java mas vem com suporte para PHP. Para alem dos code snippets permite-te ler a documentação das funções do core do PHP enquanto teclas.

Há outras opções, pessoalmente são os únicos edtores que uso, pelo que são os únicos que te posso aconselhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

www.php.net/for

www.php.net/while

E por ai fora... mais fácil? Não há ;D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

www.php.net/for

www.php.net/while

E por ai fora... mais fácil? Não há ;D

É muito mais facil teres essa informação ao alcance de uma tecla.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então simplesmente praticar. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então simplesmente praticar. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. :)

Porquê que há sempre um mongo a dar este tipo de respostas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê que há sempre um mongo a dar este tipo de respostas?

Vais-me dizer que não é melhor ele perceber a sintaxe do for(;; ) do que andar sempre com cábulas?

Claro está, com isto não quero desprezar o IntelliSense do VB e semelhantes, porque são úteis para ter documentação rápida de funções, mas não para um if ou um for...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Macromedia Dreamweaver... ñ é free, mas é sem duvida o melhor editor de paginas web...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor IDE de php é o Zend Studio. É o mais parecido com o Visual Studio da microsoft que há para PHP. Infelizmente não é nada parecido com barato. Mas o eclipse PDT e o Nusphere PHPED também tão muito bons. O Eclipse PDT é gratuito.

Como o companheiro que pediu ajuda no tópico pretende algo grátis com code-assist, e como me parece que seja para windows recomendo o DEVPHP2. Tem code assist para funções, tem syntax highlighting para código php, javascript e html, tem um browser interno para testes e é freeware. Não chega é ao ponto de ter code assist para if's e for's, mas sinceramente acho que mal será do mundo se um programador não conseguir decorar a sintaxe de um if ou de um for... Mas as maiores "bombas" para programar php (e com programar refiro-me a programar "a sério" e não fazer um script para enviar um email ou afins) são os 3 que referi na primeira frase.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um que eu acho muito bom

e da para muitas outras linguagens do tipo

aplicações java para telemoveis entre outras

é o NetBeans

apesar de ser um pouco complicado de comecar a trabalhar no fim e muito facil

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora