• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

.shadow

Desinstalar Vista / Instalar Ubuntu - Portatil Acer 5720

20 mensagens neste tópico

Boas caros utilizadores do PaP,

Eu adquiri recentemente um Portatil Acer ASPIRE 5720, com o windows Vista 32Bits instalado e queria mudar para Ubuntu (qualquer uma das versões, gostava tambem que me recomendassem a melhor).

O que eu gostava de saber era o seguinte, se é possivel instalar o Ubunto por cima do Vista (desinstalando este e ficando só com o ubuntu) e como eu faço isso.

Agradecia muito a ajuda.

Cumprimentos. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se tens experiência em linux, mas recomendava-te a instalares o Ubuntu mas mantendo a instalação do Windows. Para isso basta fazeres o download do Ubuntu, arrancares a partir do livecd, começas a instalação e lá redimensionares as partições.

Se quiseres só linux é o mesmo processo mas no processo de instalação escolhes a opção em que o Ubuntu configura o disco automaticamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fnds, sim tenho um conhecimento básico sobre o Ubuntu, ja trabalhei e instalei, mas por cima de XP. O meu professor de ARQC diz que não se deve instalar Ubuntu por cima de Vista, queria algumas dicas consideradas necessárias para a instalação do Ubuntu.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes perfeitamente instalar por cima do Vista é só meter o cd e instalar, mas se que compraste a licença do Vista provavelmente o melhor manter também o Vista numa partição mais pequena. Também para isso basta meter o CD reiniciar e seguir ler bem as opções. A versão do Ubuntu que te aconselho é a última estável ( a que te aparece em http://www.ubuntu.com/ ).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes perfeitamente instalar por cima do Vista é só meter o cd e instalar, mas se que compraste a licença do Vista provavelmente o melhor manter também o Vista numa partição mais pequena. Também para isso basta meter o CD reiniciar e seguir ler bem as opções. A versão do Ubuntu que te aconselho é a última estável ( a que te aparece em http://www.ubuntu.com/ ).

Vou fazer isso então, mas depois não há problemas com as Drives?! Isto é, vou poder ouvir música, navegar na internet, ver videos quando estiver no Ubuntu?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"mas depois não há problemas com as Drives?!"

Não.

"Isto é, vou poder ouvir música, navegar na internet, ver videos quando estiver no Ubuntu?"

Sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Optimo, então vou utilizar este mesmo tópico para me auxiliarem na instalação do Ubuntu, caso eu tenha algumas dúvidas.

Which release do you want?

Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition - Supported to 2011

Ubuntu 8.04 LTS Server Edition - Supported to 2013

What type of computer do you have?

Standard personal computer (x86 architecture, PentiumTM, CeleronTM, AthlonTM, SempronTM)

64bit AMD and Intel computers

Qual destes escolher?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz o download do ubuntu apartir do site e das especificações que o tirácio me indicou e queria saber com que programa é mais aconcelhado gravar a imagem? A imagem têm um tamanho de 698MB mas apenas tenho DVD's para gravar, é possivel? Que programa utilizo?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz o download do ubuntu apartir do site e das especificações que o tirácio me indicou e queria saber com que programa é mais aconcelhado gravar a imagem? A imagem têm um tamanho de 698MB mas apenas tenho DVD's para gravar, é possivel? Que programa utilizo?

Cumprimentos.

Creio que não tem problema de usares um DVD, apesar de não ter a certeza absoluta pois nunca experimentei.

Quanto ao programa, podes usar o image burn por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usei o Nero Express e não me deixou gravar com DVD, vou tentar com o image burn conde :P

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem o Duble Post, mas é urgente..

Consegui gravar em DVD, mas estou a ter problemas na instalação, há por ai algum tutorial que me ajude a instalar o ubuntu?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho o ubuntu a funcionar bem (até agora) no meu PC.

Muito obrigado a todos pela a ajuda.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aproveitando o tópico...

Tenho o Ubuntu e o Vista, mas o Vista não funciona ... gostaria de desinstalar o Vista e instalar o XP sem ter de remover o Ubuntu ou qualquer conteúdo dele. Sei instalar o XP, mas gostaria que me dissessem de quanto espaço precisa o XP e o Ubuntu, e se agora tirar espaço ao Ubuntu se perco alguma coisa (como aconteceu ao Vista...)!?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não era suposto ter havido qualquer problema com o Vista, eu próprio instalei o ubuntu sobre o vista à duas semanas e ficaram ambos a funcionar.

Podes aproveitar a partição do Vista para instalar o XP, desde que escolhas a correcta na instalação não deve haver problemas.

Mas também não devia ter havido problemas com o Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dará problema com o bootloader?

Na pior das hipóteses tens de instalar o GRUB manualmente. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se diminuir espaço á partição do ubuntu não haverá qualquer problema com perda de dados, ect.?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora