• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Chip electrónico nas matrículas vai avançar

16 mensagens neste tópico

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou esta quinta-feira o diploma que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados, mas com uma ressalva relativa à reserva da privacidade dos condutores.

Numa mensagem disponibilizada no site da Presidência, o chefe de Estado refere que as dúvidas sobre a reserva de intimidade da vida privada dos cidadãos, que o novo mecanismo de identificação e detecção electrónica de veículos suscita, não foram dissipadas, aconselhando a que o Governo seja mais claro no decreto-lei que tornará o dispositivo electrónico obrigatório.

Recorde-se que esta medida governamental passou no Parlamento apenas com os votos do PS, com a oposição a levantar várias objecções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eles obrigam, nós pagamos... se fosse o estado a pagar já não era obrigatório...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o pior de tudo nem é o que se paga, mas a invasão da privacidade das pessoas que isso representa.

Sob a desculpa da segurança, vemos o estado continuamente a criar leis que nos restringem a liberdade.

Felizmente também raramente uso carro, mas continuo a achar que vamos num mau caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É ver o pessoal a passar a usar transportes públicos.

Ah, espera, também já há chip nos passes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É ver o pessoal a passar a usar transportes públicos.

Ah, espera, também já há chip nos passes...

Cá em Braga, se usares bilhetes pré-comprados, ninguém sabe quem é o portador do mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eles obrigam, nós pagamos... se fosse o estado a pagar já não era obrigatório...

Podia ser o estado a comprar, era uma questão de aumentar o IA ou algo assim para cobrir esse custo...

Tenho algumas dúvidas quanto ao seu uso, a comissão de protecção de dados é bom que desta vez seja útil, mas se é para saber se tem seguro e inspecção feita então é esbanjar dinheiro, isso não é nada que não se possa já saber, basta pedir a documentação como sempre se fez!...

Cheira-me que há uns interesses de umas empresas por de trás para vender esses chips e os respectivos sistemas de informação para suportar a informação e a comunicação!...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para isso construiam uma base de dados decente e agregavam á matricula do carro não estou a ver em que é que esse chip vai ajudar em alguma coisa :S

Como fazem aqui na Islândia, não se tem selos nos vidros, não tem chips nas matriculas, e a policia quando nos para a única coisa que pede é a carta de condução para confirmar a identidade, que mais de resto já vem com o historial do carro todo na mão e a única coisa que têm é um portatil no carro põem a matricula e pronto... O meu pais tenho de admitir que tem cada coisa mais estúpida :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o pior de tudo nem é o que se paga, mas a invasão da privacidade das pessoas que isso representa.

Não sei bem como será o sistema. Mas penso que não haverá nenhuma invasão de privacidade. O normal será ser atribuído um ID para cada chip, que do ponto de vista de uma pessoa normal esse ID não significa nada, só pegando nesse ID e usá-lo numa BD é que tens a informação toda. É como a Via Verde, o sistema é similar. Só pelo ID do chip da Via Verde não te serve de nada.

Para isso construiam uma base de dados decente e agregavam á matricula do carro não estou a ver em que é que esse chip vai ajudar em alguma coisa :S

Como fazem aqui na Islândia, não se tem selos nos vidros, não tem chips nas matriculas, e a policia quando nos para a única coisa que pede é a carta de condução para confirmar a identidade, que mais de resto já vem com o historial do carro todo na mão e a única coisa que têm é um portatil no carro põem a matricula e pronto... O meu pais tenho de admitir que tem cada coisa mais estúpida :S

Não é a mesma coisa. Aí precisas de policias e dos mesmos introduzir os dados (a matricula) no PC. Com o chip podes ter tudo automático, podes por perfeitamente uns mecos ao alto na estrada e apanhar os chips "ilegais" que estão a passar na estrada, por exemplo....
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sei porque mas continua-me a cheirar a palhacada! Pelo menos para o estado ter mais dinheiro em multas porque na situacao desse tal "meco" ok regista que o carro nao tem a inspecao feita a multa vai para casa passado 2 meses "como acontece presentemente com as de velocidade que ja demorei 4 meses para receber" entretanto a pessoa continou a andar 2 meses com o carro sem inspecao! lool acho completamente inutil....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei bem como será o sistema. Mas penso que não haverá nenhuma invasão de privacidade. O normal será ser atribuído um ID para cada chip, que do ponto de vista de uma pessoa normal esse ID não significa nada, só pegando nesse ID e usá-lo numa BD é que tens a informação toda. É como a Via Verde, o sistema é similar. Só pelo ID do chip da Via Verde não te serve de nada.

Escusado será dizer que já com a Via Verde sabem por onde andas. Só que a Via Verde está muito mais contida. Aqui, nada impede de controlarem "todas" as estradas do país.

Com as fugas de dados que há, a coisa ainda fica pior.

Vamos ver como as coisas vão ficar...

Relativamente à parte das vantagens da utilização do chip, há ainda o facto deste dever ser mais difícil de falsificar que uma matrícula.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agora uma questão:

o chip é para a matricula, correcto? então a matricula já trará o chip integrado ou será preso de algum modo à matricula?

se for integrado, temos de pagar o chip e matriculas novas, além de que teremos de ir pagar e buscar o chip, levar o chip à casa das matriculas para ser integrado na matricula e não temos garantias nenhumas que o tipo que monta o chip não faz uma cópia do mesmo...

se for preso à matricula, pode cair ou ser roubado facilmente...

qualquer das duas hipóteses é muito falível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se for integrado, temos de pagar o chip e matriculas novas, além de que teremos de ir pagar e buscar o chip, levar o chip à casa das matriculas para ser integrado na matricula e não temos garantias nenhumas que o tipo que monta o chip não faz uma cópia do mesmo...

Dependendo do chip, pode ser muito difícil (ou até impossível) de o copiares. Embora continue a ser possível roubá-lo, mas aí só tinhas que pedir outro, e alterar o teu registo da BD.

E penso que não há qualquer necessidade do chip ficar na matrícula... Penso que podia perfeitamente ficar noutro local de mais difícil acesso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, o chip da Via Verde é passivo, não permite saber por onde andas, apenas porque AEs andaste...

O chip provavelmente vai ficar no compartimento do motor, algures à frente perto da grelha, de forma a ser mais fácil a verificação de uma forma rápida e cómoda. Poderá também ficar na matricula, mas não me parece.

Acredito que a ligação à matricula será mais lógica do que física.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, o chip da Via Verde é passivo, não permite saber por onde andas, apenas porque AEs andaste...

Foi o que eu quis dizer com o "Só que a Via Verde está muito mais contida", que nesse caso apenas controlam um conjunto reduzido de vias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora