• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Padrão da IEEE torna roaming Wi-Fi mais rápido

1 mensagem neste tópico

A IEEE concluiu o padrão 802.11r, que irá permitir aos dispositivos Wi-Fi circularem mais rapidamente entre pontos de acesso. O padrão irá, portanto, melhorar o desempenho de aplicações de rede como a VoIP sobre as empresariais. Originalmente, os padrões IEEE 802.11 estavam definidos para um único ponto de acesso. No entanto, nas empresas de hoje são necessários vários pontos de acesso. Os dispositivos podem circular entre os pontos de acesso, mas demoram cerca de 100 milissegundos a ligarem-se a um novo ponto, e mais alguns segundos a estabelecerem ligações autenticadas com o padrão 802.1x. O novo padrão conhecido por Fast Basic Service Set Transition, permite à rede estabelecer um estado seguro e com QoS para um dispositivo num novo ponto de acesso antes mesmo de ele migrar de um para o outro. A transição demora, por isso, menos de 50ms – o que corresponde ao padrão para roaming de voz.

Os trabalhos da IEEE em redor do padrão 802.11r já duravam há quatro anos. O conceito afirmou-se a partir de 2005, mas o padrão apenas foi formalmente aprovado e lançado neste Verão. Até aqui, os fabricantes de dispositivos tinham de recorrer a opções de segurança inferiores para VoIP Wi-Fi – como cifragem Wep, por exemplo – e colocar o tráfego de VoIP em VLAN separadas para proteger o resto da rede. Alternativamente, podia ser empregada tecnologia algo parecida com o actual padrão. Fabricantes como a Meru ou a Extricom, por seu lado, desenvolveram redes onde não é necessário roaming, uma vez que todos os pontos de acesso estão no mesmo canal.

O IEEE 082.11r pode agora eliminar alguns problemas em implementações de VoIP Wi-Fi empresariais, e deverá permitir que a certificação de VoIP progrida. A Wi-Fi Alliance lançou uma vertente de VoIP em Junho, intitulada Wi-FI Certified Voice-Personel, mas esta conheceu pouco sucesso. Por isso, espera-se que o grupo prepare uma versão de Voice-Enterprise já a contar com o novo padrão em 2009.

http://www.ieee.org/portal/site

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora