• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Triton

PHP Frameworks

27 mensagens neste tópico

Quero fazer um site pessoal dinâmico e estava a pensar em utilizar PHP.

Andei a analisar as frameworks de PHP mais conhecidas, e estou indeciso entre CodeIngniter, Kohana (fork do CI) e CakePHP.

Alguém tem experiência com alguma destas frameworks? O que recomendam?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre o CI e o kohana sinceramente não tenho preferencia, vão dar ao mesmo, a forma como funcionam é exactamente a mesma e a página do kohana até já tem a documentação bem composta. Há algumas diferenças de pormenor aqui e ali, mas o processo de escrida de uma aplicação é basicamente o mesmo.

Pessoalmente ponho uma destas duas em frente ao cakePHP. O codeignitor para mim tem uma coisa que não costuma ser muito falada mas que é um dos pontos chave do seu potencial: a forma como está documentado. O manual está escrito de forma a que qualquer principiante possa seguir e cobre TODAS as funcionalidades da framework.

A framework em si é simples de usar, sem mecanismos complicados. Extendem-se as classes base e está a andar de mota, a forma como as funções são carregadas é simples de entender e está explicada numa página. Basicamente é uma frework em que o programador sabe tudo o que se passa.

Adicionalmente é leve, rápida e oferece bastante liberdade ao programador para escrever código ao seu estilo. E o Set de helpers que tem disponível é bem extenso apesar de tudo.

O cakePHP segue uma filosofia diferente. Tem muito mais coisas automáticas, tipo ORM, uma classe de active reccord que permite queries muito mais complexos, models meios, e mais outras coisas que não sei pois nunca usei essa framework para um nenhum projecto. O MX+ é que te pode indicar os lados positivos do cakePHP.

Uma coisa é certa, o cakePHP em termos de documentação  não chega nem aos calcanhares do CI.

Se for para uma aplicação cujo trabalho insida mais sobre funcionalidades de pormenor no interface do que propriamente operações CRUD, talvez o Qcodo seja mais indicado. O gestor de eventos daquilo permite-se basicamente programares uma aplicação web como se de uma aplicação de desktop se tratasse. E está bem documentada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Não me parece que existam melhores ou piores, pois cada uma tem as suas características, e pode servir melhor ou pior o que tu pretendes. Pessoalmente, escolheria a CodeIgniter, pois já trabalhei bastante em cima dela e é estável, apesar de ter certas coisas que podia ser optimizadas, mas isso já é mesmo um aparte ;)

Assim, é a que recomendo  :P

Posso também disponibilizar-te o Elementum, que é um projecto que iniciei e visa permitir o uso de todo o tipo de classes externas, e que pode ou não servir melhor o que pretendes. Dando um exemplo, podes gostar da maneira como o CakePHP trata as views, e podes gostar da classe de interacção com BD da CodeIgniter.

Se precisares dicas para a CodeIgniter, apita  :P

Edit : pedrotuga, o UserGuide da CodeIgniter não cobre todas as funcionalidades, faltam lá coisas .. Mas cobre mais que qualquer uma que tenha visto até hoje, incluindo CakePHP  ;) 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se precisares dicas para a CodeIgniter, apita  ;)

Parece que a maioria do pessoal recomenda o Code Igniter. Sendo assim vou começar a ler os docs para ver se entendo como a coisa funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, o UserGuide da CodeIgniter não cobre todas as funcionalidades, faltam lá coisas .. Mas cobre mais que qualquer uma que tenha visto até hoje, incluindo CakePHP  ;) 

Só por curiosidade minha, o que é que lá falta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só por curiosidade minha, o que é que lá falta?

Há documentação que não é bem actualizada (informação incorrecta), algumas funcionalidades não foram documentadas (poucas, mas existem), etc.

Eu li e percebi o código todo daquilo, e fui reescrevendo para perceber o porquê do uso daqueles métodos de programação, e não foi nada mal pensado, portanto aquilo que falta não tira mérito ao trabalho deles. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo....

Um dos problemas do Code-Igniter é o facto do cookie das sessões permanecer posteriormente ao fecho da janela... (Isto claro, sem sermos nós a definir tal coisa)... Ora para alguns pode não ser um problema... No entanto para mim, prefiro trabalhar no mesmo âmbito das $_SESSIONS ... :D

Existem também funcionalidades/soluções que constam no fórum da comunidade que não são bibliotecas 'oficiais' da plataforma (vulgo framework).

Uma delas é, por exemplo, a existência de um pedaço de código (vulgo snippet) no fórum que permite exportar HTML para PDF na plataforma.

P.S.: Claro está que aquele pequeno problema também tem solução na comunidade :) A comunidade é o show ;)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não recomento a Symfony por ter como uma das suas componentes uma biblioteca que depende muito de outra tem o seu desenvolvimento descontinuado. A  não ser que queiram vocês pegar no trabalho de manter e desenvolver uma biblioteca de abstração de bases de dados.

As outras que mencionaram não conheço, por isso não falo delas.

Já agora poderiam dizer para o que são cada uma das frameworks que mencionam (nem todas as frameworks são genéricas)? Que patterns de design suportam (MVC e/ou outros)?

E que pensam da Zend Framework? Já usaram?

http://framework.zend.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que biblioteca é essa que está descontinuada? Creole? Propel? Aqui há uns tempos queria ler uns documentos sobre uma dessas e o site estava em baixo. De momento parece que está tudo no ar.

Quanto a padrões, em relação aos antigos padrões de software que se aprendem nas escolas não sei que isso é coisa que nunca apreendi muito bem. O que sei é que algumas frameworks já forum um pouco mais alem e já implementaram padrões que era facilmente identificáveis um muitas aplicações web.

Quer dizer, no fim de contas é isso que as frameworks são, implementações usáveis de padrões, para que um gajo não tenha que estar sempre a reinventar a roda.

O codeigniter que é das minhas favoritas assim que me lembre vem com implementações dos seguintes padrões, para alem da separação MVC:

-validação de inserção de dados

-soluções completas para gestão de utilizadores (plugins)

-suporte xmlrpc para as tuas 'acções'

O webpy foi ainda mais alem e implementou coisas tipo comentários, upload de imagens, crud DE OBJECTOS (não estou a falar de scaffolding básico da bd), etc...

EDIT:O rails tem uma arquitectura REST e usa bem isso para vender o seu peixe, ainda que as aplicações rails tenham tantos problemas de escala, supostamente essa seria uma das vantagens do Rest.

Isto ir pela teoria é um pouco difíci.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A que foi descontinuada é o Creole, que é uma dependência do Propel. O site está em cima, mas a actividade de desenvolvimento parou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Eu vou começar agora uma intranet de raíz, pretendo inicialmente uma ligação ao sqlserver(possivelmente)  mysql também, e possiblidade de criar componentes de gestão de conta corrente do cliente com ligação ao programa de gestão, demonstração de gráficos, entre outros.

Qual a framework que me aconselham?

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um site não diz praticamente nada sobre a framework como comparação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já experimentei Zend, mas não gostei. Há ali uma certa complexidade no chamar das libs que... pronto enfim....

experimentei Code Igniter, gostei pela simplicidade. Experimentei Kohana por se basear em Code Igniter e ser PHP5 based.

experimentei Symfony e CakePHP.

continuo adepto de Kohana, por ser simples e prático. Se precisar de desenvolver alguma coisa para a framework, é fácil de compreender o sistema.

Enfim, existem outras mas penso que as melhorzitas tão aí.... Também falam muito na Yii

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estava a pensar pegar no CakePhp, foi a unica framework que usei, apesar de pouca coisa foi com a cakephp que aprendi a estrutura MVC.

E agrada-me também pois tenho um layout onde vao ser inseridas as views.

Enquanto que no codeigniter o que não gostei foi de ser "obrigado a ter um layout" para cada componente. Claro que posso incluir Headers , lefts e rights mas no Cakephp tinha tudo isso no layout, metia o conteudo pela view e tá feito.

Se quisesse alterar o layout era só chamar outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como disse, a Kohana é uma evolução disso.... Defines um template e tens um controller para o próprio template... É muito bom mesmo :P

Mas o melhor mesmo é veres em qual framework "te sentes melhor". Depois usa-la :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, qualquer pessoa que goste de CI tem de gostar de Kohana porque Kohana é uma espécie de evolução do CI. É em quase tudo parecido com o CI, mas tem aquilo que o CI tem de mau "polido". :P

Quanto a essa Yii, nunca tinha ouvido falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yii já usei, da ultima vez ainda estava verde, e não me atraiu muito .. dou mais valor à funcionalidade e estabilidade em detrimento das facilidade de escrita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, qualquer pessoa que goste de CI tem de gostar de Kohana porque Kohana é uma espécie de evolução do CI.

Concordo plenamente contigo....

É em quase tudo parecido com o CI, mas tem aquilo que o CI tem de mau "polido". :P

A título de curiosidade, o que é que o CI tem de 'mau polido' que a Kohana também tem? :) Btw, o Code Igniter 2 está na 'forja' :)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo, fazer o load de modelos, em Kohana basta declara-los. Em CI tinhas de usar um método para os carregar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahhhh ja percebi, estás a dizer que a Kohana tem inclusivé as funcionalidades do CI, que no CI estão mal polidas, mas bem feitas ;)

Pensei que tinhas dito que tanto no CI como na Kohana estavam mal feitas...

Sim, mas as particularidades que eu mais gosto na Kohana são, sem dúvida, o sistema ORM e a estrutura modular que permite desenvolver a aplicação "core" com a framework e depois criar módulos que trabalhem com o core ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahhhh ja percebi, estás a dizer que a Kohana tem inclusivé as funcionalidades do CI, que no CI estão mal polidas, mas bem feitas ;)

Pois, foi isso que eu disse. É claro que Kohana tem também para além de coisas mais bem feitas, funcionalidades interessantes que não tem no CI. Por exemplo, eventos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aí está a questão Kohama ou Cakephp ? eu preciso de algo que lide bem com layouts para ter uma estrutura html que funcione em todo o site igual e não criar uma para cada componente.

O Cake-php faz isso que eu sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se te referes a Views, todas as frameworks MVC têm views, e Kohana também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora