• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

eBay adere ao comércio justo

1 mensagem neste tópico

O WorldofGood é a nova aposta do portal de leilões on-line eBay. O site foi lançado hoje como uma alternativa para os clientes ecológicos e preocupados com um tratamento mais ético dos trabalhadores.

É uma maneira do gigante do comércio on-line mostrar a suas preocupações sociais e também, segundo o site CNET News, uma estratégia inovadora da empresa para captar a atenção de um público que move mais de 140 mil milhões de euros por ano nos Estados Unidos.

O novo mercado on.line é resultado de uma parceria da eBay com a companhia de comércio justo World of Good e vai vender desde café de pequenos produtores da Costa Rica a cremes faciais ecológicos produzidos em Londres.

Segundo Robert Chatwani, um dos directores da eBay para o novo projecto, a grande diferença entre o WorldofGood e a ‘casa-mãe’ reside no facto de os clientes poderem saber mais sobre os produtos que querem comprar: a sua origem, como são feitos e como afectam o ambiente.

Além disso, e ao contrário do eBay, o WorldofGood não é um portal de leilões, porque ali os preços são fixos. Os produtos estão distribuídos em 15 categorias diferentes, que englobam mais de 70 países e estão também disponíveis no site da eBay, podendo alcançar os mais de 84 milhões de utilizadores do portal.

A ideia surgiu há três anos quando Robert Chatwani e outros funcionários da empresa viajaram até à Índia e se aperceberam das potencialidades dos produtos artesanais que aí se fabricavam no comércio on-line.

Robert Chatwani defende igualmente a ideia de que este negócio beneficia o próprio produtor e pode ajudar a reduzir a pobreza a nível mundial: “Estamos simplesmente a introduzir uma nova maneira de comprar e criar um impacto social realmente positivo”, explica. Antes de tentarem usufruir do serviço de venda dos produtos on-line, os produtores têm que possuir um certificado de defesa do ambiente ou de comércio justo.

A nova loja vai começar pelos Estados Unidos, mas tenciona expandir-se a outros países, começando pelo mercado europeu.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora