• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft combate cópias piratas com ecrã negro

17 mensagens neste tópico

A Microsoft resolveu adoptar novas tácticas para combater as cópias piratas do sistema operativo Windows. Uma das técnicas consiste num ecrã negro que aparece nos ecrãs dos utilizadores de hora a hora.

Microsoft implementa novas medidas para combater pirataria dos seus produtosAs novidades surgem na actualização do software Windows Genuine Advantage, através da qual a multinacional pretende evitar que os utilizadores recorram a cópias ilegais dos seus produtos.

Além do tal ecrã negro, que irá surgir de hora a hora nos PCs com Windows pirata, a actualização vai bombardear o utilizador com mensagens onde alerta para o facto de ter uma cópia ilegal do sistema operativo no computador.

Numa primeira fase a actualização apenas vai estar disponível na versão XP Pro do Windows, que é a mais pirateada do universo Windows.

O que é o WGA Notifications?

O Windows Genuine Advantage Notifications é um programa que ajuda a Microsoft a combater a pirataria de software e que o ajuda certificar-se de que a cópia do Microsoft Windows XP instalada no seu computador é genuína e está devidamente licenciada.

Ao confirmar que a sua cópia do Windows XP é genuína, pode tirar partido de todas as capacidades, suporte e melhoramentos contínuos — bem como da tranquilidade — que advêm da utilização do Windows genuíno. Se a sua cópia não é genuína, o WGA Notifications apresenta lembretes periódicos que o ajudam a agir adequadamente. Faz parte do compromisso da Microsoft combater a falsificação de software e ajudá-lo a evitar problemas antes que estes possam acontecer.

Por que razão utilizar o WGA Notifications?

A pirataria de software é um problema a nível mundial que afecta a Microsoft, consumidores, parceiros e toda a indústria. Ao contrário de uma cópia pirateada ou falsificada, uma cópia genuína do Windows XP é suportada pela Microsoft ou por um parceiro fidedigno e dispõe das funcionalidades e desempenho que espera. Uma pesquisa recente demonstra que comprar e utilizar software falsificado pode ser arriscado. Instalar o WGA Notifications mais recente pode ajudar a manter o seu sistema actualizado e alertá-lo para a presença de software falsificado.

Quais são as vantagens da utilização de software Windows genuíno?

As capacidades que espera

O sistema oferecerá as funcionalidades, opções e desempenho de que necessita para maximizar a produtividade e satisfação.

Confiança

O software é autêntico, devidamente licenciado e com suporte da Microsoft ou de um parceiro fidedigno.

O software genuíno ajuda a reduzir o risco de vírus, spyware e outro malware.

Melhoramentos contínuos

Terá acesso a actualizações, melhoramentos e inovações que o ajudam a fazer mais com o seu computador.

Qual é a importância?

Todos os anos, milhões de consumidores e pequenas empresas são prejudicados por software falsificado que adquiriram inadvertidamente e muitas empresas que vendem software legítimo têm dificuldades em competir contra os preços baixos e "demasiado baratos para serem verdade" oferecidos pelos falsificadores de software. No ano passado, a Microsoft trabalhou com forças de segurança para mover acções contra centenas de revendedores de falsificações. Contudo, muitos consumidores acabam por adquirir cópias falsificadas de software Microsoft e são inadvertidamente vítimas de um crime. Estes consumidores acreditam que adquiriram uma cópia devidamente licenciada — e, frequentemente, têm documentos para o comprovar — mas a sua cópia não está devidamente licenciada.

Para além disso, o software falsificado está a tornar-se cada vez mais num meio de distribuição de vírus e malware que pode atingir utilizadores desprevenidos, expondo-os ao roubo ou perda de dados pessoais ou empresariais.

Desde o início do WGA, quase 500 milhões de pessoas efectuaram o processo de validação e podem agora desfrutar da tranquilidade resultante da execução de software Windows genuíno.

Como funciona o WGA Notifications?

O Windows Genuine Advantage Notifications verifica automaticamente a validade da sua licença do Windows XP. É rápido, fácil e privado. Conforme descrito na nossa declaração de privacidade, a Microsoft não utiliza quaisquer informações recolhidas pelo WGA para o identificar ou contactar pessoalmente.

Se existir um problema com sua licença do Windows XP, ser-lhe-ão indicados passos simples para o resolver. A Microsoft pode ajudá-lo, oferecendo:

Uma descrição detalhada da causa do problema. Por exemplo, pode ter recebido acidentalmente uma chave de produto que foi dada como perdida ou roubada pelo proprietário original. Por vezes, durante uma reparação ou reinstalação, é utilizada uma chave de produto inválida se a chave de produto original for desconhecida.

Uma chave de substituição ou cópia de substituição do Windows. Se é vítima de falsificação de software, pode ser elegível para uma cópia de substituição gratuita.

Também aceder à informação online ou contactar a Microsoft para obter mais assistência.

Na maior parte dos casos, os sistemas passam imediatamente na validação e todo o processo demora apenas alguns minutos. No caso de uma falha na validação, o seu sistema relembra-o para efectuar mais acções, se necessário.

O que acontece quando instala o WGA Notifications?

1. Introdução

O WGA Notifications utiliza um assistente de instalação simples para que saiba o que está a acontecer em cada passo durante todo o processo. O primeiro ecrã do assistente apresenta uma introdução e explica os benefícios do Windows genuíno, bem como possíveis consequências da execução de uma cópia do Windows que não é genuína.

Se optar por não instalar o WGA Notifications, clique em Cancelar. Pode ser-lhe oferecida uma futura actualização, mas não existe qualquer penalização se recusar a instalação.

2. Informações de licenciamento

O segundo ecrã permite-lhe rever o contrato de licença e a política de privacidade. O contrato de licença explica na totalidade todos os termos e condições do WGA Notifications. A declaração de privacidade explica que informações são recolhidas, como são utilizadas e como a Microsoft protege a sua privacidade.

Quando estiver pronto para iniciar a instalação, clique em Concordo e depois clique em Seguinte. Se não pretende instalar, clique em Não concordo ou em Cancelar.

3. Instalação e validação efectuadas com sucesso

Irá receber imediatamente informações sobre o estado da validação. Não tem de reiniciar o seu sistema. Também será informado de que a validação pode ser necessária no futuro, uma vez que a Microsoft está a melhorar continuamente a tecnologia anti-pirataria e quer ajudar a garantir que recebe os últimos melhoramentos do WGA. A maioria das pessoas conclui o processo neste passo.

4. Não foi possível concluir a validação

Por vezes, a validação não pode ser concluída devido a um erro no sistema local ou na rede. Nesse caso, é apresentada a notificação acima mencionada.

Se está preparado, pode clicar para ver os passos de resolução de problemas. Caso contrário, pode ignorar a mensagem e responder posteriormente quando receber outro lembrete.

5. Falha na validação

Se o seu sistema falhar no processo de validação, verá uma mensagem informando que a cópia do Windows instalada no seu computador "não passou no processo de validação genuína" e que pode ser "vítima de falsificação."

Pode clicar na mensagem para saber mais (veja o nº 6) ou efectuar acções, incluindo as seguintes opções:

Verificar se é elegível para receber uma cópia de substituição do Windows gratuita (apenas para cópias falsificadas de alta qualidade).

Adquirir online uma chave de produto do Windows para resolver imediatamente o problema.

Optar por resolver outros problemas.

6. Explicação da falha de validação

Quando clica em Saber mais, será direccionado para uma página da Web personalizada com várias opções, incluindo:

Saber o que provocou a falha do sistema na validação.

Se necessário, adquirir online uma chave de produto do Windows genuíno.

Contactar a Microsoft para mais assistência.

Saber como ajudar a proteger-se contra os riscos da execução de uma cópia do Windows que não é genuína.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tenho esta cópia instalada há uns 2 anos. Não foram precisos cracks nem nada e até confirma como legítima no Windows Genuine. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece que a razão porque vai ser primeiro implementada no Windows XP é porque esta é a versão Windows mais pirateada, mas antes porque potencia a adopção do Windows Vista por parte daqueles que de repente vêem a sua versão pirata inoperacional.

Truques...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece que a razão porque vai ser primeiro implementada no Windows XP é porque esta é a versão Windows mais pirateada, mas antes porque potencia a adopção do Windows Vista por parte daqueles que de repente vêem a sua versão pirata inoperacional.

Truques...

Grande parte do "mercado" comercial da Microsoft é a pirataria e nunca lhes passaria pela cabeça acabar totalmente com ela. Só se vai dando uns encontrões...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas antes porque potencia a adopção do Windows Vista por parte daqueles que de repente vêem a sua versão pirata inoperacional.

potencia é a aquisição do vista pirata :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É indiferente. O meu ponto era exactamente que o grande problema da Microsoft não é a pirataria. Nem nunca foi. É isso sim o facto de o Vista ter sido um tremendo fracasso e precisarem que mais XP users façam o downgrade para Vista.

...

Por mim podem tirar o cavalinho da chuva. Não utilizo (nem nunca utilizarei o Vista). O meu único interesse nesse sistema operativo é garantir que software que eu desenvolva corre nele. Para isso não preciso de o ter instalado. Mais importante no entanto é que sei perfeitamente que a Microsoft extendeu o periodo de suporte ao XP para o fim de 2010 e que a Microsoft está a acelerar o passo no desenvolvimento do Windows 7 (porque é que acham?) e que portanto até lá terei uma noção muito exacta do que será o Windows 7.

Se for a mesma coisa que o Windows Vista, então a minha relação de 20 anos com a Microsoft acaba. Já uso Linux à muito tempo e este Natal estou a pensar... na realidade não devia estar a pensar. Estou mesmo a precisar comprar um Macintosh. Como cliente pagador à mais de 20 anos de software microsoft deixei isso mesmo bem claro nos seus usergroups. Já agora não fui o único. Nem mesmo foram poucos o que o fizeram. Se é este o caminho que a Microsoft vai tomar, então tenho mais que fazer. Hoje em dia só é obrigado a usar um sistema operativo para uso pessoal quem quer...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande vantagem que tinha o Longhorn (primeiro "protótipo" do Vista), IMO, era o novo sistema de ficheiros, que depois foi excluído... A ver se o Windows Se7en nos trás novidades...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho o XP professional e o vista home premium genuino no portatil, e sinceramente o vista não está grande coisa, e até me deu prejuizo, tive que comprar um router, pois o vista nao suportava modems adsl atraves da porta usb, realtivamente a pens e mp3, nunca tive problemas.

Relativamente a não ser possivel correr o DX10 no xp acho isso uma grande aldrabice, e não me venham com a historia de que qualquer tentativa de correr dx 10 no xp corre mal que isso não é veridico.

O xp passou por varios directXs e sempre deu, no caso do dx10, foi tudo para convencer as pessoas as ir para o Vista.

Eu cheguei a correr o Crysis com uns truques, que permitiam correr em modo DX10, eu tenho grafica dx10 mas claro esta nao tinha o dx10 instalado por software no pc pois estava no xp, e o dx 10 é exclusivo do vista. Então com aquele truque corri em modo dx10 no xp, todas as definiçoes em very high, e notava-se muito melhor qualidade de imagem relativamente sem o truque e em dx9 com as defs em high (so com o dx10 podiam estar em very high), ou seja mesmo sem o dx10 posso correr o crysis em dx10, é tudo uma aldrabice.

O que o vista tem de melhor é talvez as configurações de redes..digo eu.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande vantagem que tinha o Longhorn (primeiro "protótipo" do Vista), IMO, era o novo sistema de ficheiros, que depois foi excluído... A ver se o Windows Se7en nos trás novidades...

Precisamente, joão. Foi realmente uma pena que a Microsoft tenha abandonado muito do que realmente iria tornar o vista apelativo e ter feito basicamente uma nova versão do windows com mais cores e "mariquices" que ainda por cima obrigam uma grande parte dos utilizadores a comprarem máquinas novas ou fazer extensos upgrades.. Até o próprio Bill Gates demonstrou desagrado pelo Vista... procurarei o artigo se acharem necessário.

Vamos ver com o 7. Espero sinceramente que seja melhor. Tenho as minhas esperanças.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mar

.. versão do windows com mais cores e "mariquices" que ainda por cima obrigam uma grande parte dos utilizadores a comprarem máquinas novas ou fazer extensos upgrades..

Então tu defendes que no mundo dos computadores nunca devia ter sido preciso evoluir do Pentium 2? Ficavamos por ali, com os primeiros GUI's e nunca seria preciso comprar máquinas novas.. lol

Mas pronto isto já é uma discução tão batida que não vale a pena.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mar

Então tu defendes que no mundo dos computadores nunca devia ter sido preciso evoluir do Pentium 2? Ficavamos por ali, com os primeiros GUI's e nunca seria preciso comprar máquinas novas.. lol

Mas pronto isto já é uma discução tão batida que não vale a pena.

Ele não defende isso, ele diz que há um exagero nos requisitos mínimos para uma máquina correr este SO. Repara que o Mac OS X e os "Linuxes" + Compiz Fusion são visualmente apelativos e não necessitam de tantos recursos... uma coisa é fazermos evolução ao nosso hardware, outra é fazermos uma revolução, e é esta última que o novo SO da Microsoft exige. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O sistema operativo ajuda muito a que se evolua...e isso fará com que o Mundo dos computadores adquira um certo ritmo, tanto o SO como qualquer outro software....mas de resto o MX+ disse tudo.

...Um sistema operativo que só funciona como deve ser com 2GB e precisa de uma placa de dx9 etc. isso tambem é abusar...nem toda a gente está para comprar um PC novo a toda a hora, e ainda por cima, memso aqueles que queiram manter o antigo sistema operativo e pc...tem enormes dificuldades, pois a tal evolução é demasiado rapida.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

<offtopic>

Mar

Então tu defendes que no mundo dos computadores nunca devia ter sido preciso evoluir do Pentium 2? Ficavamos por ali, com os primeiros GUI's e nunca seria preciso comprar máquinas novas.. lol

Eu penso que software tem que se adaptar ao hardware e não o contrário.

</offtopic>

Como alguém já disse é + uma manobra da microsoft a obrigar as pessoas a mudar para vista, porque se fosse uma medida para combater a pirataria a sério era para implementar em todos os SO microsoft no activo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcto.

Evolução sim, mas justificada com reais benefícios.

É isso que distingue o sucesso de um novo sistema operativo. Coisa que como bem sabemos o Windows Vista não foi (bem sucedido). A própria Microsoft assume-o, o Bill Gates disse-o ainda antes do Windows Vista ter saído e os números revelam o pior índice de adopção de um sistema operativo Windows desde sempre.

Exigir do utilizador um esforço no upgrade à sua máquina apenas para poder utilizar um sistema operativo que fornece pouco mais do que eye-candy, cujas drivers teimam em não sair em condições, em que muito software não é compatível ou obriga a um esforço de compatibilidade não é evolução. É regressão. É um erro. E é um custo que embora possa parecer suportável para o utilizador comum, está longe de o ser para muitas empresas que não estão dispostas a fazer um upgrade a 50 computadores, ou passar o dia ao telefone com o apoio técnico da Microsoft porque de repente o seu software não funciona.

Há uma razão porque o Windows Vista não foi largamente adoptado e é genericamente criticado. Não foi decerto porque o Vista foi considerado uma evolução.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Combate cópias piratas com ecrã negro, e cópias legais com ecrã azul...

Ou seja, a Microsoft não quer que ninguém use o Windows, olha que bom. :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora