• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Software para Design [Info & Reviews]

5 mensagens neste tópico

O objectivo desta thread é fazer uma espécie de "repositório" de software de design com o máximo de informação disponivel, agradeço a colaboração.

cs3333333xl8.jpg

Adobe PhotoShop Windows

Página: http://www.adobe.com/products/photoshop/photoshop/

Download: baixaki.jpg Demonstração 463,60 MB

fontemy6.pnghttp://www.precos.com.pt/

fontemy6.pnghttp://baixaki.ig.com.br/

A nova geração dos produtos de imagem da Adobe chegou com tudo! Entre eles está o vanglorioso Photoshop, simplesmente o editor mais usado no mundo.

A versão CS3 corresponde à evolução da edição digital de imagens, contendo novas ferramentas e ambientes para você produzir muito mais. A interface gráfica foi totalmente remodelada e está mais arrojada, com maior poder de edição e composição, através de controles e comandos fáceis de usar.

As Novidades

As inovações desta versão são muitas e vão desde interface gráfica até ferramentas especializadas. Confira a seguir as principais novidades do programa:

Interface Gráfica: Apesar das alterações geralmente causarem más impressões nos usuários, desta vez a Adobe acertou. A interface está bem diferente, obtendo como conseqüência mais praticidade, permitindo que você trabalhe sem fazer bagunça na tela. A área de trabalho contém vários modos de visualização — tela cheia com fundo preto, centralizado entre as ferramentas e o tradicional — e está mais fácil de usar.

E desta vez a gigante se garantiu, pois se você não gostar da interface gráfica, basta personalizá-la para voltar à versão anterior.

Camera Raw: Melhorada, esta opção agora permite editar imagens JPEG, TIFF e RAW. Controlar a luminosidade do ambiente ficou muito mais simples, além da ótima ferramenta Recovery que fornece opções para voltar alguns passos anteriores.

Conta também com Vibrance, capaz de aumentar a saturação em áreas da foto subsaturadas, sem afetar as demais cores que já estiverem perfeitas. Os ajustes da curva paramétrica foram melhorados e o popular recurso do Adobe Lightroom, conhecido como Split Toning, facilitou muito o trabalho com o formato RAW.

Seleção Rápida: Essa nova ferramenta faz seleções rapidamente com brushes, lendo as diferentes tonalidades de cores selecionadas dentro da área desejada. Isso é inovador porque, ao contrário da varinha mágica, é capaz de selecionar formas de diferentes tonalidades simultaneamentes.

Dentro das ferramentas de seleção, vale ressaltar o recurso Refine Edges, uma paleta flutuante que lhe oferece um controle preciso sobre as seleções. Você vai se surpreender como tudo vai ficar mais dinâmico.

Curva de Cores: Agora os níveis de cores e a curva de referência também estão presentes, dando flexibilidade para visualizar os canais separadamente, assim como cores claras e escuras.

Impressão: A pré-visualização e a configuração foram facilitadas — agora você não precisa ficar clicando em várias caixas, como no CS2.

Camada de Ajustes: A conversão de fotos coloridas para preto e branco tornou-se ainda mais inteligente, por conseguinte há novos presets, ajustes finos e barras para o controle geral de todas as tonalidades que compõem o cinza.

Alinhamento e Mescla: Imagine alinhar elementos dentro de seções delimitadas, podendo misturar as cores. Nesta décima versão do editor isso é possível e ainda você tem os mesmos controles automáticos das versões anteriores somados à magia que só a Adobe oferece.

Filtros Espertos: Como manda a tradição, a tecnologia de filtros e estilos de camada do Photoshop é completa. A novidade aqui fica por conta da criação de subcamadas para cada filtro aplicado dentro da camada principal, assim pode-se desabilitar e testar filtros ao seu gosto, independente da ordem os utilizou. Desfrute desses ótimos recursos, que fizeram deste o software sinônimo de edição de imagens digitais.

Carimbo: Clone o que você quiser e arrume as fotografias como nunca. Agora você pode visualizar a amostra, garantindo precisão.

Outros Aplicativos Incluídos

Adobe Bridge CS3: Ferramenta para editar metadados de uma imagem, tais como: palavras-chave, descrição etc.

Adobe Device Central CS3: Software capaz de projetar, visualizar e testar conteúdos para dispositivos portáteis.

Adobe ImageReady CS3: Editor de imagens que cria GIFs animados, otimiza imagens comprimidas e gera códigos HTML.

Adobe Stock Photos CS3: Localiza e fornece arquivos da Adobe através de um catálogo de mais de 575 mil imagens.

Caracteristicas Técnicas

Filtros inteligentes

Ferramentas de selecção rápida

Composição avançada

Composição 3D e edição de texturas**

Movie Paint**

Ferramentas de medição 2D e 3D**

Interface simplificada

Melhor processamento de imagens brutas

Ponto de fuga aprimorado com o suporte para 3D**

Suporte avançado para HDR de 32 bits**

**Exclusivo do Photoshop CS3 Extended (ou aperfeiçoado para esta versão)

Requisitos de sistema

Observação: os requisitos de sistema do Photoshop CS3 e do Photoshop CS3 Extended são os mesmos.

Windows

Intel Processador Pentium 4, Intel Centrino, Intel Xeon, ou Intel Core™ Duo (ou compatível)

Microsoft Windows XP com Service Pack 2 ou Windows Vista™ Home Premium, Business, Ultimate ou Enterprise (certificado para edições 32-bit)

512 MB de RAM

64 MB de RAM na placa de vídeo

1GB de disco rígido disponível (é necessário espaço adicional para a instalação)

1,024x768 de resolução no monitor com placa de vídeo 16-bits

Unidade de DVD-ROM

Software QuickTime 7 necessário para recursos de multimédia

Ligação á Internet ou por telefone necessária para activação do produto

Ligação á Internet de banda larga necessária para o Adobe Stock Photos* e outros serviços

*Serviços on-line, incluindo, mas não limitados a, Adobe Stock Photos e Acrobat Connect, podem não estar disponíveis em todos os países, idiomas e moedas. A disponibilidade de serviços está sujeita a alterações. O uso dos serviços on-line, é regido por termos e condições de um contrato separado e pode estar sujeita a taxas adicionais.

Preços Indicativos

[table]

[/table]

Este é o mais conceituado e no meu ponto de vista o melhor software para design e tratamento de imagem.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

noticia1.png

GIMP

Página: http://www.gimp.org/

Download: Windows

O GIMP é um editor de imagem gratuito e open-source, disponível para 3 plataformas: Linux/UNIX, Windows e MacOS X.

Quando foi criado, este programa veio preencher um grande buraco na plataforma UNIX, uma vez que o “grande” PhotoShop apenas funcionava em Windows.

Hoje em dia, recorrendo a emuladores, tal como o Wine (free) podemos executar o Photoshop dentro do Linux mas antes não era assim. E mesmo dessa forma, o Photoshop não deixa de ser caro. O GIMP é gratuito.

A instalação:

A instalação do GIMP é algo de muito simples e directo e, dependendo do SO, pode até nem ser preciso instalá-lo, uma vez que é um pacote standard em muitas distribuições de Linux

No Windows, a plataforma de eleição da maior parte dos users do tech4pc, é necessário instalar as bibliotecas GTK+ e só depois poderemos instalar o GIMP. Tudo o que é necessário está disponível no site http://www.gimp.org/

Depois de instalado, o programa ocupa muito pouco espaço, tipo entre 30 a 40MB (sem contar com GTK+, que também é muito pouco).

O interface:

Este é um dos pontos onde o GIMP peca… Para o utilizador típico dos programas típicos do Windows, o GIMP pode ser assustador, uma vez que quase qualquer operação efectuada abre uma nova janela, e essas janelas estão a “flutuar” no desktop em vez de estarem dentro de uma só janela *grande* como no Photoshop e outros programas do género.

Além disso, o interface não tem uma janela principal, mas sim três (janela das ferramentas, janela dos layers e janela da imagem). Para quem usa Linux, etc, este sistema de janelas funciona muito bem, uma vez que, apesar de cada janela ter uma entrada na taskbar, o user pode mover o GIMP para outro desktop… mas no Windows, é obrigado a lidar com muitas janelas no mesmo desktop (isto devia ser considerado falha do windows lol… ter só um desktop é ridículo)

No entanto, em ambientes como Linux, o GIMP funciona às mil maravilhas, e com o recurso às bibliotecas GTK+, o programa apresenta um aspecto limpo e consistente.

A performance:

O GIMP possui uma performance invejável. O tempo de startup é algo de incrivelmente pequeno quando comparado a softwares como o Photoshop. Além disso, é bastante configurável, em termos de memória (deve ser por ter sido escrito para plataformas decentes e não para Windows lol).

O programa é bastante rápido e consegue ser uma boa opção para quem quer algo que não lhe coma o pc enquanto está a ser executado. Além disso, como já foi referido, o GIMP ocupa muito pouco espaço em disco, deixando espaço para o trabalho em vez de o consumir com ficheiros.

Portabilidade:

Este programa está disponível para UNIX/Linux, Windows e MacOS X. É por isso um porgrama com uma portabilidade grande, ao contrário do Photoshop e outros que tais. Além disso, existe inclusivé uma versão portátil do GIMP, que permite levá-lo num disco USB e executá-lo sem necessidade de instalação.. (googlem por “portable gimp”).

A portabilidade do programa permite ao utilizador aprender simplesmente a trabalhar com UM programa independentemente da plataforma que vai usar… isso é uma vantagem tremenda

Funcionalidade:

O GIMP, apesar de freeware e open-source, não deve ser subestimado. O mesmo acontece com outras coisas, como Linux e FreeBSD XD. Mas voltando ao GIMP, ele possui imenso poder; com ele, podemos editar fotografias, criar imagens para uso na web, efectuar batch-processing, entre muitas outras coisas.

Tanto para o utilizador casual como para o utilizador regular e profissional, o GIMP apresenta uma grande variedade de ferramentas e filtros disponíveis logo após a instalação.

Além disso, não são o tipo de ferramentas para “brincar” mas sim as ferramentas que se usariam para edição profissional de fotos.

No global, ao instalar o GIMP, ficamos com um excelente pacote de ferramentas de pintura digital, manipulação fotográfica, edição de imagens para a Web e até mesmo criação de GIFs animados (com adição de um pacote extra, podemos mesmo editar AVIs).

Suporte para layers, paths, curvas, níveis, brushes personalizados, padrões personalizados… tudo o que possa imaginar, está lá. A única ferramenta que precisa de alguma revisão é a ferramenta de texto, ainda pouco flexível e primitiva.

Além de tudo o que é normal ver no Photoshop (excepto algumas “mariquices”), o GIMP possui ainda uma extensão chamada Script-Fu, da qual falaremos de seguida. Em relação aos tipos de ficheiro suportados, o GIMP suporta open/save de imensos formatos, entre os quais devemos destacar o XCF (formato nativo, aberto), PSD (Photoshop), PSP (Paint Shop Pro), PNG, JPG, GIF (incluindo os animados, cada frame fica num layer) e SVG (o futuro dos gráficos Web). Estes são apenas alguns dos formatos, visto que o GIMP suporta muitos mais. Resumindo: o GIMP possui tudo o que é preciso para fazer tudo o que se faz com o Photoshop e outros programas comerciais. O único senão é que pode não ser tão fácil fazer essas coisas… mas com um pouco de paciência e criatividade, chega-se lá

Script-Fu

Como disse no ponto anterior, o GIMP apresenta uma extensão chamada Script-Fu. O Script-Fu é uma extensão que interpreta scripts (daí o nome lol) e permite automatizar certas tarefas do programa.

Uma grande utilidade para isto manifestar-se-ia, por exemplo, se tivéssemos que executar para várias imagens, um determinado número de passos para conseguir um determinado efeito.

Recorrendo ao Script-Fu, podemos escrever um script que faça tudo isso para nós. O script ficará então disponível no menu Script-Fu, como se fosse um Filtro ou algo do género.

Esta é uma funcionalidade de extremo valor no GIMP; certamente algo que o torna extremamente flexível.

Para demonstrar aos utilizadores o seu poder, foram já incluídos vários scripts que funcionam como exemplos mas também como verdadeiras ferramentas.

Também semelhante ao Script-Fu, existe o Python-Fu que recorre ao interpretador python instalado no sistema. Por essa razão, é mais frequente não existir menu “Python-Fu” em ambientes windows

Público-alvo:

Iniciar-se no GIMP não é pêra-doce. O GIMP foi projectado para conseguir fazer as coisas, não para conseguir fazê-las de forma fácil para o utilizador.

Por esta razão, qualquer um que vá para o GIMP e pense que vai encontrar a maravilha das maravilhas em termos de facilidade de uso, engana-se redondamente. O GIMP não foi feito para noobs. Foi feito para ter qualidade e colocá-la ao alcance das pessoas de forma gratuita.

Por isso mesmo, dizer que o GIMP é difícil de usar não é argumento para dizer que não é um bom programa; não foi feito para ser fácil de usar. No entanto, nas últimas versões tem sido feito um esforço para melhorar o UI de forma a torná-lo mais amigável para toda a gente.

Conclusão:

A conclusão é, obviamente, que o GIMP é um programa louvável.

De 0 a 10, tem obviamente que receber um 9.9… não dou 10 porque ainda existem aspectos que deveriam estar mais cuidados no programa e porque nenhum programa é perfeito. Ainda assim, está perfeito para edição em qualquer lado, sem consumir muitos recursos…

Prós

* Gratuito

* Funcional

* Poderoso

* Extensível

* Leve no sistema

Contras

* Interface (pode ser contornado usando o GIMPshop: http://www.gimpshop.com/ dica de tirácio)

* Não é o mais adequado para se aprender as noções básicas de edição de imagem

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SweetHome3DWindows.png

Sweet Home 3D

Página: http://sweethome3d.sourceforge.net/

Licença: Freeware (Gratuito)

Download: http://sweethome3d.sourceforge.net/download.html

A maioria das pessoas já ficou algum tempo pensando e imaginando como seria a sua casa dos sonhos, com todos os detalhes de mobílias e decorações. Mas estas são idéias difíceis de explicar para um amigo, por exemplo, já que precisam ser desenhadas em um papel para melhor visualização. No entanto, agora você pode se sentir como um arquiteto ou um design de interiores, projetando todos estes detalhes com uma ferramenta simples de usar.

O Sweet Home 3D é um aplicativo que lhe permite soltar a imaginação, criando o layout de uma casa completa. Esta ferramenta pode perfeitamente ser utilizada por quem vem planejando uma reforma em casa. Assim, você muda, arrasta os móveis e até pinta cada um deles diretamente na tela do seu computador. Caso não goste, basta apagar tudo e recomeçar o projeto.

O programa é a ferramenta perfeita para quem gosta de mudar constantemente a disposição da mobília em casa, pois com Sweet Home 3D você projeta todo o design do interior de uma peça da sua casa, verifica se realmente lhe agradou e depois disto parte para tarefa pesada da mudança propriamente dita.

Recursos permitidos pelo Sweet Home 3D

Com o Sweet Home 3D você cria virtualmente o lar dos seus sonhos, projetando a planta de uma casa em 2D e depois verificando o resultado em 3D. A ferramenta traz uma série de modelos prontos, basta selecionar o móvel e arrastá-lo até a página para edição.

Simples, rápido e prático de usar

Com este programa, você pode escolher os modelos de móveis e acessórios para projetar banheiros, cozinhas completas, optar por vários estilos de portas e janelas para o ambiente, elaborar o layout dos quartos e planejar toda a disposição dos móveis da sala.

Estes objetos podem ser girados conforme o ângulo desejado, bem como podem ter a altura e largura alteradas. Com a opção “Plano”, você pode criar paredes para dividir o projeto por completo. Sweet Home 3D possui suporte para importação de mobílias, ou seja, você pode tirar fotos dos seus móveis e importá-los para o programa, fazendo o planejamento do ambiente de acordo com os móveis que tenha em casa.

Agora projetar os ambientes da sua casa ficou ainda mais fácil com esta ferramenta, apresentando todas as opções em português e repleto de modelos de objetos para inserir no planejamento.

Sweet Home 3D é uma ferramenta para design de interiores eficiente. Ele realmente cumpre o prometido, permitindo a elaboração de disposições novas para as peças da sua casa. Os objetos oferecidos são básicos, sendo importante a importação de modelos próprios nos formatos OBJ, LWS e 3DS, até para dar uma maior realidade ao projeto.

As dimensões dos móveis são editáveis, tudo para ficar conforme o gosto do usuário. Sweet Home é uma ferramenta vantajosa para quem deseja modificar o layout de interiores, sendo extremamente simples de usar, sem limitações e proporcionando resultados ótimos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cs3_fireworks.gif

Fireworks

Página: http://www.adobe.com/

Licença: Software Pago

Download: http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld45613.htm 229,16 MB 30 Dias

Crie o modelo e o design para a web rapidamente

Acelerar o design da web e o desenvolvimento com o software Adobe® Fireworks® CS3, a ferramenta ideal para criar e otimizar imagens para a web, modelos de sites e aplicativos da web rapidamente. O Fireworks CS3 oferece flexibilidade para editar vetores e imagens de mapa de bits, uma biblioteca geral de recursos pré-desenvolvidos e integração que economiza tempo com o Adobe Photoshop® CS3, Illustrator® CS3, Dreamweaver® CS3 e o software Flash® CS3 Professional.

Informações sobre o produto

Pensando sobre o Adobe Fireworks CS3? Dê um passo adiante com o Adobe® Creative Suite® 3.3 Design Premium que agora tem a inclusão especial do novo Adobe Fireworks® CS3 para a rápida criação de protótipos de sites. O Design Premium oferece um ambiente de design totalmente integrado para criação de projetos de impressão ou da web, projetos interativos ou móveis.

Idiomas

O Fireworks está disponível nas seguintes edições nas plataformas Windows® and Macintosh. Este produto está disponível nas versões em chinês simplificado**, chinês tradicional**, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano** e espanhol.

**A versão Macintosh do Adobe Fireworks CS3 não estará disponível em chinês simplificado, chinês tradicional ou coreano.

Requisitos de sistema

Windows

Processador Intel® Pentium® 4, Intel Centrino®, Intel Xeon®, ou Intel Core™ Duo (ou compatível)

Microsoft® Windows XP com Service Pack 2 ou Windows Vista™ Home Premium, Business, Ultimate, ou Enterprise (certificado para edições de 32 bits)

512MB de RAM (1GB recomendado)

1GB de espaço disponível em disco (é necessário um espaço livre adicional durante a instalação)

Resolução de monitor de 1.024x768 com placa de vídeo de 16 bits

Unidade de DVD-ROM

Software QuickTime 7 necessário para os recursos multimídia

Conexão por Internet ou telefone necessária para a ativação do produto

Conexão por Internet de banda larga necessária para o Adobe Stock Photos** e outros serviços

Macintosh

Processador PowerPC G4 ou G5, ou Intel multicore

Mac OS X v10.4.8–10.5 (Leopard)

512MB de RAM (1GB recomendado)

1,4GB de espaço disponível em disco (é necessário um espaço livre adicional durante a instalação)

Resolução de monitor de 1.024x768 com placa de vídeo de 16 bits

Unidade de DVD-ROM

Software QuickTime 7 necessário para os recursos multimídia

Conexão por Internet ou telefone necessária para a ativação do produto

Conexão por Internet de banda larga necessária para o Adobe Stock Photos** e outros serviços

**Os serviços on-line, incluindo o Adobe Stock Photos e o Acrobat® Connect™, mas não se limitando a estes, podem não estar disponíveis em todos os países, idiomas e moedas. A disponibilidade de serviços está sujeita a alterações. O uso dos serviços on-line é regido por termos e condições de um contrato à parte e pode estar sujeito a taxas adicionais.

[table]

[/table]
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deves também por no GIMP o download para Linux e Mac.

Caso interesse, de CAD tens imensos bons (e pagos a maioria) (caso queiras por, depois pode ser que te dê uma ajuda): AutoCAD, CATIA V5, Cimatron, [estes 3 são os principais pagos] QCAD [2D opensource penso ser o mais equilibrado grátis].

Gráficos 3D: Blender, 3DS Max, Cinema 4D (penso que estes devem ser incluidos em categorias diferentes dos de CAD).

E espero ter ajudado um bocado, estes são os que conheço assim de cabeça.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora