• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Zeux

Tradução de website

5 mensagens neste tópico

Boas ppl

Estou a desenvolver um website usando a framework codeigniter e estou a usar as suas funcionalidades de tradução, mas agora surgiu-me uma questão... como fazer a tradução da base de dados ?

Queria que o site fosse o mais dinâmico possível sendo fácil adicionar novas linguagens, mas por exemplo, tenho na base de dados uma tabela noticias, covinha ter um texto para cada lingua, qual será a melhor solução e mais eficiente ?

Já me surgiram umas alternativas mas não sei qual será a melhor escolha.

Uma delas é à medida que quero adicionar novas linguas ter que editar as tabelas para acrescentar um novo campo, e depois o nome do campo é conhecido através da tradução implementada pelo CI por isso não há problema. A desvantagem deste sistema é que depois na área de administração tenho de inventar alguns "artificios" para poder editar todas as linguas existentes.

Outra solução seria criar uma tabela para cada lingua mas acho que os problemas iriam ser os mesmos

Alguem sabe que sistema é que costuma ser mais usado para estas situações ?

Cump

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

O método que uso é criar uma tabela para as linguas (que se aplica a todo o site), e na parte dos registos das noticias por exemplo, ter uma entrada da "mesma" notícia para cada língua. A razão é simples :

Imagina que fazes o site de uma multinacional, que quer lançar uma notícia apenas para portugal, e não para a alemanha. Neste caso apenas criavas um registo da noticia para portugal.

Caso precises associar noticias de vários países a uma "origem" semelhante, podes criar uma 3ª tabela para isso :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste caso essa situação de colocar noticias para uma lingua e para outras não, não se coloca

Até porque essa situação das noticias tambem acontece noutras tabelas em que informação vai ser igual para todos os paises (só muda a tradução)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então

Neste caso essa situação de colocar noticias para uma lingua e para outras não, não se coloca

Até porque essa situação das noticias tambem acontece noutras tabelas em que informação vai ser igual para todos os paises (só muda a tradução)

Então 3 tabelas resolvem ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya, era isso que já estava a implementar  ;)

A tabela noticias, tabela linguas, e depois uma terceiro tabela que relaciona as outras duas e contem o campo texto (por exemplo)  :D

Thanks pela ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora