• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Real DVD permite cópias legais de DVDs para o PC

11 mensagens neste tópico

Fontei tek.sapo.pt

A RealNetworks anunciou hoje um produto de software que permite copiar para o PC conteúdos de um DVD de forma legal. O RealDVD oferece ao utilizador a possibilidade de guardar no disco rígido o conteúdo de um DVD seu, ou não, já que o programa não tem forma de controlar a propriedade do conteúdo original.

O que torna o RealDVD legal é o facto de manter as protecções anti-cópia do DVD e ainda lhe adicionar um layer adicional de protecção. Estas protecções à cópia permitem no entanto que o utilizador possa ver o conteúdo do DVD gravado não apenas no computador para onde o gravou, mas em outras quatro máquinas diferentes. A passagem do conteúdo de uma máquina para outra pode ser feita via pen disc.

Numa fase inicial o RealDVD vai custar 30 dólares, ao que se somam mais 20 dólares por cada PC adicional onde seja visualizado o DVD gravado. O utilizador pode gravar para o PC tantos DVDs quantos a memória do equipamento permita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo é porque é que as cópias com este software poderão ser consideradas legais, com outros softwares penso que tambem sejam se tivermos o original, parece-me um bocado rebuscado isto, mas a ver vamos o que dai sairá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente o está a ser paga alguma compensação para que possam permitir as cópias.

Fazer um cópia só será considerado legal se a) tiveres autorização do detentor dos direitos para fazer a cópia, :) estiveres a proceder a uma cópia de segurança à qual se irão aplicar os mesmos direitos e deveres que ao original.

De notar que a noticia faz referência ao facto de serem um software licenciado, pelo que podemos assumir, embora possa estar errado, que a empresa paga para poder fazer o que afirma, e que as cópias apenas podem ser gravadas em discos rígidos e não em CDs/DVDs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Numa fase inicial o RealDVD vai custar 30 dólares, ao que se somam mais 20 dólares por cada PC adicional onde seja visualizado o DVD gravado. O utilizador pode gravar para o PC tantos DVDs quantos a memória do equipamento permita.

Possivelmente as copias só poderão ser vistas com o software instalado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também suponho que sim, de forma similar às músicas que conseguias retirar de CDs com o restante sofware da Real, que precisava inclusive de uma chave, e sempre que precisavas de ler as músicas noutro PC tinhas de instalar o software e importar a chave.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os tribunais norte-americanos ordenaram à RealNetworks a suspensão das vendas do seu controverso RealDVD, um software que permite que os seus utilizadores copiem e guardem filmes em discos rígidos móveis ou de computadores.

A decisão surge no decorrer do processo movido pela indústria cinematográfica, no início deste mês, que alega a violação de direitos de autor.

De acordo com a RealNetworks, o programa - que custa cerca de 30 dólares - permite apenas a cópia DVDs para cinco suportes e não altera a tecnologia de criptografia usada no disco, de modo a prevenir pirataria em larga escala.

A suspensão das vendas foi pedida até esta terça-feira, de modo a que o juiz responsável pelo processo possa analisar convenientemente toda a documentação antes de tomar uma decisão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algum palpite para a data de anuncio oficial do fiasco?

Eu estava certo, era apenas uma questão de tempo. Ninguem diria é que seria tão rápido :)

Mas realmente tambem não percebo o que é que uma cópia para um computador tem de ilegal. Se eu comprei o DVD posso fazer o que quiser dele. Era o que faltava comprar um dvd e virem dizer-me quando onde e como o posso ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estava certo, era apenas uma questão de tempo. Ninguem diria é que seria tão rápido :)

Mas realmente tambem não percebo o que é que uma cópia para um computador tem de ilegal. Se eu comprei o DVD posso fazer o que quiser dele. Era o que faltava comprar um dvd e virem dizer-me quando onde e como o posso ver.

Afinal as cópias legais não eram tão legais :D, mas o processo ainda está em desenvolvimento, vamos ver o que daqui sai.

Quanto à cópia, depende um pouco, uma cópia podes fazer e até poderás ver essa cópia sem problemas. Acho que o problema deles nem é em poderes fazer um cópia no teu computador mas poderes fazer uma no teu e mais 4 nos PCs dos amigos :D

Realmente compras o DvD, o suporte físico, o conteúdo já é outra questão, com o suporte físico podes fazer o que quiseres, com o conteúdo estás sujeito às regras que regem os direitos de autor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente compras o DvD, o suporte físico, o conteúdo já é outra questão, com o suporte físico podes fazer o que quiseres, com o conteúdo estás sujeito às regras que regem os direitos de autor.

Sim, tudo bem, mas dizerem-me que não posso copiar para o meu computador para arquivar, ou para o meu leitor de mp3 quantas vezes quiser ultrapassa os limites do razoável de qualquer lei. Já é uma questão de liberdade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A lei não te limita a apenas X números de cópias. A questão desses equipamentos e softwares que podem implicar um número limite é algo que é feito à margem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora