• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n3lThon

Ubuntu em máquina virtual

6 mensagens neste tópico

Estou a tentar utilizar as pastas partilhadas do virtual box para enviar os ficheiros para a máquina virtual que tem o ubuntu e para isso tenho de instalar as adições de convidado, mas dá-me um erro que diz que tenho de ter permissões de administrador e estou com o utilizador principal.

Nota: Não consigo usar o utilizador root.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sudo su

assim usas o root, como poderás confirmar no terminal depois de executares o comando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Surgiu-me outro problema:

Para aceder aos ficheiros do computador na máquina virtual tenho de montar uma pasta partilhada com o seguinte comando:

mount -t vboxsf partilha ponto_de_montagem

Mas o Ubunto não reconhece o comando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deveria reconhecer, a não ser que precise de sudo para correr. Experimenta com sudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mount -t vboxsf partilha ponto_de_montagem

Um mount com esses argumentos todos tem mesmo de ser executado como root.

Pode também estar a acontecer que o kernel não suporte o filesystem que estás a pedir. Faz:

cat /proc/filesystems

E vê se aparece lá o dito filesystem (vboxsf). Se não aparecer, ou é o módulo que não está carregado, ou não há suporte para ele mesmo... Não acredito que seja a segunda hipótese... LOL (até porque os módulos normalmente carregam sozinhos)

Mesmo assim, se quiseres confirmar, tens sempre o "modprobe -l | grep vboxsf" (como root) para resolver a questão.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora