• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Computador que não liga / Ajuda a fazer diagnóstico

17 mensagens neste tópico

Arranjaram um computador, que estava a funcionar até há umas semanas atrás.

Basicamente, de um momento para o outro deixou de dar qualquer sinal de vida (ao carregar no botão de ligar não acontece nada).

A primeira coisa que me veio à cabeça foi um problema na fonte. Mas não queria estar a comprar uma fonte nova para depois também não funcionar, nem estar a levá-lo a uma loja porque ainda me cobravam mais do que o que o pc vale.

Há alguma forma de conseguir detectar se o problema é realmente na fonte? Ou alguém tem mais alguma sugestão de alguma teste que possa fazer?

E já agora, que características deve ter uma fonte para um Pentium III?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até te enviava uma fonte por correio :)

A maneira mais simples de teres a certeza que é da fonte e ligares lá uma de outro pc.

Ou então tiras a fonte do pc, ligas-la à "luz" e vez se tem corrente (com um voltimetro).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tira a fonte, abre-a e vê como está o fusivel,

mas o melhor mesmo era experimentar outra fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive com um busca-pólos a testar as saídas da fonte (para discos e assim), e aparentemente aquilo tem corrente. Por isso o problema deve ser outro, não?

Vou tentar ver o interruptor. Ele é um bocado esquisito, e é possível que ao tentar ligar o pc tenham dado cabo dele.

EDIT: Reparei agora que a caixa também tem corrente. Isto é normal?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que não :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é. Há busca polos que acendem por tudo e por nada.

Não há um multimetro por aí? Podes semre comprar um, há multimetros a 7 euros nos supermercados ou nas lojas dos chineses. Assim podes logo ver se o interruptor está funcional ou não.

Atenção que os computadores são máquinas eléctricas muito sensíveis. Não é muito aconselhado andar a fazer medições com o computador ligado. O problema é que as fontes hoje em dia já não funcionam com um interruptor físico.

Isto na prática significa que poderás ter que andar a curto-circuitar terminais para ter a fonte ligada enquanto desligada do computador.

Para dizer a verdade não sei como se liga ou desliga uma fonte destas mais novas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens um cabo q vai do interruptor até à board

é o que "diz" à board para ligar

com a chave busca pólos liga esses dois pinos, tipo só dar um encosto pa ver se isso arranca

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é. Há busca polos que acendem por tudo e por nada.

Também estranhei, um busca-polos a acender com 12v :/
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deveria ser normal, mas acontece frequentemente devido a maus isolamentos e a instalações eléctricas sem fio de terra ou com ele instalado incorrectamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ve o cabo que liga a fonte à motherboard, pode tar mal ligado ou assim.

Mas como ja disseram o ideal era experimentares a fonte noutro pc.

Cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens um cabo q vai do interruptor até à board

é o que "diz" à board para ligar

com a chave busca pólos liga esses dois pinos, tipo só dar um encosto pa ver se isso arranca

Aparentemente a corrente está a passar de um lado para o outro sem problemas.

Tenho um tio meu que é electricista, vou ver se ele tem um multimetro.

Será que uma fonte de um Pentium dá para esta máquina?

De qualquer forma vou testar esta fonte noutra máquina.

Relativamente ao haver corrente por todo o lado, reparei que se tocar com uma parte do corpo em algum local em que haja corrente, deixa de haver corrente em qualquer outro lado (na armação, nos fios que saem da fonte, etc.).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aparentemente a corrente está a passar de um lado para o outro sem problemas.

entre os 2 pinos que te falei? então a board foi-se

Relativamente ao haver corrente por todo o lado, reparei que se tocar com uma parte do corpo em algum local em que haja corrente, deixa de haver corrente em qualquer outro lado (na armação, nos fios que saem da fonte, etc.).

Não faças isso, existe um mito qualquer que isso é cancerígeno, ou seja, corrente contínua a passar pelo corpo provoca cancro. Nunca fiando!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entre os 2 pinos que te falei? então a board foi-se

A corrente estava a passar entre os dois fios que se ligavam ao interruptor. Experimentei agora fazer a ligação entre os pinos e também não acontece nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A corrente estava a passar entre os dois fios que se ligavam ao interruptor. Experimentei agora fazer a ligação entre os pinos e também não acontece nada.

A não ser que exista algo que esteja a passar há minha (vasta) experiência, é o chamado "já foste"! A board foi-se. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a tentar ligar a fonte directamente, e experimentei-a noutro pc, e não a consegui pôr a funcionar. Pode ser que seja da fonte. Vou ver se arranjo qualquer coisa barata para experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que uma fonte de um Pentium dá para esta máquina?

Desde que seja uma fonte ATX, não há problema.

Não deveria ser normal, mas acontece frequentemente devido a maus isolamentos e a instalações eléctricas sem fio de terra ou com ele instalado incorrectamente.

Ou nenhuma dessas coisas. Por vezes o facto das fontes não terem a "capsula" feita de metal não conduzem a malvada electricidade.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde que seja uma fonte ATX, não há problema.

Na altura estava a pensar mais por causa da potência. Mas depois reparei que a ligação à board era diferente (consegui ligar a fonte do P3 à board do Pentium, mas a fonte do Pentium não dá na board não dá na board do P3).

Vou ver se encontro algum colega que me empreste uma para testar (ou então vou ter que tirar o do meu desktop actual, que já deve funcionar sem problemas).

EDIT:

Já testei com a fonte de outro pc, e parece que era mesmo este o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora