• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

andre_mz

[Dúvida] Como adicionar uma imagem.

7 mensagens neste tópico

Bem, acho que o título do tópico diz tudo. :biggrin:

Gostaria de saber como poderei adicionar uma imagem a partir do meu computador ...

Obrigado pela atenção. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adicionar uma imagem? podias ser mais especifico?

uma imagem para onde? em runtime em design time?

bom.. se o k keres e fazer load de uma imagem para um TImage, tens disponivel o metodo

image1.picture.loadfromfile("caminho do ficheiro");

para saberes onde ir buscar a imagem podes dar um caminho estatico ou entao utilizar um TOpenDailog desta forma

if OpenDialog.Execute then

Image.Picture.LoadFromFile(OpenDialog.FileName);

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa a pergunta idiota, e eu também não entendi muito bem o que disseste, só recentemente posso concentrar-me nisto, estou sempre muito ocupado mesmo, por isso percebo muito pouco, embora esteja registado cá há já algum tempito.

Bem, o que eu tinha em mente era o seguinte :

Por exemplo, numa aplicação, tinha vários botões, e em cada um dos botões, depois de carregado, apareceria uma mensagem diferente. Ao lado de cada botão apareceria uma imagem tipo "logo"^^ (isso só melhorava o aspecto gráfico do programa, era o que me interessava aprender^^), sinceramente não sei se seria em runtime ou designtime, mas obrigado pela resposta.

As respostas que me deste sobre o "image1.picture.loadfromfile("caminho do ficheiro");" e o "if OpenDialog.Execute then

Image.Picture.LoadFromFile(OpenDialog.FileName);" confesso que não entendi muito bem. :) (este último é o código que é para se escrever no Code Editor?) Desculpem a baralhada.

Agora, já me podem responder, depois da pergunta novamente formulada?

Obrigado mais uma vez pela atenção. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Não sei se percebi bem a pergunta, no entanto mando-te aqui um exemplo, vê se vai de encontro às tuas expectativas e responde às tuas dúvidas.

Cria uma nova aplicação e no form, põe

uma label ( com o name de mensagem )

dois BitBtn ( e associa na glyph de cada um deles um bitmap diferente e metes 1 na tag do 1º E 2 na tag do 2º)

duas TImage

No evento onclick do BitBtn1 associas o seguinte codigo ;

var
  tag_activo : integer ;
begin
  tag_activo:= (Sender as TBitBtn).Tag;
  if tag_activo = 1 then Image2.Picture := nil else Image1.Picture := nil ;
  // image(x).Picture.LoadFromFile(localização de um fichieiro de imagem);
  // ou
  (FindComponent('image'+inttostr((Sender as TBitBtn).Tag)) as TImage).Picture.Bitmap.Assign((sender as TBitBtn).Glyph);
  mensagem.Caption := 'carreguei no ' + (sender as TBitBtn).Caption ;
  showmessage( mensagem.Caption );
end;

Depois no evento onclick do bitbtn2 associas o evento anteriormente criado, que em principio será BitBtn1Click

Depois é só correr

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, eu sou muito novato, podes-me adicionar no messenger e explicares-me isso melhor? É que ainda não percebo muito bem algumas coisas que dizes, sry.

Se não te importares manda uma pm com o teu mail.

Obrigado pela atenção. =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora