• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

iamyou

IT security forum

48 mensagens neste tópico

com a permissão do staff decidi abrir este topico para divulgar um forum criado recentemente relacionado com segurança informática sem qualquer tipo de fins lucrativos, como todos sabem, ou muitos talvez não tenham conhecimento, existe actualmente apenas 1 forum português que discute segurança informática em particular, a ptsec já não se encontra online, fazendo portanto com que eu não tenha espaço para divulgação e discussão.

decidi então abrir uma thread aqui no p@p, este tópico tem como função receber

-feedbacks

-sugestões

-contribuições

-correcções

-updates

Phact.IN é agora o unico forum portugues que discute segurança de tecnologias de informação, e tenta oferecer/partilhar algum conhecimento relacionado com este tema em lingua portuguesa, algo praticamente inexistente cá em portugal.

por isso sintam-se livres para contribuir e não apenas criticar e "leechar".

dispenso posts a desejar boa sorte e variantes do genero sem nada util.

Cms com 2 artigos inseridos.

Forum com 10 utilizadores registados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O aspecto gráfico não é lá muito atrativo, se calhar o que pretendes é dar um aspecto "underground" se assim é está conseguido, mas precisa de um banner pelo menos a meu vêr.

E já agora podias ter o fórum aberto a todos não apenas a registados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O aspecto gráfico não é lá muito atrativo, se calhar o que pretendes é dar um aspecto "underground" se assim é está conseguido, mas precisa de um banner pelo menos a meu vêr.

não pretendo dar aspecto underground, apenas gosto do estilo de cores formado, em relação ao banner, o logotipo que está no cms e a modificação do mesmo foi desenvolvido por mim, apesar de não gostar a 100%  e achar que não tenho jeito para design, foi o que consegui produzir, fiz tambem um banner like userbar mas não gostei dele porque ficou desproporcional e desfocado.

se alguem tiver disponibilidade tá à vontade para produzir 1 banner =).

E já agora podias ter o fórum aberto a todos não apenas a registados.

o forum ja esteve aberto mas existiam muitas visitas e pouca participação, o que me levou a torna-lo visivel apenas com o registo feito, o mesmo pode ser efectuado aqui http://www.phact.in/forum/register.php , e mesmo assim se te registares vais ver que só existe participação de praticamente 2 utilizadores, o resto simplesmente "leecha".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, já me registei e fui dar uma olhadela e tem de facto ainda pouco conteudo, o que é normal estando a iniciar, mas o aspecto não cativa o utilizador "comum" a efectuar o registo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sim, já me registei e fui dar uma olhadela e tem de facto ainda pouco conteudo, o que é normal estando a iniciar, mas o aspecto não cativa o utilizador "comum" a efectuar o registo.

true. em relação ao aspecto gráfico talvez não cative muito, mas eu dou +valor a outros factores, por as coisas neste termo seria fazer um pouco design vs usabilidade/funcionalidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tambem gosto do aspecto grafico, e  o software que escolheste para o fórum é o meu preferido.

Mas não estou a perceber, algures dizia que era uma comunidade de hacktivismo, se assim for até sou gajo para me registar, mas acabei agora de visitar o fórum e diz lá pt.chene.comunity. 'Cenas' e afins não são para mim ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas não estou a perceber, algures dizia que era uma comunidade de hacktivismo, se assim for até sou gajo para me registar, mas acabei agora de visitar o fórum e diz lá pt.chene.comunity. 'Cenas' e afins não são para mim

;)) ninguem te obriga a fazer o registo, la está pt.scene.community e não pt.chene.comunity como referiste no teu post devido ao facto de sermos uma comunidade associada a um movimento http://en.wikipedia.org/wiki/The_Scene , como já foi dito aquele forum não tem fins lucrativos, valorizamos sim o conhecimento e tentamos transmitir algum para o outside, a tal "cena" que não é para ti é apenas um conjunto de pessoas com gostos em comuns no que diz respeito à informática, se não é para ti quem é que quer saber? o que escreveste foi apenas uma opinião sem qualquer explicação racional, se te explicasses melhor seria agradavel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não era preciso responderes assim. De facto não percebeste o que eu quis dizer, vou explicar melhor.

Em primeito lugar, 'Chene', foi obviamente um typo, eu queria escrever 'scene', que de resto é o que lá está escrito no vosso forum.

Vamos então clarificar as coisas: 'The scene', em portugues 'a cena' não tem nada a ver com hacktivismo. Na verdade 'a cena' (the scene se preferires) é precisamente o que o hacktivismo não é.

'A cena' não é um movimento, o hacktivismo é. A cena é só uma forma de alguns autodenominados hackers (na esmagadora maioria dos caso são script kiddies) se mostrarem e se gabarem de ter feito deface de sites ou roubado passwords.

O hacktivismo por outro lado, é um movimento. Tem uma filosofia bem e objectivos que não têm nada a ver com 'a cena'.

http://en.wikipedia.org/wiki/Hacktivism

se não é para ti quem é que quer saber?

Tu. Tu é que pediste feedback, eu acabei de dizer-te porque é que não me registei. E posteriormente respondeste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não era preciso responderes assim.

assim como? não vejo qualquer malicia ou anormalidade nas minhas palavras.. respondi normalmente pf..

Vamos então clarificar as coisas: 'The scene', em portugues 'a cena' não tem nada a ver com hacktivismo. Na verdade 'a cena' (the scene se preferires) é precisamente o que o hacktivismo não é.

'A cena' não é um movimento, o hacktivismo é.

alguns reparos, eu quando criei o nome PHACT, foi apenas a simples junção de portuguese+hacktivism ,que abreviado fica PHACT, que por coincidencia, um amigo disse-me que as siglas eram usadas como

PHACT Phreakers / Hackers / Anarchists / Cyberpunks / Technologists

apesar de o nosso "movimento" não englobar todas essas facetas ai referidas e não nos denominarmos de hackers nem consideramos pertencer a nenhum desses movimentos e ideologias em concreto, temos alguma relação com eles. talvez o termo adequado fosse pesquisadores autodidactas individuais, não sei, nunca quis avaliar nem atribuir facetas.

em relação à tal "cena", esta ta intimamente ligada a movimentos, sejam eles quais forem, se por exemplo fores apologista do movimento GNU/Linux a tua cena vai ser o open source, usamos a palavra "scene" pq nos identificamos com caracteristicas particulares do movimento hacktivismo.

A cena é só uma forma de alguns autodenominados hackers (na esmagadora maioria dos caso são script kiddies) se mostrarem e se gabarem de ter feito deface de sites ou roubado passwords.

não temos qualquer relação com essa tua opinião, em todo o caso podes frequentar o forum pa constatar eventuais duvidas.

Tu é que pediste feedback, eu acabei de dizer-te porque é que não me registei. E posteriormente respondeste.

atenção, lê o tipo de feedback que eu pedi

por isso sintam-se livres para contribuir e não apenas criticar e "leechar".

dispenso posts a desejar boa sorte e variantes do genero sem nada util.

desde que foi iniciada a phact, obtive 0 contribuições.

como já disse e para não me voltar a repetir, sintam-se livres para participar, talvez as coisas fossem diferentes, e ouvessem mudanças, não só em releases, mas tambem em termos de conhecimento, esse sim, valorizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
(...)este tópico tem como função receber
-feedbacks

-sugestões

-contribuições

-correcções

-updates

- Como utilizador passei pelo forum e não despertou interesse em registar. Não havia nada que chama-se a atenção.

- Sugeria que não fosse obrigtório o registo, eu pessoalmente como utilizador não me dei ao trabalho de registar para ver os conteúdos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Sugeria que não fosse obrigtório o registo, eu pessoalmente como utilizador não me dei ao trabalho de registar para ver os conteúdos.

Concordo.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, foi então uma questão de alguma imprecisão no vocabulário usado.

apesar de o nosso "movimento" não englobar todas essas facetas ai referidas e não nos denominarmos de hackers nem consideramos pertencer a nenhum desses movimentos e ideologias em concreto, temos alguma relação com eles. talvez o termo adequado fosse pesquisadores autodidactas individuais, não sei, nunca quis avaliar nem atribuir facetas.

Pois tudo bem, sinceramente não tenho nada contra nem sou muito apologista de arranjar nome para tudo de forma extremamente rigorosa.  Até me parece boa onda para dizer a verdade. Mas para todos os efeitos o site diz "portuguese hacktivism" no título.

E no subtítulo do fórum diz pt.scene.community.

Em relação ao hacktivismo não tenho nada contra, agora 'pt.scene.community' aconselho vivamente a que seja substituido por outra coisa. Esse subtitulo vai atrair uma carrada de script kiddies e deixar os verdadeiros hackers com um pé atrás. Só a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga

agora 'pt.scene.community' aconselho vivamente a que seja substituido por outra coisa

subtitulo modificado.

mpeixoto

O que se passou?

eu não sou a pessoa indicada para te responder a essa questão, o objectivo desta thread é apenas discutir questões relacionadas com o phact.in

d_pintassilgo

- Como utilizador passei pelo forum e não despertou interesse em registar. Não havia nada que chama-se a atenção.

o forum, ja esteve com acesso publico, sem ser necessario efectuar o registo mas constatei que os topicos eram visualizados, e não era feita qualquer tipo de contribuição, nem eram dados feedbacks uteis. se assim é, vou facilitar a vida a leechers porque razão? se tas a par de muito que se tem passado, muito boa gente cá em pt trabalha em ramos da industria de segurança informática, e essas mesmas pessoas não olham a meios para atingir fims, isto é, se a finalidade for monetaria essas pessoas vão recorrer a todo o tipo de meios, sejam eles éticos ou não para aquirirem + bem monetarios. não te esqueças que para muitos a segurança informática é um negócio. lê as regras , que apesar de não estarem muito bem definidas talvez te possam esclarecer melhor a maneira como o forum funciona.

fnds

Concordo.

no comments, concordar é facil, e com 1 palavra acredita que vais ser muito util.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas constatei que os topicos eram visualizados, e não era feita qualquer tipo de contribuição, nem eram dados feedbacks uteis.

Posso-te garantir que não é a obrigar as pessoas a registar-se que vais mudar isso.

se assim é, vou facilitar a vida a leechers porque razão? se tas a par de muito que se tem passado, muito boa gente cá em pt trabalha em ramos da industria de segurança informática, e essas mesmas pessoas não olham a meios para atingir fims, isto é, se a finalidade for monetaria essas pessoas vão recorrer a todo o tipo de meios, sejam eles éticos ou não para aquirirem + bem monetarios. não te esqueças que para muitos a segurança informática é um negócio

Se há realmente pessoas com interesses, registam-se. Não é por não disponibilizar o forum a guest's que eles lá deixam de ir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Posso-te garantir que não é a obrigar as pessoas a registar-se que vais mudar isso.

eu sei, eu não quero obrigar ninguem a fazer o registo, mas porque razão hei de facilitar a vida a quem quer obter conteudo sem partilhar nenhum? a meu ver deve existir sempre partilha mutua e discussão dos temas em questão deve ser feita entre varias pessoas.

Se há realmente pessoas com interesses, registam-se. Não é por não disponibilizar o forum a guest's que eles lá deixam de ir.

sim, lá está, se alguem tem interesse particular por segurança informática em principio vai-se registar e participar, mas claro que tambem existem aqueles que se registam e não participam.. em todo o caso como ja disse não vou obrigar nem aliciar ninguem a participar no forum, quem se sentir disposto a participar e discutir tem essa possibilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

foi elaborada uma reportagem pela sic/expresso sobre alguns hackers portugueses, ao contrário de pseudo-hackers, hackers fantasma e supostos hackers que falam sobre eles mesmos na 3 pessoa para se vangloriarem de actos que acham merecedores de tal valorização, aqui podem encontrar um exemplo de pessoas bem sucedidas na sua carrreira, decidi incluir a noticia http://www.phact.in/news_J%E1+fui+pirata+(Reportagem+sic-expresso).html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

n tinha reparado =|

contudo ja li o outro tópico e vi imensas criticas..

a ideia era apenas actualizar esta thread em relação ao pouco que se faz em portugal relativamente a hacking/segurança informática, não queria generalizar, opinar, nem sequer fazer criticas, o facto é que as pessoas ai referidas são bem sucedidas na area que escolheram.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

adicionado "About US"

Phact.in pretende divulgar informação e conhecimento relacionada com segurança informática em portugal, a nossa ambição é ter alguma originalidade e transmitir conhecimento da forma mais simples possivel para sermos perceptiveis inclusive para o utilizador comum.

Segurança em redes informáticas, auditoria a aplicações web, navegação segura é algo que nos pode definir de um modo generico, defendemos a igualdade, ajuda e partilha mutua.

devido ao facto das TI serem algo em constante evolução não conseguimos acompanhar todas as actualizações, mas temos vindo a tentar de forma genuina..

O contacto connosco pode ser estabelecido atraves de Jabber

adicionado Psi+GnuPG+GPGshell, este artigo explica como efectuar o registo de uma conta jabber e dá uma explicação minima do funcionamento das tecnologias jabber, o objectivo é apenas dar uma introdução básica ao utilizador comum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ridelight,

mas precisa de um banner pelo menos a meu vêr.

produzido banner/userbar.

em relação ao Forum, encontra-se inactivo devido à inactividade e a falta de participação/iniciativa por parte de utilizadores registados, este foi o principal factor que fez com que o forum fosse encerrado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desenvolvida nova userbar

2ahsmck.jpg

alguem tem alguma sugestão sobre o que devera ser feito com esta comunidade?

esta actualmente offline devido às razões mencionadas no post anterior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Faz já 3 dias que tento entrar para ver o que lá se encontra e o site está em baixo.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apocsantos, o website está temporariamente offline, é complicado manter um forum de segurança portuguesa, se por um lado vai atrair os "script-kiddies" os intitulados "hackers" já com alguma experiência não participam.

decidi criar um canal de conferência jabber onde diversos membros podem discutir, o endereço JID é

phact.in@conference.thesecure.biz para se connectarem basta usarem um dos clientes disponiveis aqui http://xmpp.org/xmpp-software/clients/ .

outra e qualquer outra sugestão é bem vinda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora