• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gonçalo_ssb

Ajuda a criar ficheiro de instalação

14 mensagens neste tópico

Olá a todos, estou a acabar um projecto académico feito em java swing e utilizei o netbeans 6.01 para o desenvolver. Gostaria de saber como se faz um ficheiro de instalção para que o cliente posso instalar o programa no seu computador? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem vários sistemas de instalação que podes usar, um exemplo pode ser o izpack, que é um sistema de instalação em Java e que permite detectar a existência da máquina virtual e indicar o site para instalar se a mesma não estiver instalada. Tem a vantagem de ser multiplataforma, o que com um installer podes instalar em qualquer sistema operativo.

Sem se Java, tens algumas ferramentas nativas, como o InnoSetup que é para windows. Existem muitos mais, mesmo para Java, o que mais gostei até agora foi o izpack, mas podes ver uma lista para escolheres um que se adapte melhor, aqui tens uma lista de sistemas de instalação para aplicações Java, http://java-source.net/open-source/installer-generators.

Se nenhum tiver o que precisas, podes sempre criar um especifico para a tua aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não pude deixar de rir ao ler a descrição nessa página, metade são meias verdades a outra metade são problemas dos programadores :thumbsup:

Mas não deixa de ser um solução com as suas vantagens, embora, pessoalmente, não veja nenhuma que não exista já noutras aplicações concorrentes, além de que as funcionalidades que poderiam ser interessantes ter, existem apenas para utilizadores que paguem a aplicação.

Já agora, porque é que esse foi escolhido em detrimento dos vários que te indiquei? Isto é, porque é que escolheste esse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao foi que ignorasse a tua resposta, mas porque encontrei algo de que precisava antes de ler a resposta ao meu tópico, contudo há que aceitar tambem as referencias dos outros e opiniaoes. Mas mais uma vez obrigado pelas indicações e não disse que nao utilizei as tuas referencias bem pelo contrario, apenas quis deixar mais uma opção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não queria dizer que tivesses ignorado a resposta, nada disso, estás no teu direito de o fazer e não me incomoda :thumbsup:, o que queria era mesmo saber que razões te levaram a escolher esse em especial, e não um dos muitos que existe por aí, não necessariamente dos que mencionei, até porque não devem estar metade dos sistemas de instalação que existem nessa lista :D

Queria conhecer as razões técnicas ou imposições que tenhas para ter escolhido esse sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Escolhi o sistema devido a ter o essencial para o que precisava, ou seja que me gerasse um ficheiro de instalação, de uma forma simples do programa em java que tinha feito. Como nao tive quaisquer problemas com a geração desse ficheiro de instalação considerei que fosse uma boa ferramenta. Plos vistos enganei me, mas nao deixou de me ser util para resolver o meu problema

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já usei o Izpack e gostei bastante na altura ainda não havia muito doc o que dificultou um pouco as coisas mas nada de mais, tem a grande vantagem de gerar instalers em Java logo multiplataforma e utiliza XML na configuração, o que também pode ser muito útil para fazer pequenas actualizações ao instaler sem ter de fazer tudo de novo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tópico já é antigo, mas, tenho 1 instalador já desenvolvido, mas como sabem não tem 1 pack em pt, alguém que me saiba dizer qual a melhor forma de incluir um ficheiro com a lingua em pt? cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho o InnoSetup, apenas para Windows, uso-o há já alguns anos e nunca me deixou ficar mal, bem antes pelo contrário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho o InnoSetup, apenas para Windows, uso-o há já alguns anos e nunca me deixou ficar mal, bem antes pelo contrário.

Mas aí perde um bocado aquilo que dá parte da piada ao java, a portabilidade, mas sim o Inno é bastante bom para Windows.

O izpack é um pouco mais difícil de trabalhar, mas depois de apanhar o jeito torna-se o melhor que pode haver!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando tenho de empacotar para outros sistemas, i.e. Linux, opto por um .rpm ou por um .tar.gz/.sh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Aproveito para tirar um duvida, eu precisava de um programa do género :smoke:, porque eu tenho uma aplicação que vai correr a partir do cd. Ou seja o utilizador insere o cd na drive e o programa arranca logo. A questão é se o utilizador não tem o java instalado. Eu queria um programa que arranca-se e se não detecta-se o java instalado automaticamente instala-se apartir de um instalador que se encontre no cd, e caso esteja instalado o java, inicie o meu programa.

Algum desses programas dá para fazer isto?

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O izpack detecta logo se o Java está instalado ou não na máquina

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora