• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Joca

Console application ou *.dll (ou outro) funcionam durante o boot do Windows XP?

16 mensagens neste tópico

Boas!

É possível desenvolver qualquer coisa que funcione durante o boot do Windows XP e, que termine antes do logon?

Nem que seja só para dizer "Olá Mundo!" ou executar uma tarefa qualquer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

É possível desenvolver qualquer coisa que funcione durante o boot do Windows XP e, que termine antes do logon?

Existem vários sistema no Windows que permitem executar aplicações antes do login do sistema. Não te sei agora especificar quais são, mas sei que existem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Partition Magic faz isso quando pedes para redimensionar a partição onde o windows está instalado, portanto deve ser possível.

O meu palpite é que há uma chave algures no registo com strings que indicam os programas a serem corridos antes do logon. Se queres tentar, tira um backup ao registo, manda o PM fazer qualquer coisa crítica, e tira outro backup (antes de o mandares reiniciar, claro). Depois, compara-os com um programa como o comp ou o diff.

Este é o método hacker... O método correcto é fazeres uma busca no Google ou vasculhares um livro sobre os internals do windows NT...

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem vários sistema no Windows que permitem executar aplicações antes do login do sistema. Não te sei agora especificar quais são, mas sei que existem.

@Triton: lol!... foi quase exactamente o que eu pensei! :) No meu caso, sei que devem existir, mas não faço ideia quais são e, se é possível fazê-lo com vb.net.

@pedrotuga: Com pergunta sobre o "autoexec.bat" é que fiquei mesmo perdido... :-[  Se funcionasse no Windows Xp, teria de ter, na mesma, um programa para ele executar...certo? :hmm:

Será que não se podem escrever programas para serem executados durante o boot com o VB.net? Estava a pensar que sendo uma linguagem ".net" nunca poderia funcionar durante o boot do Windows Xp. Estou certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Triton: lol!... foi quase exactamente o que eu pensei! :) No meu caso, sei que devem existir, mas não faço ideia quais são e, se é possível fazê-lo com vb.net.

@pedrotuga: Com pergunta sobre o "autoexec.bat" é que fiquei mesmo perdido... :-[  Se funcionasse no Windows Xp, teria de ter, na mesma, um programa para ele executar...certo? :hmm:

Será que não se podem escrever programas para serem executados durante o boot com o VB.net? Estava a pensar que sendo uma linguagem ".net" nunca poderia funcionar durante o boot do Windows Xp. Estou certo?

Existem vários mecânismos, como executar quando está mesmo a fazer boot modo texto, antes do screen de login, e depois do utilizador fazer login. Qual é que pretendes mesmo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipicamente editarias o autoexec.bat e chamvas a aplicação que quisesses lá para ser executada no processo de arranque do SO. Eu fiz isso centenas de vezes. Mas já fiz uma pesquisa rápida no google e descobri que o autoexec não é utilizado no arranque do windows XP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que se fizesses primeiro um load das bibliotecas .NET e depois do programa, talvez funcionasse :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tipicamente editarias o autoexec.bat e chamvas a aplicação que quisesses lá para ser executada no processo de arranque do SO. Eu fiz isso centenas de vezes. Mas já fiz uma pesquisa rápida no google e descobri que o autoexec não é utilizado no arranque do windows XP.

O autoexec.bat era executado nos windowses 9x+ME, para configurar as codepages do DOS. O efeito depois fazia-se sentir quando abrias uma janela da linha de comandos.

Depois, de executar o script, o Windows continuava o processo de arranque. Ao contrário do que muita gente pensa, o arranque do windows não dependia a presença do autoexec.bat. O script era chamado como parte do arranque do DOS (como sempre foi), e depois o próprio kernel do DOS iniciava o carregamento do windows (ou não, se estivesse a fazer o arranque com "apenas linha de comandos").

http://en.wikipedia.org/wiki/WIN.COM

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT_Startup_Process#Session_Manager

Session Manager

Once all the Boot and System drivers have been loaded, the kernel (system thread) starts the Session Manager Subsystem (smss.exe).

Before any files are opened, Autochk [2] is started by smss.exe. Autochk mounts all drives and checks them one at a time whether they were not shut down cleanly before. In that case it will automatically run chkdsk, however just before the user can abort this process by pressing any key within 10 seconds (this was implemented in Windows NT 4.0 Service Pack 4, in earlier versions you could not skip chkdsk). Since Windows 2000, XP and 2003 show no text screen at that point (unlike NT, which still shows the blue text screen), they will show a different background picture holding a mini-text-screen in the center of the screen and show the progress of chkdsk there.

Tradução: os programas que são executados nessa fase só podem utilizar o kernel (funções Nt*), pois nem sequer o subsistema Win32 está carregado.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas segundo o que ele disse, ele está interessado na parte relativa ao login.

O que ele disse é que queria que fosse para terminar antes do logon (sic).

A interpretação que faço é que é para "falar" com o utilizador antes de aparecer o menu de login.

PS: Não me levem a mal, mas há alguma diferença entre "login" e "logon"?

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que ele disse é que queria que fosse para terminar antes do logon (sic).

A interpretação que faço é que é para "falar" com o utilizador antes de aparecer o menu de login.

JJ

Logon: http://www.google.com/search?hl=en&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-PT%3Aofficial&hs=WHx&q=define%3Alogon&btnG=Search

Login: http://www.google.com/search?hl=en&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-PT%3Aofficial&hs=WHx&q=define%3Alogin&btnG=Search

Tira as tuas conclusões :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa questão, penso que são equivalentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe um utilitário que é o autoruns (e está disponivel no site da microsoft).

Às vezes uso-o para remover virus

que normalmente são executados no logon.

Este utilitário mostra as chaves de registo, onde se colocam os programas para arranque (além de outras).

Um exemplo:

"HLOCALMACHINE/SOFTWARE/MICROSOFT/WINDOWS/CURRENTVERSION/RUN"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora