• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Novos tipos de malware detectados a cada 4 segundos

1 mensagem neste tópico

O relatório de segurança semestral da Sophos informa que metade dos ataques perpetuados online foram concebidos para enganar os sistemas de segurança tradicionais, como o scan a caixas de correio electrónico.

De acordo com o mesmo documento, estima-se ainda que o número de páginas de Internet infectadas durante o primeiro semestre de 2008 seja três vezes superior ao detectado no mesmo período do ano passado. A empresa assegura que existem aproximadamente 11 milhões aplicações de malware e afirma que recebe aproximadamente 20 mil novos tipos deste tipo software por dia, o que supõe um novo programa malicioso a cada quatro segundos.

Segundo a Sophos, são encontradas páginas infectadas a cada cinco segundos. Destas, 90 por cento são páginas legítimas, pertencentes a grandes empresas, que propagam troianos e spyware.

Por outro lado, a empresa identificou que o site que mais malware aloja é o Blogger, um sistema de blogs pertencente à Google, que permite aos utilizadores a criação do seu próprio espaço e de forma gratuita. Este site agrega 2 por cento de todo o malware existente no ciberespaço a nível mundial, isto porque as páginas são aproveitadas para a colocação de links para sites perigosos, nomeadamente nas secções de comentários dos posts. Outros alvos de ataque são sites como o Facebook ou o LinkedIn.

O mesmo relatório indica também que as ameaças a sistemas Windows são as mais frequentes embora, "isso não signifique que o utilizadores de Mac e Linux devam estar tranquilos", frisa Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos.

Outra tendência a ganhar destaque é a propagação de spam através de telemóveis, algo que nos Estados Unidos já levou ao bloqueio de linhas telefónicas no mesmo país.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora