• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

SO de 32 bits reconhece 4gb de RAM ?

4 mensagens neste tópico

Boas,

Desculpem se isto já foi discutido mas na procura não apareceu:

Na altura que pesquisava o mercado de portáteis, era para comprar um com 4gb de RAM, mas disseram-me que o SO que vinha com o portátil (Windows Vista de 32 bits) só reconhecia 3gb e tal. Ao ver na net encontrei algumas páginas a referir cerca de 3.5gb disponíveis apenas, sendo uma coisa comum a outros SO de 32 bits.

Isto é verdade? Um SO de 32 bits deveria conseguir endereçar os 4 gb de RAM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os processadores de 32 bits têm um espaço de endereçamento de ~4GB (2^32 bytes). A razão pela qual o Windows só consegue aceder a ~3GB, é porque o resto está reservado para os periféricos e placas PCI, AGP, PCI-E...

Existem extensões como PAE (Physical Address Extension) que permitem um espaço de endereçamento de 36 bits, mas acho que versões do Windows XP a partir do SP2, limitam na mesma aos 32 bits.

Se não perceberes, diz que posso tentar explicar doutra maneira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Triton disse:

> Existem extensões como PAE (Physical Address Extension) que

> permitem um espaço de endereçamento de 36 bits, mas acho que

> versões do Windows XP a partir do SP2, limitam na mesma aos 32

> bits.

Não sei se não dará para usar o PAE para dar a volta àquela limitação. Depende das capacidades do BUS PCI. Talvez dê para mapear os devices PCI acima dos 4GB e deixar o resto para os programas.

Caso contrário, parte da memória instalada perde-se, porque o chipset simplesmente reserva aquelas zonas para I/O.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora