• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

Dúvida sobre urls

5 mensagens neste tópico

Boas

Nos últimos dias estive a seguir o site das olimpiadas internacionais de informática. O site teve vários problemas e teve muito tempo em baixo.

Uma coisa que não percebi é que por vezes não conseguia aceder ao site através de http://www.ioi2008.org  mas com http://ioi2008.org já dava. Alguma explicação para este facto?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu também estive a seguir, e também notei o facto de ele estar em baixo várias vezes, mas tentei sempre este http://ioi2008.org. Nunca usei o outro, porque demorava mais a escrever, mas mesmo assim houveram várias vezes em não consegui aceder. Não sei é o porquê de conseguíres aceder num, e no outro não.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O www é um subdomínio, e provavelmente esse subdomino está a "redireccionar" (não sei qual é o termo) para o site, enquanto que o root não.

Normalmete os servers já vêm configurardos para que o root e o www vão para o mesmo sitio, ou então quando se digita o root seja direccionado para o www, é o que faço, (é o caso do sapo).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isso podem ser sites completamente diferentes. Se bem que o dono do domínio ioi2008.org  tem controlo sobre esse domínio todo, incluindo subdominios.

Quando escreves um url, o teu browser pega no host (que é a parte do url entre o identificador de protocolo, http:// neste caso, e a path, que começa na primeira forward slash), e pergunta ao servidor de DNS a que ip corresponde esse domínio. Neste caso www.ioi2008.org, se o servidor de DNS não tiver esse domínio na sua cache, então procura por ioi2008.org e pergunta ou ao servidor DNS que partilhou essa informação consigo, ou a outro servidor, ou em último caso verifica se o ip para o qual ioi2008.org aponta tem algum serviço de DNS a correr. Se tiver, então pergunta-lhe qual é o IP correspondente a www.ioi2008.org.

Muitas vezes é o mesmo que o domínio sem o www e o mesmo onde o próprio serviço de DNS está a correr.

Tendo o ip, o teu browser então envia o pedido HTTP para o servidor das IOI, este responde com uma página, o teu browser pega na página e mostra-ta.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora