• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LCarreira

Como trabalhar as tabelas de feriados?

11 mensagens neste tópico

Bom dia...

Neste momento estou a tentar criar uma forma de gerir os feriados e ainda não cheguei a uma solução...

Após várias consultas na net verifiquei não eram abordados todos as formas possíveis...

O meu problema é que eu tenho que trabalhar com feriados do tipo: NACINAIS; LOCAIS; e dentro de cada um destes ainda temos os que são MÓVEIS e FIXOS

Quanto aos fixos não há problema mas para os móveis é mais dificil, contudo já tenho uma forma de os calcular visto que todos eles dependem da data da PASCOA

O que pretendo é actualizar de forma automática os dados das tabela(s) que vão constar no formulário de dados da minha webapplication consuante o ano que escolho...

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obg...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu posso ajudar  :)

Isso parece-me apenas uma questão de criação de regras para cada "evento".

Qual o propósito dessa base de dados? Vai ser usada por um programa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, vai ser usada por um programa ...

O que pretendo é ter acesso aos feriados quer sejam móveis ou fixos... numa gridview por exemplo, introduzir, actualizar e apagar dados da tabela

Quero tambem introduzir os feriados moveis e a partir daí gerar os feriados moveis sempre que começa um novo ano...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, vai ser usada por um programa ...

O que pretendo é ter acesso aos feriados quer sejam móveis ou fixos... numa gridview por exemplo, introduzir, actualizar e apagar dados da tabela

Quero tambem introduzir os feriados moveis e a partir daí gerar os feriados moveis sempre que começa um novo ano...

Sem saber nada sobre as linguagens usadas torna-se complicado .. assim só explicando algoritmicamente ( esta palavra existe? )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

asp.net + c# e sql server 2005

Ok, agora caia bem uma explicação mais detalhada do problema. :D

O que queres exactamente actualizar vindo dos formulários?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obg, mas já encontrei uma solução para gerir os feriados...

Tenho duas tabelas: Móveis (dependem da data da pascoa)

Fixos

Dentro de cada um destes ainda podem ser Nacionais ou Locais

Para os móveis vou ter: Data feriado; Descrição; Concelho; Operador (+/-); Numero de Dias

- A data da Pascoa é calculada com base numa formula.

- A data do feriado é calculada em relação à Pascoa ( com + ou - Ndias em realação à Pascoa)

Para os fixos vou ter: Mês; Dia; Descrição; Concelho

Acho que assim serve para resolver a situação...

Mais uma vez obg pelo interesse ...

Até à próxima...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse esquema serve se for sempre essa a regra (acrescentar ou retirar dias a partir de um ponto), mas há situações em que não funciona.

ex :

- feriados ao 1º domingo do mês;

Mas se por agora serve, ainda bem :D

Boa sorte nisso!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim não interessa o dia da semana calha o feriado.

Eu simplesmente quero guardar o dia e mes de cada feriado fixo (nunca muda...) e a data de cada feriado móvel relacionado com a data da Páscoade cada ano...

Não sei se estás a par, mas todos os feriados móveis dependem da data da Páscoa(domingo de Páscoa)

Ex: Sexta-Feira Santa - 2 dia antes da Páscoa

Carnaval - 47 dias antes da Páscoa

Corpo de Deus - 60 dias depois da Páscoa

Ouros feriados de localidades que tambem têm a Páscoa como referência...

Bom, a data da Páscoa é calculada com base no ano em que estamos da seguinte forma:

Primeiro Domingo após a primeira lua cheia (na realidade a data é calculada e pode diferir um ou dois dias da lua cheia em alguns locais de mundo) que se verificar depois do dia 21 de Março (coincidindo assim com o início da Primavera/Equinócio de Verão do Hemisfério Norte). Esta data cai sempre entre 22 de Março e 25 de Abril. Sendo celebrado a um Domingo não é classificado como feriado oficial. As tradições gastronómicas da Páscoa variam muito entre as diversas regiões do país, desde o Pão-de-Ló ao Folar. Em algumas regiões, a tradição do Compasso ainda se mantém, mesmo nas grandes cidades, quando um pequeno grupo visita cada casa com um cruxifixo e onde é feita uma pequena cerimónia de bênção da casa. Também é altura da segunda vista tradicional dos afilhados solteiros aos respectivos padrinhos para receberem a prenda de Páscoa. 7 dias antes, no Domingo de Ramos, os jovens oferecem flores à madrinha.

----------------------------------------------------------------------

Em baixo está a fórmula de cálculo, para qualquer ano do Calendário Gregoriano - a partir de 1583 - do astrónomo francês Jean Baptiste Joseph Delambre (1749-1822):

Considere: A = o resto de (Ano ÷ 19); B = o inteiro de (Ano ÷ 100); C = o resto de (Ano ÷ 100); D = o inteiro de (B ÷ 4); E = o resto de (B ÷ 4); F = o inteiro de [(B + 8 ) ÷ 25]; G = o inteiro de [(B - F + 1) ÷ 3]; H = o resto de [(19xA + B - D - G + 15) ÷ 30]; I = o inteiro de (C ÷ 4); K = o resto de (C ÷ 4); L = o resto de [(32 + 2xE + 2xI - H - K) ÷ 7]; M = o inteiro de [(A + 11xH + 22xL) ÷ 451]; P = o inteiro de [(H + L - 7xM + 114) ÷ 31]; Q = o resto de [(H + L - 7xM + 114) ÷ 31].

A Páscoa será no dia Q+1 do mês P.

Para os anos anteriores a 1583 (Calendário Juliano):

Considere: A = o resto de (Ano ÷ 4); B = o resto de (Ano ÷ 7); C = o resto de (Ano ÷ 19); D = o resto de [(19xC + 15) ÷ 30]; E = o resto de [(2xA + 4xB - D + 34) ÷ 7]; F = o inteiro de [(D + E + 114) ÷ 31]; G = o resto de [(D + E + 114) ÷ 31].

A Páscoa será no dia G+1 do mês F.

Eu utilizo a primeira... não falha, mas dá um pouco de trabalho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá, pessoal.

Sei que a mensagem já é um bocado antiga mas como eu me tenho dedicado muito ao assunto (e ainda continuo a dedicar-me) e tenho um Calendário Perpétuo com muitos downloads diários, é porque muitas pessoas se interessam por este tema.

Uma das coisas que o meu calendário não tem mas vai ter (porque muitas pessoas me têm pedido para incluir) é uma rotina de feriados.

Fiz uma pesquisa na net para obter informações sobre os feriados móveis e vim ter aqui. Experimentei fazer um esboço no programa e deu certo. Agora vou elaborar as linhas de código para inserir no programa.

Se alguém precisar de alguma coisa ou quiser partilhar informações importantes gostaria que me contactasse. Podem responder a este tópico porque tenho as notificações automáticas activadas.

O link do meu Calendário Perpétuo é este:

http://nossogrupo.cm.pt/calendario

Espero colocar a rotina dos feriados nos próximos dias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora