• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

freaklori

Qual a versao Gnu/Linux que Aconcelham para novos utilizadores em Linux??

53 mensagens neste tópico

Qual a versao Gnu/Linux que Aconcelham para novos utilizadores em Linux?? (Nao querendo dizer que a mais recomendada seja a mais user-friendly.. pelo contrario)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que queres, queres personalizar tudo ao máximo, queres ter o controlo sobre o que o é instalado no teu PC, queres configurar as coisas á tua maneira? Arch Linux.

Queres personalizar só os pacotes que queres instalar e queres uma solução que depois de instalada fique logo a bombar? Caixa Mágica.

Queres instalar e pronto, tudo feito? Caixa Mágica ou Ubuntu.

Isto é a minha opinião pessoal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fnds, ele disse NOVOS utilizadores, pelo que Arch está fora de questão.

Ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Novo utilizador em linux... mas o que mais me cativa é mesmo a console do linux, insatalaçoes e compilaçoes tudo atraves da console...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quase que não sei nada de linux e dei-me bem com o Arch, segui uns tutoriais e consegui por aquilo a dar na boa.

Aprendi mais com a instalação e utilização do Arch do que durante todo o tempo que usei Ubuntu/Caixa Mágica.

Eu recomendo de Arch para quem gosta de aventura (apesar de não ser grande aventura), e não se importa de passar um tempo a configurar o PC. Para uma pessoa que simplesmente quer um sistema tipo Windows (instala-se e pronto) o Ubuntu e o Caixa Mágica são melhores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Novo utilizador em linux... mas o que mais me cativa é mesmo a console do linux, insatalaçoes e compilaçoes tudo atraves da console...

Pronto pronto se tens tempo vai para LFS, Gentoo :P  Quase qualquer uma serve para o que queres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo menos avisa que ele pode demorar mais de uma hora a instalar o firefox em Gentoo loool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo menos avisa que ele pode demorar mais de uma hora a instalar o firefox em Gentoo loool

E uma noite a compilar o sistema todo. E para o LFS é pior no início (nas compilações é igual mas perde mais tempo a configurar).

Instala Debian :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente gostei bastante da forma de funcionar do Arch. Em particular, do facto de usar o rc.local em vez dos init.d mais comuns no Linux. É bastante simples, e dá um maior controlo ao utilizador sobre a distribuição.

No entanto, ao nível da gestão de pacotes, acho o Debian bastante melhor. Em primeiro devido à quantidade de software disponibilizado, e depois devido à existência das várias versões, com diferentes níveis de estabilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Loool la esta este porque debian para iniciante?

Um pro nao consegue tudo o que pretende do debian?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizer que Debian é bom para iniciantes não implica dizer que Debian não sirva para outro tipo de utilizador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas para iniciantes baseado no debian tem o ubuntu, kubuntu debian e um sistema mais complicado!

Agora a frase assim:

Para iniciante, Debian.

deduso, que se nao fosse iniciante debian ja nao era o melhor... o que nao e verdade alias em sistemas de producao acho debian exelente, infelizmente tb tenho de utilizar CentOs mas se pode-se so usava debian

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto, ao nível da gestão de pacotes, acho o Debian bastante melhor. Em primeiro devido à quantidade de software disponibilizado, e depois devido à existência das várias versões, com diferentes níveis de estabilidade.

Eu prefiro a maneira de funcionar do Arch, tens sempre as últimas versões dos programas. Além disso o gestor de pacotes (Pacman) é muito bom.

<rant> Em Debian tens várias versões, stable, testing e unstable. Isto leva a situações bastante engraçadas, como para instalar o Firefox 3 no stable, ou andas pelos repositórios de backports ou tens de fazer upgrade a metade da distribuição por causa do pacote do Gtk+. Além disso tem um release cycle estúpidamente lento, e aplicam patches a pacotes que muitas leva a problemas, como no caso do OpenSSL. Além disso Debian é compilado para i386, Arch é compilado para i686, logo supostamente está mais optimizado para procesadores modernos. Outra coisa são os lusers dos developers do Debian, parecem os discípulos do Stallman... não incluem pacotes na distribuição porque a licença não é completamente livre, whatever that means. Tipo o caso do Firefox, criaram uma nova versão só porque não podes usar o artwork livremente. Eu dispenso este tipo de parvoíces. Apenas um exemplo das flamewars que a malta do Debian cria por coisas insignificantes... </rant>

Nunca tive problemas de estabilidade com o Arch em mais de 2+ anos de uso. YMMV.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas para iniciantes baseado no debian tem o ubuntu, kubuntu debian e um sistema mais complicado!

Mas ele disse:

Qual a versao Gnu/Linux que Aconcelham para novos utilizadores em Linux?? (Nao querendo dizer que a mais recomendada seja a mais user-friendly.. pelo contrario)

Cumps

Viva,

Supõe-se que ele não quer algum que tenha um GUI para fazer tudo por ele, mas como já tinha dito acima para para isso qualquer uma serve. Já é uma questão de gosto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não assumas, podes enganar-te. :P Para um iniciante, que é o que ele é, entre Debian e Arch, Debian seria a minha escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro a maneira de funcionar do Arch, tens sempre as últimas versões dos programas. Além disso o gestor de pacotes (Pacman) é muito bom.

<rant> Em Debian tens várias versões, stable, testing e unstable. Isto leva a situações bastante engraçadas, como para instalar o Firefox 3 no stable, ou andas pelos repositórios de backports ou tens de fazer upgrade a metade da distribuição por causa do pacote do Gtk+. Além disso tem um release cycle estúpidamente lento, e aplicam patches a pacotes que muitas leva a problemas, como no caso do OpenSSL. Além disso Debian é compilado para i386, Arch é compilado para i686, logo supostamente está mais optimizado para procesadores modernos. Outra coisa são os lusers dos developers do Debian, parecem os discípulos do Stallman... não incluem pacotes na distribuição porque a licença não é completamente livre, whatever that means. Tipo o caso do Firefox, criaram uma nova versão só porque não podes usar o artwork livremente. Eu dispenso este tipo de parvoíces. Apenas um exemplo das flamewars que a malta do Debian cria por coisas insignificantes... </rant>

Nunca tive problemas de estabilidade com o Arch em mais de 2+ anos de uso. YMMV.

No Debian também nada te impede de usar a versão unstable. Acho que o Debian apenas te dá mais opções, e tu escolhes a que quiseres.

Em particular a que eu uso, não a tenho no Arch.

Tens os repositórios nonfree, onde tens o software com os problemas de licenças.

Mas há ainda a questão da quantidade de software disponível nos repositório, que me parece ser é muito superior no caso do Debian.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hahah esse "bug" esta de mais eu fartei-me de rir... mas como é dito deves apanhar mais desse tipo de "brincadeiras" mas em todas as distros, por isso nao facas isso uma atitude da comunidade debian!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
não incluem pacotes na distribuição porque a licença não é completamente livre, whatever that means.

Limitam-se a seguir http://www.debian.org/social_contract . Mas também tens a opção de usar os repositórios non-free, debian-multimédia, etc. Não te retiram liberdade nenhuma.

Tipo o caso do Firefox, criaram uma nova versão só porque não podes usar o artwork livremente. Eu dispenso este tipo de parvoíces. Apenas um exemplo das flamewars que a malta do Debian cria por coisas insignificantes... </rant>

Enfim eu não percebo porque criticas por coisas que nem te dás ao trabalho de ler. No caso caso do Firefox foi mais que dito que o problema era eles não puderem fazer alterações ao código sem uma suposta autorização da mozilla tendo de o distribuir tal como ele é (Firefox é uma marca e como tal a mozilla não o quer ver distribuido com alterações não "oficiais"). Como não queriam isso simplesmente mudaram-lhe o nome (são livres de fazer isso). Não vejo porquê que tu crias "flamewars" "por coisas insignificantes".

No caso do código se ele contém insultos fazem bem em removê-los até como diz alguém em resposta "I agree with Andreas Barth. This is bad style, and it even could result in a law suit brought upon the Debian project. So just replace the offending lines please." É uma coisa simples e que se foi classificado como critico foi porque quem reportou o caso assim o achou. Algo que tu aproveitas para classificar como "a malta do Debian" como se um pessoa reflectisse um todo heterogéneo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para iniciante Ubuntu,

para não iniciantes ou para servidore Debian claro!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda nao tive tempo para instalar Linux na minha maquina..

Tenho uma duvida, posso ter dois discos Um com Linux outro com Windows?

Incompatibilidade de sistema um com o outro? sim nao?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes, instalas o Windows numa partição/disco e o Linux noutra, depois usas um gestor de arranque tipo o GRUB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então fazes o mesmo que eu, instalas um bootloader por disco, e seleccionas qual queres através do Boot Menu da BIOS (e podes configurar um default logo na BIOS). A forma mais error-free que encontrei até hoje de o fazer foi desligar todos os discos excepto aquele em que quero instalar o bootloader e instalar o SO/bootloader :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora