• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

.shadow

O meu futuro...

13 mensagens neste tópico

Boas a todos os users do P@P,

Podem achar este tópico um bocado «a leste», eu tambem o acho, mas com este tópico procuro receber dicas, opiniões etc, de AMIGOS experientes e que sabem do que falam quando o falam.

Tenho 16 anos, tou a tirar um curso de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (11ª ano) e tenho algumas dúvidas...

Com este curso estamos agora a trabalhar em duas partes, uma delas é Redes, e a outra é Pascal.

Se alguem tem conhecimentos suficientes para me ajudar gostaria de saber as saidas profissionais deste curso, depois dentro dessas saidas escolher uma e começar a trabalhar nessa área, por exemplo, se escolher Programador começar a trabalhar aqui no fórum em programação, precebem?

Agradecia que me conseguissem ajudar :)

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Redes e Pascal é algo que se por um lado é demasiado genérico, Redes, por outro é demasiado especifico, Pascal. Em qualquer dos casos, a minha opinião é que sigas para o ensino superior, universidade ou politécnico. Depois de teres o bacharel podes pensar se te compensa continuar para mestrado ou se te serve o bacharel.

Embora não te possa dizer que saídas exactas possui o teu curso, não creio que seja uma boa opção na nossa área, informática, manter um grau abaixo de bacharel, ou licenciatura de Bolonha como lhe insistem em chamar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter, o antigo bacharel é na verdade um licenciado. :D

Não, uma licenciatura é um grau académico português. Os 3 graus académicos reconhecidos universalmente são o Bacharel, o Mestrado e o Doutoramento. Claro que tínhamos de ser diferentes e ter um grau que nem é bacharel nem é mestrado, é uma "salganhada" a que se chama licenciatura e que não tinha equivalente fora de Portugal.

Com o acordo de Bolonha, que procura uniformizar o ensino, o grau de licenciatura foi removido, mas por alguma razão, talvez por se sentirem inferiores, resolveram chamar ao bacharel actual "licenciatura de Bolonha", o que continua errado, se lhe chamarem "bacharel de Bolonha", de forma a distinguir os dois currículos na mesma instituição, ainda pode ser desculpável.

Um curso de 3 anos actual continua a ser um bacharel, tal como era anteriormente, por isso não, os bacharéis "antigos" não são licenciados, nem faz sentido manter o termo "licenciatura". Se a ideia é uniformizar e se esse termo é unicamente usado por nós porque raio manter o termo? Para depois irmos para outro país e ficarmos admirados quando nos chamarem, tratarem e pagarem pelo grau de bacharel?

Já agora, .shadow, em que área geográfica estás a pensar trabalhar?

Edit:

Aliás, devo acrescentar que licenciatura, embora existente noutros países de língua latina, não corresponde ao mesmo em todos eles, lá se vai a uniformização mais uma vez :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter, estudo na Guarda (curso profissional de 3anos) e depois penso ir para Covilhã, mas ainda nada está decidido.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens oportunidade não hesites em aproveitar e ir para a universidade ou politécnico aprender mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já te disseram, segue para um curso superior, tens ai no IPG Informática e na UBI também que são os sitios + perto mas também podes vir para a minha escola (Politécnico de Viseu), porque sinceramente acredito que um curso superior na área é sempre melhor que um curso profissional mas cada um é que faz as suas escolhas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, uma licenciatura é um grau académico português. Os 3 graus académicos reconhecidos universalmente são o Bacharel, o Mestrado e o Doutoramento.

Tens razão, fui induzido em erro por http://en.wikipedia.org/wiki/Bologna_process#Portugal mas agora li o http://en.wikipedia.org/wiki/Higher_education_in_Portugal e já vi lá isto:
This was changed with the Bologna process with a new system of three years for a bachelor degree (licenciatura). Two additional years grant a masters degree (mestrado) which is conferred by the polytechnic institute under protocols with a partner university or alone when the polytechnic institution is in full compliance with the necessary requirements (proper research activity, doctoral teaching staff, and budget).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico ;)

Gostaria de saber e de ter a opinião de users mais experientes, aqueles que frequentaram o curso de informática que área seguiram ou gostariam de ter seguido, também o que é preciso saber (resumidamente) para seguir essa área, saídas profissionais também :P

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico ;)

Gostaria de saber e de ter a opinião de users mais experientes, aqueles que frequentaram o curso de informática que área seguiram ou gostariam de ter seguido, também o que é preciso saber (resumidamente) para seguir essa área, saídas profissionais também :P

Cumprimentos.

Acho que a tua questão nem devia ser essa. Acho que te devias perguntar a ti próprio qual é a que gostas mais.

A partir daí é trabalhar para seres bom naquilo que escolheste. Se fores bom qualquer área dessas tem emprego.

EDIT:

1 - Não penses que vais arranjar emprego a programar em Pascal, se não fores para a faculdade... esquece lá isso!

2 - Se tiveres mm na dúvida, talvez a área de redes tenha menos pessoal especializado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, eu nunca disse que ia arranjar trabalho a programar pascal, apenas disse que actualmente estou a dar pascal :P

E sim, tenciono ir para a faculdade e depois disso procurar um emprego..

Eu gostaria de ir para uma empresa (do tipo worten) na reparação de computadores e etc.. mas gostaria de saber mais saidas que voces conheçam e assim :P

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gostaria de ir para uma empresa (do tipo worten) na reparação de computadores e etc.. mas gostaria de saber mais saidas que voces conheçam e assim :P

Vais para a faculdade para arranjares computadores? :dontgetit:

Se é isso que queres fazer não precisas de tirar um curso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu disse que gostava, não disse que ia :D

Por isso é que gostava de saber a vossa opinião... Com um curso superior que saidas profissionais tenho? E sem o curso?!

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora